Fala Produtor

Participe do Fala Produtor

Um espaço interativo criado para que você possa expressar opiniões, conversar com os outros internautas e debater os temas mais importantes do Agronegócio.

É o Notícias Agrícolas dando voz ao produtor rural.

As opiniões expressas pelos internautas não representam, necessariamente, a posição do site Notícias Agrícolas. Elas apenas traduzem o ponto de vista dos participantes, uma ferramenta criada para dar voz ao produtor rural e fazer com que ele interaja com outros produtores de todo o Brasil.

  • Rodrigo Freitas Uberlândia - MG 12/12/2025 07:07

    Parabéns pelo artigo Luciana Martins. Essa é a realidade no agro. Com esse desgoverno estará cada dia mais difícil. Temos que tirar o chapéu para o produtor, que enfrenta diariamente esses desafios e lutam muito para girar esse país. Excelente artigo, parabéns.

    1
    • Roni Erminio Pavarin Lages - SC

      Muito Bom material... Parabéns, baseando plano estratégico em fundamentos que realmente impactam a cadeia. E pensar que fiz um comentário pedindo a opinião e o sentimento dos reais produtores e teve cara falando que o problema é só oferta e demanda kkk sem duvidas não levaram em consideração os fundamentos de formação de preço do setor, mas enfim devem ser funcionários bancários que vive de taxinha ou algo assim, mas enfim opnião é opnião. Mais uma vez parabéns pelo conteúdo.

      0
  • Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC 11/12/2025 15:24

    Sempre os que NADA PRODUZEM ATRAPALHANDO OS QUE PRODUZEM.

    2
  • Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC 11/12/2025 15:14

    As recomendações do PNRA para a eficácia da Reforma Agrária, são o ÓBVIO! É inacreditável que nossos governos gastem o dinheiro dos nossos impostos com TANTO DESLEIXO. Aliás, o desleixo com os recursos públicos é uma marca deste governo que aí está. Precisamos realmente cuidar muito do NOSSO VOTO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!

    1
    • CARLO MELONI sao paulo - SP

      O LULA prometeu na campanha a presidência, que ZERARIA A FILA DO INSS, MAS ATUALMENTE ESTÁ DOBRADA

      0
  • Roni Erminio Pavarin Lages - SC 10/12/2025 15:50

    "Queria ouvir a opinião dos colegas produtores aqui do Notícias Agrícolas.

    Sinto que este ano a gente está passando por um momento diferente no mercado. Antes, o preço da nossa soja, milho e boi seguia aquela lógica de sempre: clima, oferta, demanda, câmbio. Hoje já não é mais assim.

    A gente planta, investe, se endivida, faz tudo certo…

    Mas o mercado está sendo definido por decisões políticas, brigas comerciais entre China e EUA, acordos que mudam da noite para o dia e até ligação de presidente interfere no preço.

    Enquanto isso, aqui no campo, quem paga a conta somos nós:

    • preço travado,

    • custo alto,

    • clima irregular,

    • incerteza para vender.

    Parece que o produtor está no escuro.

    Vocês também estão sentindo isso na região de vocês?

    Como estão administrando as vendas?

    Estão segurando ou travando parte?"

    1
    • Mauricio Girelli Benjamim Constant do Sul - RS

      O mercado é definido pela demanda e oferta, a produção aumenta a cada ano (tecnologias, abertura de novas áreas, etc…) e o consumo não está acompanhando. E bem simples. E ainda tem gente quer desmatar todo o Brasil e cultivar mais e mais!

      0
    • Bruno RJ são joão - PR

      Mauricio Girelli comentário perfeito! Todo mundo quer só plantar soja e milho, produzir cada vez mais, aumentar área plantada e soja a 200,00 a sc. A conta não fecha.

      0
  • CARLO MELONI sao paulo - SP 10/12/2025 10:14

    O exemplo está aí na frente dos nossos olhos, a China retirou 100 milhoes da miséria extrema, de 2012 a 2020 , na província de Guizhou-- Graças a continuidade das políticas, trabalho orientado, verbas estatais--- Enquanto a esquerda brasileira prefere gastar o seu dinheiro em bolsa família, criando pessoas que não querem trabalhar, desviando verbas para viajar de jatinho, criando aparatos de fiscalizações das águas e ambientais cuja única finalidade é combater todo indivíduo que queria atividades produtivas

    3
  • CARLO MELONI sao paulo - SP 09/12/2025 16:26

    O Bolsonaro pode ter todos os defeitos que vóce queira, mas contra ele não há uma única pessoa DECENTE,,,

    6
  • Emilio Rossato Neto São Borja - RS 09/12/2025 09:15

    Fica difícil competir com eles.

    0
  • CARLO MELONI sao paulo - SP 09/12/2025 08:01

    Em 2024 ,, 2274 empresas quebraram, três vezes mais que no governo de Bolsonaro,,

    5
    • Bruno RJ são joão - PR

      Fonte: vozes da minha cabeça.

      1
    • CARLO MELONI sao paulo - SP

      Bruno eu sou aposentado e tenho o dia todo para ler, é você aparentemente não tem tempo para ler, notícia do GOOGLE de ontem

      3
    • CARLO MELONI sao paulo - SP

      No agro nunca teve tantas RJ como 2024, se você é RJ deveria saber

      3
  • Marcelo Costa Paracatu - MG 07/12/2025 11:31

    Relatos da COP30 – O cacique Tuxauá Morubixaba quase não chega a tempo das manifestações na COP30 em Belém. Disse que a chuva atrasou muito esse ano e aproveitou uma garoa de 20mm pra terminar de plantar um talhão de soja Intacta precoce no norte do Mato Grosso. Ou plantava agora ou não daria janela para o algodão. Mas como já tinha feito compromisso, assim que terminou a rebarba de um canto de cerca pulou do trator e foi. Deixou a plantadeira suja no grafite mesmo. Pra piorar a Hilux o deixou no prego na cabeceira de uma ponte. Sem vara de pescar passou aperto pra arranjar o de comer. Segundo ele o smartphone não deu sinal pra pedir um Ifood. Pra pedir um Uber então, nem pensar. A danada da sorte, segundo ele, é que andando a pé uns trezentos metros arranjou uma vendinha de aldeia na beira da estrada que dava sinal de Starlink. Comprou um Ruffles, mandou um zap pra ONG e mandaram um helicóptero buscá-lo. Chegando lá a turma já tinha saído, mas conseguiu alcançar. Pra acabar de avacalhar, tinha esquecido o cocar. Passou só uma tinta guache na cara e foi de boné da sementeira mesmo. O protesto acabou entornando numa bagunça na frente de um pavilhão. Todo mundo gritava, dançava e cantava, mas ninguém ouvia ninguém. Quando o cacique percebeu que lá ia perdendo a viagem deu de aparecer uma emissora estrangeira pra assuntar as reivindicações. Aí não deixou barato e valeu a viagem. Disse ser um absurdo a que preços chegaram os fosfatados, nitrogenados e o cloreto. Disse ainda que a Petrobrás devia largar de banda esse negócio de explorar petróleo na margem equatorial e investir é na ureia. Mas que se não tivesse jeito que pagasse um tal de royalties. Perguntado sobre a demarcação de terras disse que assim como o homem branco fala, quem arranja terra nunca erra. Sobre os garimpeiros ilegais disse que costumam amolar, mas nas terras de brejo não ofendiam tanto. Em terra plana e de cultura nem pensar, porque foram de seus antepassados. Terminada a romaria Morubixaba aproveitou pra tirar foto com estrangeiros curiosos e com funcionários de multinacionais de defensivos, fertilizantes e máquinas agrícolas que apresentavam seus relatórios ESG. Acabada a quermesse Morubixaba foi embora de barco, pois tinha muito tempo que não subia numa canoa, mas não parava mesmo é de pensar no preço do conserto da Hilux. A depender do defeito, se motor, correia ou vela precisaria pedir peça pelos Correios porque o Mercado Livre ainda não entregava por lá. E carecia bastante da caminhoneta para comparecer a uma manifestação contra a Ferrogrão um mês adiante. Por Melao69®, novembro de 2025, 1968 km da COP30.

    1
  • Merie Coradi Cuiaba - MT 06/12/2025 06:52

    Lula agradece essa decisão de Bolsonaro. Para a esquerda não precisa notícia melhor. Bolsonaro deu a esquerda a eleição de 2022 e agora vai dar de mão beijada de 2.026. Mas o culpado são as urnas, ... me poupem. Mais um conselho pra família Bolsonaro: faça uma chapa puro sangue.

    6
  • Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC 05/12/2025 14:20

    Esse pessoal das "Espécies Exóticas" deve ser exótico, estranho invasor do quadro de funcionários do MMA. Se não forem segregados poderão "contaminar o ambiente".

    1
  • Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC 04/12/2025 14:19

    O Congresso fez bem em derrubar os vetos. A conversa do Lula agora é pura dissimulação.

    2
  • Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC 04/12/2025 11:20

    A analisar decisões e atos praticados pela elite política e administrativa do país, a Democracia está gravemente enferma! É preciso arranjar uma UTI para tentar salvá-la de seu fim!

    CONTRIBUINTE/ELEITOR, VALORIZE SEU PRÓXIMO VOTO!

    3
  • Merie Coradi Cuiaba - MT 03/12/2025 10:22

    No dia que o Brasil extinguir IBAMA, INCRA, Justiça do Trabalho, expulsar ONGs ambientais e proibir as corporações dos servidores de dar pitaco nos projetos de leis, o Brasil resolve 90% dos problemas e vira um foguete de crescimento.

    5
    • Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC

      Acabei de ler no Terra: "Gilmar determina que apenas PGR pode pedir impeachment de ministros do STF". Se isso for verdade, nosso voto sofreu mais um deságio. O valor do nosso voto começou a perder substância quando a contagem dos votos saiu do local da votação para Brasília. Continuou se corroendo quando a "reforma tributária" concentrou sua distribuição em Brasília. Depois veio a tentativa de concentrar em Brasília todo o poder decisório sobre a segurança, o que ainda não está definido. E a última é esta tentativa de Gilmar Mendes de tirar do Senado o poder de abrir processo de cassar o cargo de ministros do STF que não respeitam as leis.

      O VALOR DO NOSSO VOTO ESTÁ SE APROXIMANDO CADA VEZ MAIS DO ZERO!

      3
  • Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC 03/12/2025 09:49

    Que coisa mais antiquada essa coisa de reforma agrária. Reforma agrária é estado interferindo arbitrariamente na NAÇÃO. O estado tem terras suficientes para "reforma agrária". Entre aspas porque não é reforma agrária. É interferência do estado sobre a nação sem critérios objetivos! Os critérios são puramente ideológicos. Enquanto isso, o Brasil continua aguardando uma verdadeira política de desenvolvimento. ELEITOR, PRESTE ATENÇÃO AO CONFIAR SEU PRÓXIMO VOTO A ALGUÉM.

    5