Alta no preço do leite e mercado firmando

Publicado em 29/01/2016 15:23

O preço do leite pago ao produtor teve alta de 0,7% no pagamento de janeiro de 2016, referente ao leite entregue em dezembro do ano passado.

Foi a segunda alta consecutiva. O mercado firmou, com a produção mais ajustada nos últimos meses e aumento dos custos de produção.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, o produtor recebeu, em média, R$0,966 por litro, considerando a média nacional.

Os aumentos da produção foram menores na safra atual.

Segundo o Índice Scot Consultoria para a Captação de Leite, em dezembro de 2015, a produção, considerando a média nacional, aumentou 1,5% na comparação com o mês anterior.

Para uma comparação, em dezembro de 2014, o aumento mensal foi de 2,6% na produção.

Para janeiro de 2016, o aumento previsto é de 0,8% na captação (dados parciais), em relação a dezembro do ano passado.

Com as quedas nos preços do leite ao produtor e forte aumento dos custos de produção, a margem para o produtor estreitou, diminuindo os investimentos e gastos na atividade.

Para o pagamento de fevereiro de 2016 (produção de janeiro/16), 43% dos laticínios pesquisados acreditam em alta dos preços ao produtor, 42% falam em manutenção e os 15% restante estimam queda para o produtor.

A expectativa é de mercado firme nos próximos meses. Os aumentos nos preços do leite devem ser mais fortes daqui para frente.

A captação menor, com a curva de produção recuando nas principais regiões produtoras colabora com este cenário.

No mercado spot, ou seja, o leite comercializado entre os laticínios, os preços subiram na primeira e na segunda quinzena de janeiro de 2016, depois da estabilidade no final de 2015, o que corrobora com o cenário de oferta e demanda mais ajustadas no mercado interno. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Scot Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário