Clima adverso e alta dos custos de produção diminuíram a pressão de baixa no mercado do leite

Publicado em 04/11/2015 17:02

O preço ao produtor caiu 0,65% no pagamento de outubro, referente à produção de setembro. A queda no período foi menos acentuada que a prevista.

Considerando a média nacional, o produtor recebeu R$0,963 por litro. Em valores nominais, a queda é de 2,3% este ano, em relação a igual período de 2014.

Figura 1.

Preço do leite ao produtor (média nacional ponderada) - em R$/litro, valores nominais.

Gráfico 

Fonte: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br

A produção caiu nas principais bacias leiteiras da região Sul. Os problemas climáticos, em decorrência do excesso de chuvas, prejudicaram a produção e o transporte na região.

Na região Sudeste, a falta de chuvas em algumas regiões e o aumento dos custos de produção também prejudicaram a produção de leite, que cresceu menos que o esperado para esta época.

Segundo o Índice Scot Consultoria para a Captação de Leite, em setembro, a produção, considerando a média nacional, caiu 0,03% frente a agosto.

Para o pagamento de novembro (produção de outubro), 45% dos laticínios pesquisados acreditam em queda de preços, 42% em manutenção e os 13% restantes em aumento.

Para o pagamento de dezembro (produção de novembro) a pressão de baixa ganha força no Brasil Central e região Sudeste. Choveu no final de outubro e a expectativa é de chuvas mais regulares a partir de novembro, o que deve melhorar a qualidade e disponibilidade de capim.

Para o pagamento de dezembro (produção de novembro) a pressão de baixa ganha força no Brasil Central e região Sudeste.

Para ver o relatório na íntegra, clique aqui

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Rafael Ribeiro
Fonte:
Scot Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário