Hoje é dia de Equinócio, por Evaristo de Miranda

Publicado em 20/03/2019 09:40

Hoje, o sol não nasceu a Leste, mas NO Leste. No exato ponto cardeal Leste. Ele não se porá apenas a Oeste, mas no ponto cardeal Oeste, NO Oeste.

Hoje é dia de Equinócio. O dia dura 12 horas no Brasil, na Rússia, no México, na Austrália, no Pólo Sul... em todo e qualquer lugar do planeta. Doze horas de luz e doze de noite. O dia é igual à noite. Equinócio de outono. Equi (igual) Nox (noite). Dia de equilíbrio cósmico.

O fato cosmológico lembra o necessário equilíbrio a todos. Por isso, a Igreja católica associa ao à data do equinócio a pessoa de São José, um dos personagens mais equilibrados de toda a Bíblia, o vir Justus (Mt 1,19). O dia do Equinócio combinado à lua cheia determinada a data da Páscoa e do Carnaval a cada ano.

Outono

Só existem equinócios, solstícios, as quatro estações e todos os ciclos da vida porque o eixo da Terra é inclinado com relação ao plano de sua translação em volta do solo. Esses fatos cósmicos ajudam a marcar a passagem do tempo e a reflexão. Tempo de Quaresma e de quaresmeiras em flor recorda a passagem e o passageiro. No relógio solar de igrejas barrocas do Brasil se lê a inscrição: vulnerant omnes, ultima necat. Toda hora que passa fere, a última mata. É tempo de viver o presente!

Hoje ao meio dia, os postes não terão sombra nas redondezas de Macapá. Hoje o sol percorre ou traça no solo do planeta a linha do Equador. Outra igualdade. Equilíbrio e mudança. O sol “passa” a circular pelo hemisfério Norte. E se afastará cada vez mais do Brasil. Até o final de junho, quando traçará o Trópico de Câncer, no dia de solstício. Mas isso é outra história.

Evaristo de Miranda, Embrapa Territorial

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Evaristo de Miranda

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário