Contra o Funrural: Mobilização dos produtores em Brasília já emplaca audiência pública, por Valdir Fries

Publicado em 10/04/2017 11:11
Valdir Edemar Fries é produtor rural em Itambé/PR.

A HORA É AGORA.

A MOBILIZAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS CONTRA A COBRANÇA DO FUNRURAL TOMA FORMA, E VEM DEFININDO AS AÇÕES EM BUSCA DE UMA SOLUÇÃO POLITICA, ECONÔMICA E JURÍDICA.

Após o transtornado resultado de 6×5 do STF que decidiu pela constitucionalidade da cobrança do Funrural, ainda no dia 31 de março, produtores rurais começaram a se articular,  e já em seguida, definiram data para a MANIFESTAÇÃO EM BRASÍLIA NO DIA PRIMEIRO DE MAIO, com agenda lotada para o decorrer de toda primeira semana do mês de maio, e se necessário for por la permanecer até uma decisão.

Desde então, e para tanto, produtores rurais se estruturam em suas bases, através de seus sindicatos, suas federações, cooperativas e associações afins…E ao que podemos observar as bases estão mesmo com as mangas regaçadas, debatendo em grupos da rede social e definindo as ações que serão pautadas no decorrer da mobilização.

Não iremos à Brasília para bater panela. Estamos indo à Brasilia para buscarmos solução técnica, econômica e jurídica, com ações voltadas junto ao Supremo Tribunal Federal e, principalmente, ações políticas constitucionais junto ao Congresso Nacional.


O setor produtivo da agropecuária Brasileira NÃO é mais aquela economia de caderneta e simples anotação de sua movimentação financeira anotada em bilhetinhos, como alegou o Advogado Geral da União em suas JUSTIFICATIVAS na defesa do RE 718874. Justificativas falsas, utilizadas pelo governo junto ao Supremo Tribunal Federal, quando usa de um argumento dizendo que o produtor rural não tem controle de suas contas, dando a entender no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL que a melhor forma de cálculo é através do valor bruto da comercialização, para se garantir a tributação do FUNRURAL, e pior que isso ainda vimos a CNA manifestar nota oficial no mesmo sentido.

É ao contrário,  Ministros do STF! Hoje, o setor produtivo empregador rural, conta com todo processo contábil de custos e receitas, todo produtor rural tem seu CADPRO, emite sua nota fiscal da produção, toda comercialização tem seu faturamento em nota - a qual é rastreada pelas Coordenadorias da Receita de cada Secretaria Estadual da Fazenda em todas Unidades da Federação. 

Artigo Valdir Fries - Funrural

Todo produtor, empregador rural tem sua declaração de Imposto de Renda, e, se o Advogado da União não sabe disso, acredito que devemos lembrar ao Governo das suas irônicas alegações, sabendo que ao menos a Receita Federal tem o controle, e podemos provar isso junto ao STF.

Todo empregador rural tem seus empregados devidamente registrados, e por obrigação recolhe todos os tributos sobre a folha de pagamento, o que torna a contribuição do Funrural uma bitributação, dando pela inconstitucionalidade, conforme o STF já havia votado em ações que tratam da mesma matéria.

Por este e outros motivos, NÃO podemos aceitar uma decisão política econômica do STF, também NÃO podemos aceitar que nos seja atribuída a obrigatoriedade de um tributo que certamente vai inviabilizar a capacidade de investimento do setor produtivo.

NÃO podemos aceitar pagar por o que não devemos. Se não pagamos, não pagamos diante da decisão pela inconstitucionalidade dado o placar de ONZE VOTOS A ZERO confirmados em plenário pelos Ministros do próprio STF, com argumentos, justificativas e todas as fundamentações.

A MOBILIZAÇÃO TOMOU CONTA DO PAÍS… E certamente estaremos lá em  BRASÍLIA já no dia primeiro de maio.

Sabemos que os produtores rurais brasileiros precisam de um FÓRUM PERMANENTE para debater seus interesses como defendem certas instituições e associações de produtores rurais, e eu particularmente concordo com isto. Precisamos sim de discussões e reivindicações permanentes para tratar de todas as questões que geram tanta insegurança jurídica, econômica, ambiental e trabalhista. São inúmeras as questões que estão travando o desenvolvimento do AGRONEGÓCIO BRASILEIRO, motivo pelo qual não devemos parar de debater as questões para buscarmos soluções ao longo dos próximos tempos.

Porém, diante dos FATOS, precisamos de AÇÕES EMERGENTES, e para tratar destes fatos emergentes, as bases dos produtores rurais vem se organizando com apoio de centenas de Sindicatos Rurais de todo o País, com o apoio de Federações Estaduais como a FAEG de Goiás, que abraçou a causa e está liderando uma posição firme em relação às AÇÕES que estão sendo pautadas para a primeira semana de maio. E nesta linha, seguem as federações de outros Estados como a FARSUL, do Rio Grande do Sul, e a FAMATO, do Mato Grosso, que junto com os seus sindicatos devem estar definindo ações e estratégias para estarmos em Brasília.

A MOBILIZAÇÃO CRESCE EM TAMANHO E EM ORGANIZAÇÃO, e neste sentido a mídia tem nos ajudado muito, colocando diariamente o debate em relação a decisão do STF. Desta forma, os produtores rurais estão tomando conhecimento da complexidade e do quanto irá comprometer os seus negócios se não mudarmos a decisão do STF, e ou as leis que regulamentam a cobrança do FUNRURAL.

Não vamos a BRASÍLIA PARA BATER PANELA, vamos para debater e cobrar solução, e para tanto, buscamos mecanismos CONSTITUCIONAIS para validar nossas reivindicações.

Neste sentido, buscamos através de Deputados Federais que representam e defendem o setor produtivo, para os mesmos apresentem EQUERIMENTO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS junto à COMISSÃO DE AGRICULTURA da Câmara Federal dos Deputados.

Diante da emergência dos fatos, em primeiro buscamos o apoio político, para que possamos viabilizar a realização de AUDIÊNCIAS PÚBLICAS.

Desta forma, dois requerimentos de audiência pública foram protocolados na COMISSÃO DE AGRICULTURA, um requerimento do deputado federal Luis Carlos Heinze autor do requerimento 350/2011, e outro, do deputado federal Gerônimo George autor do requerimento 351/2011.

Tão logo protocolado, o Presidente da Comissão de Agricultura, SERGIO SOUZA, pautou a votação dos requerimentos e, com o apoio da FRENTE PARLAMENTAR DA AGRICULTURA, ambos os requerimentos foram aprovados de forma unânime por todos os Deputados Federais integrantes da Comissão de Agricultura da Câmara Federal dos Deputados.

Aprovadas as Audiências Públicas na Câmara Federal, os próprios Deputados Federais e produtores rurais direcionaram o trabalho junto ao Senado Federal, para que também os Senadores aprovem na Comissão de Agricultura a realização de AUDIÊNCIA PÚBLICA do Senado Federal com os mesmos fins. Para tanto, Senadores que integram a Comissão de Agricultura do Senado Federal devem protocolar e aprovar requerimento nos próximos dias, para que possamos, de forma constitucional, produtores rurais, Câmara e Senado Federal realizar em conjunto uma grande Audiência Pública. Para que tenhamos resultado positivo em benefício do setor produtivo, todos produtores rurais devem tomar sua decisão e, de uma forma ou de outra, poder estar em Brasília, com o apoio de nossos Sindicatos, das Federações, Cooperativas, Instituições e Associações afins.

A iniciativa da realização de Audiências Públicas foi tomada por ser o meio LEGAL, amparado pela constituição, para que possamos apresentar, debater e registrar a questão da COBRANÇA DO FUNRURAL. Este é o fato que nos leva a Brasília, esta é a AÇÃO EMERGENCIAL que programamos nas bases, e juntos, devemos participar para impor no Congresso Nacional todas nossas reivindicações.

A mobilização dos produtores rurais, já tem data, já tem audiência marcada, e uma agenda de reivindicações que está sendo construída de forma organizada, para realizarmos uma manifestação ordeira, buscando os melhores dos resultados para o setor produtivo do AGRONEGÓCIO BRASILEIRO.

VAMOS CONTINUAR NOS ORGANIZANDO, cobrando dos que ainda não se manifestaram…VAMOS BUSCAR NOSSOS SINDICATOS, FEDERAÇÕES, COOPERATIVAS, INSTITUIÇÕES E ASSOCIAÇÕES PARA ESTARMOS JUNTOS POR UMA SÓ CAUSA – FIM DA COBRANÇA DO FUNRURAL.

A HORA É AGORA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valdir Edemar Fries

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • roberto andrea maffessoni Cascavel - PR

    Parabéns pela mobilização de nossos companheiros agropecuaristas do Brasil... sim, vamos à luta pelo que é de direito, não queremos nada que não seja o justo, não podemos pagar pelo erro de ministros e governos perdulários, gastadores, corruptos e incompetentes... sim, vamos à luta, nós somos 30% do PIB BRASIL, nós PODEMOS...

    0
    • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

      Enquanto os produtores rurais primários estiverem sozinhos não acredito que tenham FORÇA suficiente em Brasilia. Creio que é necessário agregar forças com todas as entidades representativas que orbitam no agronegócio de fora de nossa porteira e devemos partir para o boicote daqueles que não aderirem à nossa causa. A união de todos é que faz a FORÇA.

      0
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Sr. Gerson , tem toda a razão , o grande problema é que dá Porteira pra Fora , as Empresas ( todas sem exceção) Bancos não põe a cara e nem o nome , Alegam que por motivos que eles não explicam logicamente ficam de fora ( alguns oferecem

      dinheiro p pagar um café ) mas não podem se expor. Mas na hora de vender não param de perturbar e forçando . Precisamos realmente boicotar estás empresas . Temos problemas também com os grandes produtores que nunca tem tempo para manifestações , reuniões para que juntos possamos ser fortes . O grande problema são os interesses próprios.

      Precisamos mudar esta situação.

      A força dos Agricultores é muito forte se estiver unida.

      0
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Corrigindo o Nome Sr. Gerd.

      Desculpa pelo erro .

      0
    • Fernando Engler Palotina - PR

      O problema, Sr. Edmilson, é que o setor rural não tem nenhum líder verdadeiro...

      0
  • Francisco Fernandes Campo Grande - MS

    Independentemente de discutirmos eventuais erros, devemos unirmos nas manifestações de cada cidade para darmos forcas e espirito de uniao àqueles que se deslocarem para Brasilia no dia 1.o de maio...

    1
  • Valdir Edemar Fries Itambé - PR

    Agora mais do que nunca... devemos nos MOBILIZAR, principalmente agora, com a noticia da indicação para a vaga do STE... Devemos assumir que deixamos por conta, e, claro, confiamos na CNA para nos defender, mas infelizmente o que aconteceu em relação a posição da CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA, agora veio a luz do dia... Infelizmente é assim que funciona... o toma lá da cá. O QUE ACONTECEU? Aconteceu, já o dia seguinte que o Dr. CARLOS BASTIDE HORBACH, Chefe da assessoria jurídica da CNA, foi indicado a MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL para substituir a Ministra Luciana Lóssio no TSE... QUEREM MAIS!!!

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      É isso aí, usam nosso dinheiro para atender seus interesses partidários e particulares. Não confio em quem aparece em delação de doleiro, nem em indicação de fiscal corrupto... Querer mudar o Brasil mantendo os mesmos politicos, ouvindo o que dizem, é uma quimera.

      0
  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Caro Vadir..admiro muitos de seus comentarios...mas infelizmente a hora de resolver se passou...ficaram pescando dourado no paranazao..decisão judicial se cumpre...ou deviam ter mudado a lei..ou antes da decisão deviam ter aprendido com as lidaranças do ES no caso do cafe conilon..ido direto ao presidente e resolvido..voces ficam perdendo tempo com deputados pelegos..lideranças ruins tipo aprosoja...aprendam com produtores do ES..o ministro do MT da agricultura tinha até autorizado importação e as lideranças do ES fizeram ele engolir a liberação...

    1
    • Valdir Edemar Fries Itambé - PR

      Cada um pensa de uma forma, gosto muito de peixe Dalzir, pesca eu não sei não, mas sou otimista quanto reverter a situação,.. E VAMOS REVERTER O JOGO SIM... Devemos assumir que deixamos por conta, e, claro, confiamos na CNA para nos defender mas infelizmente o que aconteceu em relação a posição da CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA, agora veio a luz do dia... Infelizmente é assim que funciona... o toma lá da cá.

      O QUE ACONTECEU?

      Aconteceu, já o dia seguinte que o Dr. CARLOS BASTIDE HORBACH Chefe da assessoria jurídica da CNA foi indicado a MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL para substituir a Ministra Luciana Lossio no TSE... QUEREM MAIS!!!

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Valdir..mais uma vez acerto quando falo de sua postura e seus comentarios...mas a culpa não só da CNA...estes caras nunca resolveram nada..a Bancada Ruralista idem..e a aprosoja como é tudo do MT..foram pescar tucunaré no pantanal..e agora só com uma lei..e uma lei demora uns 3 anos no ritmo do congresso...tomara que tenham sorte..

      3
    • Cesar Augusto Seronni Goiânia - GO

      Não acredito que a nossa grande força agrpecuária deste país não consiga reverter a absurda situação criada pelo STF a respeito do FUNRURAL. Vamos à luta, sim. Existem várias opções legais e políticas para alcançarmos o nosso objetivo.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      caro Cesar...força do produtor porque das lideranças há exemplos de situações menos complexas que se arrastam sem solução a muito tempo..ou tiveram desfecho em prejuizo a classe rural..

      1