Fala Produtor
-
miguel moura abdalla piraju - SP 13/08/2015 06:24
-
Angelo Miquelão Filho Apucarana - PR 13/08/2015 02:20
A realidade é complexa e os preços enganosos, haja vista que na safra passada conseguiu-se até R$ 68,00 a saca no balcão... Façam as contas, comparem os custos e chegarão à conclusão a que muitos já descobriram: os valores de hoje não são melhores que os de ontem! Insumos, diesel, juros e tantas outras variáveis corroem os ganhos a cada dia..., e a saída é produzir cada vez mais, até porque quem não dispõe de terras próprias, enfrenta a concorrência de aventureiros que chegam a pagar 50 sacas ou mais por alqueire arrendado. Levando-se em conta que o hectare de soja vai custar em média R$ 1.600,000 (um mil e seiscentos reais) aqui no estado do Paraná (e isso é fato incontestável), fica o alerta -- de que se precisará colher muito acima da média para poder aferir lucro!... Os verdadeiros produtores rurais já sabem: Quando tudo parece estar certo, é sinal de algo pode estar errado..., nada é realmente o que parece..., portanto, precisamos olhar atenciosamente tudo por duas vezes ou mais, e ver quem são os que cuidam das noticias que nos chegam, pois informação é poder e poder ninguém gosta de repassar... Minhoca esperta não atravessa galinheiro!!!
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Sr. Angelo, parece não surtir efeito, é pregar para surdos. Sabe aquela conversa, não ouvi ninguém e deu tudo certo! Pois é, essa mesma, pois no fim seremos todos salvos por mamãe Dilma e papai Lula. Em pouco mais de um ano a soja caiu de 15 para 10 e agora está na minima de 5 anos, não há retórica q
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Sr. ANGELO MIQUEÃO FILHO,
Concordo com suas sensatas observações. Fica apenas um questionamento: o Sr. menciona "...que o hectare de soja vai custar em média o valor de R$ 1.600,00(um mil e seiscentos reais) aqui no estado do Paraná".
É isso mesmo? Para nós aqui em GO, nossas planilhas de custo previsto para a próxima safra sinalizam valores em torno de R$ 3.000,00(inclusos custos com arrendamento).
Abraço e obrigado pela atenção.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
ue enfeite isso. Ah, mas em reais a soja está 85. É, mas de onde está vindo essa renda adicional, do tesouro, da população? Digo que desvalorização cambial é só a transferencia de renda de um grupo para outro, automatica, imoral, pelo motivo simples que se hoje é o BC, banco central, quem está pagando, no futuro serão os consumidores, via inflação e aumento de juros e da divida. Mas desde Pilatos já sabemos,.. O que é a verdade? E lavamos as mãos. Não posso deixar de falar aqui, aos que culpam os pobres por termos Dilma presidente e Lula como poderoso chefão. Estamos todos metidos nisso, não é mesmo?
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Perdão, Sr. Angelo, corrijo aqui seu primeiro sobrenome: MIQUELÃO(havia escrito MIQUEÃO).
Saudações!
-
Angelo Miquelão Filho
Apucarana - PR
Senhor CÁCIO RIBEIRO DE PAULA, em reposta a sua relevante observação, tenho a esclarecer que o custo por mim citado, não leva em conta o arrendamento! Considerando que arrendo áreas onde pago entre trinta e cinco e quarenta sacas por alqueire, e levando em conta o maior valor de arrendamento, teremos um custo de aproximadamente dois mil, seiscentos e setenta reais por hectare, o que difere pouco das contas de vocês ai. Assim sendo, nosso custo alqueire fica por volta de cento e três sacas por alqueire, isso se as despesas ficarem dentro do orçamento previsto, o que é difícil! Aqui e especificamente na minha região, que é o norte do Paraná, as médias ficam na casa entre cento e trinta e cinco e cento cinquenta sacas, lógico que há quem vá muito além disso, mas no geral permanece a primeira situação. Ou seja; se tudo correr bem, nós poderemos por no bolso algo em torno de trinta e cinco sacas de soja por alqueire, talvez até um pouco mais, mas como não se pode contar ovos nas galinhas, então nivelamos por baixo para não corrermos riscos. Grande abraço e boa sorte na empreitada nobre amigo!
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
-
elcio sakai vianópolis - GO 12/08/2015 23:21
Sr. Liones Severo, faço-lhe uma pergunta: essas quedas nas cotações da soja em Chicago de ontem, dia 12, não são muito mais prejudiciais aos americanos do que pra nós, brasileiros? Com valores próximos a 9 US$/buschel antes mesmo da colheita deles, isso não indicaria um valor ainda mais baixo em dólares em plena colheita? confirmando um preço menor, qual a capacidade de tempo que os americanos conseguiriam
manter (reter) esta soja, pois todos os produtores tem necessidade de pagar as contas... Qual o custo que eles tem US$/buschel lá nos Estados Unidos? (isso vale também para a Argentina)...
-
Rogerio mendes lopes
Morrinhos - GO
Acho que até o melhor analista em soja tá confuso!
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Desculpe, mas preciso de tempo para observar como os consumidores reagem. Com certeza os produtores americanos foram os mais prejudicados. obrigado
-
Telmo Heinen
Formosa - GO
Nem só de oferta e demanda vivem as cotações. Depois que encheram o mundo destes Programas automaticos de Home Brooker onde o sujeito marca um valor de STOP LOSS e outro de TAKE PROFIT, cada dia temos mais gurizada entendida em técnicas de probabilidade de variação de gráficos de cotações do que influencia da produção e do consumo - estas variaveis tem cada vez menos elasticidade...
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. Liones, os meus conhecimentos matemáticos são insuficientes para entender as leis de mercado, imagino com tantas variáveis influenciando on line o mercado, quais são as equações mirabolantes que os técnicos têm que desenvolver para apresentar aos investidores. HAJA "MEDIANAS" !!!
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Caro Rensi...o Sr é puta véia em agronegocio o soja estava em 16 o buschel..safras cheias e maiores com demanda normal..onde vão os preços!!!!!!!! pro beleléu...só não foram mais devido o dolar...só cego não vê..
-
Rogerio mendes lopes
Morrinhos - GO
-
Roberto Calzolari Nova Canãa do Norte - MT 12/08/2015 21:24
O sr. Liones Severo, ao meu ver, tem conhecimento e faz as análises corretas... os relatórios do USDA contrariam a própria realidade, mas é nele (o relatório) que o mercado mundial se sustenta... e quem ainda está com a safra toda para vender pode (e deve) esperar mais um pouco...
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Caro Roberto o relatório do USDA sobre estoques e previsões de 60 dias atraz estavam subavaliados em mais de 6 milhoes de tons..além de ler temos que ser astutos nestes detalhes...e não engolir ao números sem avalia-los
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
-
Roberta Pradella Rondonopolis - MT 12/08/2015 19:22
Andriel, Análise criteriosa e acertiva. Parabéns pelos seu comentário...
-
Ezio Antonio Seabra Uberaba - MG 12/08/2015 17:49
Osmar Genesio, mantenha a calma pois ainda tem muita agua para passar por debaixo da ponte..., nao se desespere. Há anos que os analistas de plantao (fora alguns curiosos) apostam em soja a R$ 32.00 reais cravados e eu vendi na safra a R$ 58,00 reais. Portanto, fique tranquilo... PS: "Eu disse que varios analista apostava em soja a 32,00 anos atraz e eu vendi soja nos anos de previsao no valor de 58,00 si eu tivesse entrado na pilha tinha ficado doido. Foi isso que eu disse ok")
-
OSMAR GENESIO MANOEL SOBRINHO NOVA AURORA - PR 12/08/2015 14:11
E NÃO É SÓ O USDA QUE PERDEU VERGONHA NA CARA..., AQUI NO BRASIL TAMBÉM TEM MUITAS EMPRESAS SEM-VERGONHAS..., NÓS, AGRICULTORES, SOMOS CAIPIRAS MAS NÃO SOMOS BURROS DE CARGA.
-
claudio dos santos mattos
São Miguel do Iguaçu - PR
bom o que tenho a dizer que qto mais informaçao buscamos mais sem rumo ficamos .Vou fazer um pedido para o liones severo seja mais realista ele quer agradar ois assinantes e ta colocando nois no mato tou com minha safra inda pra vender baseado nas informaçoes dele ,sempre querendo dar boas noticias mas infelizmente nda se concretiza qdo mercado e baxista
-
Andriel Silva
Orlândia - SP
Não faço aqui defesa e sim aponto a coerência.
Sr. Claudio dos Santos Mattos, não se atenha a fatos pontuais e com circunstâncias contraditórias ao trabalho de tantas consultorias serias. O relatório mostra algo que mesmo as consultorias conservadoras não mostraram em suas projeções. Da mesma forma os estoques finais nos EUA no final de set/15 serão próximos da realidade apontada pelo Sr. Liones Severo em momentos anteriores. Este último tem regido orientações contundentes e vigorosas no direcionamento coerente com base em dados históricos e com obviedade nas tendências. Sua efetividade e assertividade são impressionantes. Sr. Liones apontava para cotações de soja em patamares mais elevados do que estes que estão em curso, contudo analisando uma serie de conjunturas que passa inclusive por migração do fluxo de capitais entre ativos (estes são de grande importância no direcionamento do mercado) como as variações em inúmeros índices tais como o próprio dólar index que se mantém em patamares elevados em relação a uma cesta de moedas e isso implica diretamente nas cotações da CBOT. O resumo da obra é que acontece hoje o que Liones apontava que é o fortalecimento das cotações das commodities agrícolas (soja/milho/trigo). No Brasil estamos atravessando a potencialização da desvalorização do Real por situações internas e trouxe soja a surpreendentes R$ 83,00 no porto de Santos, logo caberia a nós executarmos analogias entre pontas de investimentos e definir qual seria nosso target para o preço da soja. Sabemos dos elevados custos de produção, contudo devemos levar em consideração a taxa de retorno ideal e tomar a decisão mais coerente e não esperar a possibilidade eventual de maior renda através de especulações ou expectativas exacerbadas. As cotações para soja encontrarão seu curso normal quando as atenções voltarem ao físico.
-
Eduardo Manfroi
Campos Novos - SC
Concordo com você Andriel, pois no momento que se planeja a nova safra deve-se levar em consideração os custos de produção, e já saber qual seria a margem de lucratividade esperada para aquela safra, e não deixar para comercializa toda a safra de uma só vez, e aumentar o risco de erro.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Usem a razão e não coração..prestem atenção a fatos números e não a coisas que deseja ouvir e que não são factíveis...ora os números do USDA de mais de 60 dias apontei a época que estavam subavaliados...voces plantam soja...já viram muita chuva no plantio acabar com a lavoura e a safra em Campos Novos nunca ví e olha que trabalhei perto deste municipio e com soja na década de 70 e 80...use a sua experiência e analise o que lê e o que falam...cuide para não entrar na onda de notícias que gostaria de ouvir..podem estar erradas...depois não adianta chorar...quando o mercado físico voltar ao normal e o dolar voltar também..ai qual a verdade ..o mundo inteiro andando de lado..o consumo estacionado ...países quebrados e o preço da soja com estoques abundantes e previsões de aumento de área e safras normais o peço vai ONDE....de lado e para baixo..aproveitem os picos e vendam parceladamente...melhor que ficar co m mico no colo...
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Caro Manfroi de Campos Novos ...veja o que jornalistas..meteorologistas metidos a entender fazem...tem uma meteorologista de nome Pricila Paiva que a uns 15 dias atras falou o seguinte...havia uma frente fria entrando no RS e SC e esta frente causaria geadas nas serras gaúcha e catarinense e que o grande prejuízo seria para as pastagens..ora já deu umas 5 a 6 geadas nestas áreas e o pasto como voce sabe já era...mas os papagaios falam o que não sabe...tem outra meteorologista do canal rural que ao falar de el ninho fala que o problema vai ser na colheita nos USA...ora e se não for!!!!!!!mas a balela de tanto repetir acabamos admitindo como verdade...por isto temos que primeiro ver as verdades que conhecemos e depois ouvir o
-
claudio dos santos mattos
São Miguel do Iguaçu - PR
-
Geovani Salvetti Ubiratã - PR 12/08/2015 14:08
Eu acho um roubo,uma injustiça dessa Monsanto..., já cobrou na semente e agora quer sugar até quando???..., na RR ficou mais de 10 anos cobrando, temos de cobrar os anos a mais que pagamos sem dever... a injustiça tem que acabar nesse Brasil.
-
Angelo Miquelão Filho
Apucarana - PR
Concordo com seu ponto de vista em partes! também acho muito caro os 7.5% na moega, mas isso só vale para quem optar por salvar sementes com a tecnologia intacta. Para aqueles que comprarem a semente legalmente comercializadas, estes já irão pagar os royalties no ato da aquisição. Quanto a cobrar pelo que pagamos indevidamente após o vencimento da patente RR1, isso eu já levantei a muito tempo, logo quando a mesma expirou. Mas algumas associações fizeram acordos e resolveram abrir mão do direito ao estorno. No entanto, eu não assinei o acordo, portanto não concordo com o mesmo, e nenhuma associação representa a minha vontade legalmente! Mas as coisas por aqui são impostas, muitos se dobram frente ao poder, principalmente o financeiro, e esse poder de fogo a Monsanto e outras tem de sobra. Somos grãos de areia frente a um mar bravio, e muitos que dizem nos representar e ou defender os nossos interesses, nada mais fazem que cuidar dos seus! E veja senhor Giovani, a liminar que suspendia a cobrança na moega já foi derrubada. Eu não discuto ou discordo do direito de cobrarem pela tecnologia, mas sim os valores que cobram, que no caso seria os 7.5% da produção entregue, quando esta provier de sementes salvas e pelas quais não foram pagos os royalties devidos. Ressalto que não sou advogado do diabo, mas havemos de ter em mente que, quem desenvolve uma nova tecnologia, não a dá de graça, nunca!
-
Angelo Miquelão Filho
Apucarana - PR
-
geraldo emanuel prizon Coromandel - MG 12/08/2015 14:00
O USDA há muito perdeu a vergonha na cara.
-
Angelo Miquelão Filho Apucarana - PR 12/08/2015 08:43
ROYALTIES DA INTACTA -- Já manifestei-me sobre o que penso neste assunto, porém cabe reiterar minha posição contrária à decisão judicial, não por ser favorável ao valor cobrado (também acho alto demais!), mas temos de ter em mente que a tenologia não é produto de um milagre da natureza..., não é de graça, não cai do céu!...
Alegar que, ao comprar a semente, nos tornamos donos ou já ressarcimos em definitivo os investimentos da pesquisa, me parece um precedente para que também possamos comprar um CD musical e dai por diante fazer cópias e lucrar com o trabalho do artista,,,, afinal eu paguei por ele, não é!,,, Não me entendam mal, mas acho incoerente e até vexatório a decisão.,, Não ouço axé porque não gosto, então só compro aqueles discos dos quais gosto, mas sei que não são minha as musicas e mesmo assim pago por elas... Não somos obrigados a adotar as tecnologias oferecidas, temos outras disponíveis, mas se queremos o que está na moda, então temos que arcar com os preços, seja na semente, no disco musical, no computador e assim por diante... Somos ou não um povo livre? Compremos o que queremos e não o que nos queiram vender!
-
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 12/08/2015 06:57
Muita gente já anda falando que o crescimento de 7% ao ano da China é conversa prá boi dormir. Ultimamente, todo mês tem surgido noticias sobre "estimulos" à economia, e não tem surtido efeito.
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Caro Rodrigo, que mal pergunte. Porque você tem tanto ódio da China, chegando ao cúmulo de ofensas de julgamento que não condiz com a nossa condição de cristão. Nós brasileiros precisamos de ter relações amistosas com todos os países globais, mas principalmente com a China que é o nosso maior parceiro comercial. Vamos torcer que eles continuem com sua economia saudável e que continue comprar nossa soja. O mais surpreendente é que você sabe muito pouco de economia e nada sobre a economia chinesa. http://www.noticiasagricolas.com.br/artigos/artigos-principais/141312-economia-brasileira-na-contra-mao-da-historia-por-liones-severo.html
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Ah, Liones, sei pouco sobre economia mas já te corrigi em temas como o câmbio. Erros grosseiros que você cometeu. É lamentável que você precise recorrer a esse argumento leviano de que tudo não passa de ódio, Dilma Roussef disse a mesma coisa da Empiricus, processou os caras, perdeu, eles estavam certos e forma acusados de tudo quanto foi coisa, assim como você está fazendo comigo. A segunda parte de meu comentário é afirmada pelos maiores bilionários do mundo, não sou eu quem estou dizendo isso. A primeira está em todos os sites de economia, dito por várias pessoas, é uma desconfiança que está se alastrando. Crises Sr. Liones não são algo que se possa "ver", no sentido de enxergar com os olhos, sei o suficiente de teoria economica e sobre cálculos empiricos, posso apostar, bem mais que você.
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Os produtores brasileiros deveriam aplaudir a desvalorização da moeda chinesa porque os preços da soja irão subir na China. A Bolsa de Dalian já mostrou isso esta noite.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Caros produtores rurais..aprendi com um astuto fundador de uma das maiores agroindustrias de aves e suinos do país...e o diálogo acima mostra mais uma vez...O SINO BATE DOS DOIS LADOS...preste atenção nas diversas correntes..teorias..idéias...e se observarem o sino bater dos dois lados aprenderão a decidir que nada está totalmente certo e nada está totalmente errado..mas observando os dois lados o produtor tomará a melhor decisão...João Batista ensine isto a sua equipe do noticias agrícolas....
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 12/08/2015 06:15
Estudando a história recente da humanidade, fica claro que: QUANTO MAIOR O ESTADO, MENOR O CIDADÃO... A maioria da sociedade deseja o afastamento da presidenta, pois, pelas manifestações, ela já está morta (politicamente)... Então, vamos refletir juntos: Se a pessoa (presidenta) que é a instituição representativa do povo brasileiro, se encontra nessa situação lamuriosa (politicamente), qual a situação política que o povo se encontra?
Senhores, não vou citar nomes de nenhum político que está na ativa, pois aí podem surgir choques de concepções antagônicas, mas o sistema de governo a que estamos sujeitos é de fato uma Democracia? Podemos chamá-lo de Democrático?
Quando maior o Estado, menor é a liberdade do cidadão, pois aumentam-se as leis, as regras, afetando o direto na liberdade.
Na Democracia brasileira nós não temos nem a liberdade de NÃO VOTAR!!! Ou seja, TUDO ESTÁ COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES ... ... SERÁ QUE MEUS OLHOS NÃO VERÃO UM BRASIL DEMOCRÁTICO ????!!!
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Tinha uns 17 anos quando li um livro de Thomas Hobbes, talvez o Leviatã, não tenho certeza, mas lembro que uma frase desse livro que falo, dizia: "O estado é ladrão, tudo o que tem, tudo o que possui, roubou". Cresci acreditando nisso, e para mim a separação entre Estado e Igreja se deu pelo motivo de que um dos mandamentos é, não roubarás, e o Estado é ladrão.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
-
Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS 11/08/2015 20:45
Muito equilibrada a manifestação do Sr. Almir Rebelo. Sugiro à redação do Noticias Agrícolas que convidem a Diretoria da ABRASEM para que se manifestem sobre o tema. Me parece importante que o setor saiba exatamente qual é o percentual de participação de mercado que a variedade Intacta já possui no Brasil. Esse aspecto é fundamental para dar transparência ao processo e poderá servir de base para uma discussão concreta sobre o valor dos royalties, dentro de um arcabouço que contemple a capacidade econômica do produtor, a relação custo-benefício comprovada, seus custos indiretos e o reconhecimento de que a Monsanto deve ser remunerada pelo desenvolvimento da tecnologia. Isto deve ser feito com profissionalismo, usando premissas coerentes com as práticas de livre-mercado, sem a interferência quase sempre desastrosa do Judiciário e muito menos com a presença de oportunistas político-ideológicos... Uma coisa é certa, quanto maior for a falta de transparência e o volume comercializado de sementes pirateadas ou de grãos sem procedência, mais altos serão os encargos sobre as costas daqueles que atuam dentro da Lei. Trata-se de uma "injustiça", sim. Mas é uma Lei de Mercado sobre a qual não há como se escapar. Os "bons" sempre pagam pelos "maus". O mesmo ocorre em regiões onde a inadimplência é um fenômeno cultural. O risco de crédito acaba sendo transferido para os preços de forma a cobrir a parcela do que não será pago. Isso ocorre em todos os setores da Economia e não mudará. Me parece que os Agricultores honestos do Brasil podem e devem forçar negociações na busca dos seus interesses legítimos, mas não deveriam ser coniventes com as práticas ilegais que acabam onerando o conjunto do setor... No meu entendimento, mais correto do que cobrar um percentual na moega sobre os grãos sem procedência, a Monsanto, o MAPA, a ABRASEM, as Tradings e as Entidades representativas do Agricultura deveriam combater sem trégua aqueles que promovem a Pirataria.
-
Carlos Massayuki Sekine
Ubiratã - PR
A questão do direito à propriedade tem que evoluir muito no Brasil, principalmente no que diz respeito aos direitos de propriedade intelectual. O mesmo agricultor que defende com unhas e dentes a sua propriedade contra ambientalistas, sem terra, índios, etc., não quer respeitar o direito da Monsanto à tecnologia INTACTA. Os 7,5% já foram estabelecidos para ser caro, com o intuito de inibir o uso de sementes piratas em favor das sementes certificadas. O produtor sempre tem a opção de comprar a sua semente legalizada, pagando cerca de metade do valor dos royalties que pagaria na moega. Aí chegamos a um outro problema: a questão não são só os royalties. A cadeia para a produção de sementes é muito longa, envolvendo, além da detentora da tecnologia, a obtentora da semente, o produtor/multiplicador e o revendedor. Toda essa cadeia tem que ser remunerada e a semente chega ao produtor a um custo proibitivo, praticamente equivalente a pagar os 7,5% na moega. Talvez uma solução razoável seriam os campos de semente salva registrados, desde que se pague os royalties da obtentora da variedade, além daqueles da Monsanto.
Enquanto não chegarmos a um equilíbrio entre o que o produtor está disposto a pagar e o quanto a cadeia de produção de sementes quer ganhar, ficaremos nesse impasse. Por um lado o produtor tem que entender que não pagar nada e utilizar a tecnologia não é o caminho, já que dessa forma ele estará fechando as portas para o desenvolvimento de novas tecnologias. Por outro lado os envolvidos na cadeia de produção de sementes tem que baixar as suas margens para viabilizar o custo de sementes para o produtor. A continuidade do desenvolvimento tecnológico da agricultura passa por esse acerto.
-
Carlos Massayuki Sekine
Ubiratã - PR
-
jepherson cola dona castelo - ES 11/08/2015 19:07
IBGE, CONAB, USDA, e etc... Podem divulgar a mentira que for, pois a verdade é uma só: não tem café nos estoques, a safra que estamos colhendo está fracassada e vai ser mais fácil achar ouro do que café... Para atender a demanda não vai ter jeito e nem de segurar os preços! Fazer o que, né!!!
-
Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR 11/08/2015 14:52
A imagem de Dilma hoje me provoca duas reações. Uma de revolta por todos os erros e crimes que ela já cometeu e, outra, de vergonha ao ver que essa figura patética representa o topo do poder executivo do nosso país.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. Carlos, concordo com o senhor no segundo sentimento, pois estou envergonhado há muito tempo. Os valores morais da sociedade estão sendo pervertidos há décadas por esta nuvem do Gramscianismo que paira sobre os céus brasileiro.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
CORRELAÇÃO DO PREÇO DO CAFÉ NAS GONDOLAS BRASILEIRA ESTÁ ESQUECIDA ATÉ PELO MAIOR ANALISTA DE MERCADO DO BRASIL, O SR. EDUARDO CARVALHAES..., HOJE SE COMPRA UM PACOTE DE CAFÉ COM 10 PÃEZINHOS, A MENOR CORRELAÇÃO NOS ÚLTIMOS 12 ANOS, O PRODUTOR TEM SE MANTIDO NA RETAGUARDA DA VENDA DO SEU PRODUTO PELO ALTO CUSTO DOS TRATOS CULTURAIS.
O TRIGO QUE ESTÁ COM ALTO ESTOQUE MUNDIAL SOFRE UM REAJUSTE AO CONSUMIDOR NA FAIXA DE 20%.
NO CAFÉ, QUE ESTÁ COM ESTOQUE E QUALIDADE COMPROMETIDA, OS PREÇOS INTERNO IN MOR NÃO TEM SOFRIDO REAJUSTE...
COMO PRODUTOR DIGO QUE NÃO DÁ PARA VENDER UMA SACA POR R$ 450,00 A R$ 500,00, POIS O CUSTO É MAIOR.. SIMPLES ASSIM...