Retomada lenta da produção no Sul do país colabora com alta do preço do leite ao produtor

Publicado em 06/06/2017 09:49

O preço do leite ao produtor subiu pelo quarto mês consecutivo. No pagamento de maio (referente a produção de abril) houve alta de 1,8%, em relação a abril deste ano.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, a média dos dezoito estados pesquisados ficou em R$1,175 por litro, sem o frete.

A alta acumulada desde o começo do ano é de 6,6%, frente a um reajuste de 9,8% no mesmo período de 2016. Além da oferta de leite (matéria-prima) melhor este ano, em função do clima e da queda nos custos de produção, a demanda fraca tem limitado as altas para o produtor nesta entressafra.

Em valores nominais, em maio a diferença foi de 10,8% a mais este ano, frente a igual período de 2016 (figura 1).

Preço do leite ao produtor (média nacional ponderada) - em R$/litro, valores nominais

Preço do leite ao produtor - Junho/17

                                                                          Fonte: Scot Consultoria

A produção em queda na região Sudeste e no Brasil Central tem dado sustentação aos preços do leite para o produtor.Outro ponto de sustentação é a retomada mais lenta da produção no Sul do país, devido ao excesso de chuvas e prejuízos ao estabelecimento das pastagens de inverno.

Segundo o Índice Scot Consultoria para a captação de leite, em abril/17, a captação de leite (média nacional) caiu 1,1% em relação a março deste ano.

Os dados parciais de maio/17 apontam para recuo de 0,3% na captação no país, na comparação mensal. Neste caso, a queda menor é influência pela produção aumentando na região Sul.

Para o pagamento a ser realizado em meados de junho (produção de maio), 20% dos laticínios pesquisados acreditam em alta de preço ao produtor, 63% falam em manutenção e os 17% restantes acreditam em queda nos preços do leite.

Os laticínios que falam em queda estão localizados no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Quarto mês consecutivo de queda no custo de produção da atividade leiteira

Os custos de produção da pecuária leiteira caíram pelo quarto mês consecutivo.

Segundo o Índice Scot Consultoria, em maio, o recuo foi de 2,4% em relação a abril deste ano. Desde fevereiro último, os custos da atividade caíram 7,5%.

As quedas nas cotações dos alimentos concentrados energéticos, com destaque para o milho e a polpa cítrica, visto o aumento na disponibilidade destes produtos, além de alguns concentrados proteicos e dos suplementos minerais, possibilitaram a redução do custo.

Na comparação com maio do ano passado, os custos de produção da atividade caíram 8,6%. 

A queda nos custos de produção somada as altas no preço do leite ao produtor melhoraram a margem da atividade nos últimos meses.

Os custos de produção da pecuária leiteira caíram pelo quarto mês consecutivo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Scot Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário