Fala Produtor

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 11/04/2022 17:34

    Vamos lá, Mauricio eu concordo com quase tudo que você diz, a divergência em alguns pontos que não vou citar aqui pq não é a intenção, é normal pq somos limitados, todos nós. Mas eu quero falar que a abordagem que vc utiliza não é boa, convenceria mais se vc dissesse que não há perdas em quem trava preço. Para mim parece bastante lógico, se o trader trava o dólar a 4,6 e 14 dólares para março do ano que vem, esse é o preço que ele quis, que achou conveniente. Outro dia tivemos uma discussão muito boa sobre perder e deixar de ganhar. O Sr. Meloni participou. Se o produtor fixa e tudo sobe, dólar e bushel, deixa de ganhar, não é perda. Eu entendo também que vc fale em tom irônico, até debochado, que não adianta comentar relatório, mas também é verdade que o produtor não precisa ler Carl Menger para saber como os preços são formados, ele precisa saber o preço que quer vender o produto. E aqui abro uma pausa para dizer que sei que esse comentário, como tantos outros, vai criar animosidades e tal. Mas vejam a critica que fazem ao Brandalizze, corretíssimo em sua abordagem, a de que é melhor vender quando o preço sobe...>>>!!! Quem poderia discordar e mesmo assim os há. Aí o produtor desinformado chega e quer um operacional que SEMPRE de lucro, o que é impossivel. Tá cheio de gente que quebrou fazendo isso. Quem faz trade tentando especular com isso sou eu, produtor fixa preço e ponto final. Sempre lembrando a todos aqui que já fui produtor. Aos herdeiros digo mais, abri terras. Aí o sujeito vem e fala, ah mas eu vendi para um trader 1 contrato e o preço subiu, o cara lá ganhou dinheiro nas minhas costas, mas vem cá, e quando o preço cai, quem é que garante o dinheiro para você>

    14
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Sr Rodrigo, concordo em parte... o produtor só reclama quando perde, eu sou totalmente contra a trava de preços porque quando vc faz isso vc abastece o mercado futuro ... ou seja, dá a entender que eles vão ter o produto na quantia que eles precisam e tendo isso eles podem manipular os preços futuros... a não ser quando a mãe natura da uma paulada nas estimativas de colheita futuras, o que mais falta e união e três as classes e o agro e a mais desunida de todas

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Hilário, é verdade que o preço no mercado futuro pode ser manipulado, com volume fraco é moleza para os grandes players, ... não estou vendendo curso, mas veja, o produtor pode travar o preço na venda com compra de put ou venda direta de contratos, quando o preço estiver acima alto, acima da média. E pode comprar contratos quando o preço estiver baixo demais, ou comprar call. Existem problemas nesse mercado> Evidente que sim, quando o mercado consolida não adianta fazer trava, se o emocional do produtor for fraco para esse tipo de atividade ele vai fazer besteira e perder muito dinheiro. Eu gosto de olhar gráficos por que nos dão uma boa visão do passado, a soja ficou entre 8 e 10 dólares buschel de setembro de 2014 até abril de 2020. Ganhou nesse periodo quem vendia a 10 e comprava a 8. O mercado é cruel, não tem alma, nem principios morais, nada.

      7
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Por isso Sr. Hilário sou um ferrenho defensor da preservação do valor da nossa moeda. Veja que em 2020 foi uma farra com o real desvalorizando mais de 60%, dois anos depois o que temos> Alguns podemos dizer que estão desesperados. Se tivessemos moeda forte, economia forte e não estado forte como temos, os brasileiros não estariam passando apuros como nossos colegas granjeiros por exemplo.

      11
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Outro dia estava falando com um amigo Sr. Hilário, e conversávamos sobre adubação, falamos sempre que os principios são os mesmos desde que foram descobertos e continuarão os mesmos até o fim dos tempos. Outro dia mostrei uma soja de 110 sacas aqui no meu sitio, sitio do Mato Grosso, e teve gente que espumou de raiva. Bem esse meu amigo também tem altas médias, somos da mesma escola digamos assim, essa soja de 110 está na minha terra mas não é minha, só ajudo um pouco com uma orientação ou outra. Bem falavamos sobre a maioria dos produtores que não querem ouvir sobre técnicas que apesar de melhor embaladas são as mesmas de muitos séculos, é evidente que os produtos também melhoraram muito, mas a maioria dos produtores não quer aprender a usar os corretivos e adubos e ponto final. Com preço alto então ficam se achando. São muitos os assuntos e acredito que a desunião se deva mais a falta de informação e contato pessoal que devido a outra coisa, nos falta uma elite de verdade no campo. Infelizmente no campo a maioria não quer se comprometer, preferem delegar tudo ao estado, depois reclamam quando caem na mão de um pilantra.

      12
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Sr Rodrigo concordo com sua colocação só que a grande maioria dos produtores trabalha mais o direto... não estão ambientados aos mercados de venda , principalmente a venda dos grãos no físico e compra de papel ... por isso e que fica mais complicado essa operação, eu mesmo nunca fiz isso, ... quanto à adubaçã, sem dúvida é o maior problema... vejo técnico agricola e engenheiro agrônomo falar em plantar trigo com adubação de 1000 kilos por alqueire, sendo que a terra não tem ph pra aproveitar metade disso, ainda sofremos com um sistema.antigo, onde os vendedores agrônomos fazem receitas pesadas sem nem mesmo fazer análise de solo, ou seja salgando peixe podre, essa soja de.110 sacas que Sr comentou tenho interesse em saber esse manejo se quiser me passar vou experimentar, meu zap 45 991174109, desde já obrigado

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      A cultivar foi a Olimpo, não vou falar o nome da empresa, rotação com braquiária e milho, com 65 pts de P na linha com mix de micro, 15 kg ha mais 7 kg de Boro. Depois te adiciono Sr. Hilário para podermos conversar melhor.

      8
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Sr Rodrigo, 7 kilos de boro, fizeram isso no ms e matou a soja, 65 pontos de o por ha e pouco a não ser que o pH esteja a cima de 6.5 e tenha sobra alta de fósforo no solo, tbm a matéria de orgânica deve estar muito alta dessa area

      1
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      65 pontos de fósforo

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      O sistema é bem simples, calcáreo incorporado com grade pesada, de preferencia metade na grade e outra na niveladora. Eu sei que parece caro mas não é. Uma boa calagem e uma boa incorporação são fundamentais, ph em água 5,7 - 5,8 prá mim é o ideal em solo de 30% de argila, aqui 25 a 30% de silte e o resto argila, esse é o solo que produziu 110. Adubação corretiva e adubação de manutenção bem calibrada.

      10
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. RODRIGO, segue uma pergunta (que acho relevante):

      Essa área está sendo cultivada a quanto tempo?

      Sim... O "tempo" vai dar chance do calcário atuar no solo e melhorar as condições para que os microrganismos atuem, disponibilizando os nutrientes dos adubos na forma apropriada para que as plantas os absorvam.

      Sim ... O NITROGÊNIO DA URÉIA ... Tem que ser mineralizado pelos microrganismos do solo em NITRATOS OU AMÔNIA (NO³ E NH4) pois são nessas formas que as plantas conseguem "engolir" o NITROGÊNIO.

      Ou seja, a complexidade da VIDA NO SOLO é a chave da questão !!!

      O PRODUTOR NÃO PRECISA CONHECER A FUNDO ... MAS, ENTENDER QUE EXISTE UM PROCESSO !!! ...

      SOLOS COM PERCENTUAIS MÉDIOS DE MATÉRIA ORGÂNICA ... PROMOVEM UM SISTEMA TAMPÃO QUE EVITA "TOXICIDADES" DE NUTRIENTES NAS PLANTAS QUE EM OUTROS SOLOS SE TORNAM PREJUDICIAIS...

      É O CASO DA ADUBAÇÃO COM BORO (B)...

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Existem os minerais que são chamados de MICRONUTRIENTES ...

      Pois suas concentrações são "na casa" de "PARTES POR MILHÃO" ... Ou seja, UMA PARTE EM UM MILHÃO ... e ... A amplitude dos teores entre o mínimo e máximos... Às vezes é de unidades à dezenas ... Exemplo: O mínimo é 7 ppm e o máximo é 18 ppm

      A leitura é: Abaixo de 7 .. A planta vai sofrer pela sua deficiência ... & ... Acima de 18 ... A planta vai sofre pelo seu excesso !!!

      Veja que a "margem" às vezes é muito "estreita" ... Daí a necessidade de tomar "CERTOS CUIDADOS" !!!

      Se você quiser saber se a sua terra tem deficiência de BORO (B) ... É só plantar algumas sementes de GIRASSOL na linha do milho ... Coisa de umas vinte plantas por ha. Se o desenvolvimento for fraco. A sua terra necessita de BORO e, o BORO atua na velocidade da distribuição da seiva elaborada na planta. Falando de uma maneira simplista...

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Paulo Roberto o nitrogenio fixado pela soja de que forma ê???

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      LEIA-SE ... pelo processo enzimático chamado "nitrogenase", ...

      2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      É area de 30 anos de cultivo Sr. Rensi. A última calagem, feita com calcário dolomitico grosso, o pessoal reclama que demora para agir, mas o efeito é muito mais prolongado, fósforo a lanço na forma de super triplo como corretivo, para elevar o teor no máximo, e boa incorporação.

      3
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Se o solo possui pedaços no meio onde o ph está mais alto ou mais baixo (o que é bem comum pois muita gente não liga para uma correta distribuição do calcário), é preciso fazer várias análises de solo, identificar e marcar os pontos e fazer calagem e fosfatagem de acordo com a necessidade nesses pontos, dá trabalho mas uniformiza os teores de nutrientes no solo.

      3
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      De posse das análises eu ia com o gps identificava os pontos e marcava com uma pequena grade, depois colocava uma estaquinha com a necessidade. No distribuidor de fosforo e na calcariadeira, que não tinha marcação eu fiz para facilitar no campo.

      3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Aqui vai um bocão Eng eletromecanico no meio dos agronomos--- Estou plantando há 24 anos e somente neste ano consegui chegar a 83 portanto estou muito longe de 110--- Porém este ano consegui um feito bom a área com areia chegou perto da área com argila-- Está conversa iniciada pelo Sr Rodrigo foi muito proveitosa --- Eu só posso dizer que a braquiaria foi melhor que aveia--- Acho que a braquiaria quebra a estrutura mais a fundo e isso acredito eu melhora a retenção da umidade--- Será?

      2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Em minha opinião, a brachiária é superior a aveia na produção de massa seca e com manejo adequado favorece mais a soja que aveia. Esses assuntos são bem polemicos pois o manejo da cultura e da palha podem variar muito, são muitas as possibilidades e depende do engenho individual. O sistema radicular da brachiária também é poderoso desde que ela consiga se desenvolver no minimo até o estágio reprodutivo, a partir daí a palha se torna cada vez mais dura e se não for manejada de maneira correta pode atrapalhar no plantio. Discos de corte de plantadeiras, botinhas, todos os detalhes são importantes na hora de plantar.

      3
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Importantissimo também é ficar de olho nos nematóides que na rotação terão comida o ano inteiro, por isso é sempre necessáio intercalar com crotalária spectabilis. A spectabilis também tem um sistema radicular poderoso e é muito resistente a seca, podendo ser plantada mais tarde após a soja.

      5
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E parabéns Sr. Meloni, romper a barreira dos 80 sacos ha não é fácil, quando acontece é um bom indicativo que a pessoa está no caminho certo.

      5
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. CARLO... Respondi lá em cima mas, acho que esqueci de clicar "Enviar" ... MAS, LÁ VAI !!! ...

      As leguminosas têm uma relação com o gênero das bactérias Rizobium , a simbiose.

      Essas bactérias se fixam nas raizes e participam de um processo chamado "FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO" Nesse processo o Nitrogênio Atmosférico (N²) é fixado pelas bactérias em reações enzimáticas, denominado "NITROGENASE" e, transformado em AMÔNIA (NH4) ... Forma assimilável pelas plantas ... a outra é o NITRATO (NO3) ...

      Existem outras bactérias de vida livre que vivem no solo, que também fixam NITROGÊNIO (N) ... O gênero Bradyrhizobium é um dos mais relevantes !!!

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      No incio dos anos 2000, peguei uma área de terra roxa onde o nível de fósforo era de 6 pppm (BAIXO).

      Usei FOSFATO DE GAFSA & YOORIN em dois anos seguidos. Adubando somente o trigo ...DOSE: 1000 Kg por alqueire (24.200 m²) ... Do terceiro ano em diante o nível na analise de solo já apresentava 17 ppm (ALTO)...

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      No caso, o Sr. pode suprir a cultura parte com fósforo a laço e incorporado, usando a fonte de fósforo reativo e, na linha de plantio adubando com o fósforo solúvel em água. No caso fertilizante com P & K (fósforo e potássio). Solicitando que esse fósforo da fórmula seja totalmente solúvel em água.

      Esse nutriente vai estar próximo da raiz, promovendo um crescimento rápido no inicio e, após as raízes irão encontrar o fósforo disponibilizado pelos fertilizantes de fosfato reativo.

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      LEIA-SE: No caso, o Sr. pode suprir a cultura parte com fósforo a LANÇO e incorporado

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Muito obrigado Sr Rensi, espero que a sua aula sirva para mais pessoas - Obrigado

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Carlo, existe um calcário que sofre um grau de industrialização maior e, o resultado é a sua ação mais rápida em melhorar o pH e aumentar os níveis de Cálcio e Magnésio no solo.

      Chama-se: CALCÁRIO DOLOMITICO/CALCITICO CALCINADO . ... No caso, dolomitico/calcitico se refere aos níveis de Magnésio no corretivo.

      Mas, vamos ao busílis: Esse calcário custa mais do que os comuns. Então se o solo estiver com níveis de Saturação de Bases muito baixo, pode-se optar por uma dose (parcial) com esse corretivo pois, seu resultado é imediato (30 a 60 dias).

      Há uma regra na Analise de Solo, que a Saturação de Bases considerada ideal é de 70% da CTC.

      O CÁLCIO & O MAGNÉSIO ENTRAM COM 65% ... Então, se você faz essa aplicação, com certeza irá "andar um bom caminho" para deixar seu solo próximo do IDEAL !!!

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Ufffaaaa !!! FALEI DEMAIS OU MELHOR, DE MAIIIISSS !!!

      Desculpe-me, mas véio gosta de "contar estória" !!!

      PARABÉNS !!! SEO CARLO !!! O TEMPO QUE O Sr. "toca a lavoura" mostra que o Sr. não é nenhum "bocão" ... & ... A PRODUTIVIDADE OBTIDA NESTA SAFRA É UM ... ENTRE MUITOS TROFÉUS QUE O SENHOR MERECE !!!

      0
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Bom dia Srs. Agora vi que a página foi realmente para o lado do agro, o qual é nosso objetivo, eu vejo que o maior problema hoje para alcançar um perfil de solo são os custos disso, além de caro e muito mal feito, as máquinas usadas para aplicação de calcário são péssimas é só vcs olharem por cima as listras deixadas pelos esparramador do calcário. Acho impossível ter um bom aproveitamento do produto no solo, ele deixa muitas manchas e joga o melhor do calcári, aquela nuvem fina , para longe do solo. A parte grossa que cai, se não for bem incorporada vai demorar muito pra reagir, tendo feito isso vejo que a adubação a lanço seguido de incorporação seria a melhor opção devido a obter uma uniformidade de fertilizantes na área toda e não só em linha como e feito na maior parte. Devido ao plantio direto, hoje vemos a buva e o terrível amargoso tomar conta de lavouras rapidamente, eu mesmo tive que passar a grade para poder controlar a buva matar ela quando pequena, o amargoso também ele é muito forte, vi nascer em cima de uma palhada de trigo com apenas uma pequena raiz ligada ao solo. Desafios do dia a dia para finalizar e como dito, bom ouvir os mais velhos, os mais jovens e cada dia aprender mais. Só assim poderemos evoluir na vida. Obrigado

      0
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Muito bom senhores. Parabéns a todos por tamanha colaboração na interpretação e na sua divulgação, de uma das bases da agricultura, o SOLO. Obrigado a todos vocês pela disponibilidade e humildade.

      Queria eu poder passar todo o relato dos resultados de adubação através de calcário, gesso, fosfatos reativos e adubos orgânicos de esterco nas áreas produtoras da nossa empresa Agropecuária. Só tenha a dizer que o resultado vem, a longo prazo, quando pensamos como deveríamos sempre, as coisas levam tempo para se estabelecer e realizar. Essa é a lei da natureza, queiram ou não uns que gostam de acelerar e desejam resultado imediato. Uma árvore ou uma gleba de cerrado, em formação, levam anos para amadurecerem e se equalizarem. As coisas na roça precisam de tempo e resiliência, com esses dois fatores, chegaremos a uma determinada sabedoria.

      0
  • Marcos Paulo Dambros Itapejara D´Oeste - PR 11/04/2022 15:57

    Sudoeste do Paraná hoje pela manha (11/04) acumulado de 38 mm, chuva forte mas sem vento.

    0
  • Geraldo Emanuel Prizon Coromandel - MG 11/04/2022 13:39

    Sabem o que causou essa gripe altamente patogênica?: A quebra de 40 milhões de toneladas da safra da América do Sul... Pergunto-me: Será que esses vírus não estão guardados em laboratórios?.

    3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Muito se falou de suspeitas e invencionices---- Recentemente o presidente da AIFA( ANVISA) veio a público para esclarecer que no DNA do vírus do covid foram encontrados 19 gens de natureza humana e com somente uma probabilidade de UM para um trilhão TRILHAO poderia ser natural...

      1
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Srs, sobre os casos de.covid ... em 2021 teve 30,2 milhões mortes decorrente da mesma 662 mil, ou seja 2 por cento, só não vê quem não quer que isso foi a.maior farsa do mundo por ser uma epidemia global ter um índice tão pequeno de.morte, comparem essa mortes com outras doenças como o câncer que não tem curra e o tratamento e fraco ... quem sabe vcs vejam algo de errada nessa pandemia de covid.

      6
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 11/04/2022 10:06

    No sábado o NOSSO PRESIDENTE nos honrou com sua presença.

    Visitou Bandeirantes - PR, vindo de motociata da cidade vizinha Andirá que fica a 18 Km de distância.

    Em seguida participou de uma missa no SANTUÁRIO DE SÃO MIGUEL ARCANJO .

    Se alguém duvidar e pedir um vídeo ... Vou responder :

    NÃO TENHO VÍDEO ... MAS, EMOÇÕES EU VIVI !!!

    13
  • Fabio Americo de campos - SP 11/04/2022 10:03

    Tinha que arrumar recurso para prosseguir até o término do plano safra, pois é agricultura e pecuária que continua a empurrar o Brasil

    0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 10/04/2022 20:06

    Vitor Vieira

    Anderson Dorneles, o "menino" da mulher sapiens petista Dilma Rousseff, teve sua prisão preventiva pedida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul no âmbito da Operação Copa Livre. O desembargador relator da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, atendeu a todos os pedidos, menos os de prisão. O "menino" Anderson Dorneles, que é "dono" do partido Avante no Rio Grande do Sul, está proibido de entrar na sede do partido. Também não pode entrar em contato com quaisquer dos outros investigados, principalmente com o prefeito afastado, Jairo Jorge, e sua mulher, Thais Pena Oliveira (prima do bandido mensaleiro José Dirceu). Também não pode sair da cidade sem autorização judicial. Ele fica obrigado a permanecer em sua casa em Canoas, uma casa luxuosa, com piscina. Progrediu muito na vida esse "menino" na sua convivência com os petistas. Está com todos os seus sigilos (bancário, telefônico, fiscal, telemático) quebrados, todas suas ligações são interceptadas, assim como as de Jairo Jorge, sua mulher Thais Pena Oliveira e as dezenas de outros investigados.

    5
  • Rico Ferrari São Paulo - SP 09/04/2022 17:00

    A Petrossauro é uma ótima empresa. Quando dá lucro, divide entre os acionistas. Quando dá prejuízo, divide entre o pobrerio brasileiro pagador de impostos ou comprador de combustíveis. Um modelo de negócios ótimo. Pra quem tem ações da Petrossauro.

    6
  • Elvio Zanini Sinop - MT 09/04/2022 10:45

    Gauchada , vão se preparando , porque a fome vai chegar; quem tem um canteiro plante, devido que quem não plantar não vai ter alimento suficiente e o U$ vai faltar, para aquisição , insumos dobraram, a mão de obra está difícil .; e A V o n t a de é P o u c a ???

    1
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Concordo Plenamente Sr. Elvio, a fome está às portas do Mundo..., Não tem como escapar, USDA dizer que estoques de passagem da Soja será de 88.9 milhões.., kkkk, tão de brincadeira, era de 100, percas de mais de 40.., a conta não fecha, sem contar as percas dos cereais na Ásia..., Mentirosos...

      1
  • Leocir Zortea Viadutos - RS 08/04/2022 22:11

    Um baita negócio.... vamos dizer que ganhe 50 bilhões..... isso o Governo arrecada em 1,5 anos da divisão dos lucros da petroleira.... perde o poder de controle e aí.... é fácil. Depois não precisa mais se preocupar com reclamações sobre o preço dos combustíveis.

    5
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Ideia furada, --- Caminhoneiro vai parar o país se o preço for exorbitante--- Pouco importa se a Petrobras for do governo ou não for----

      10
    • Leocir Zortea Viadutos - RS

      Preço do diesel está exorbitante.... houve ameaça de greve e o Bolsonaro passou a mão na cabeça deles.... viraram gatinhos mansos. A greve na época foi provocada por interesse político, claro que o preço alto estava em pauta também (foi a carona),na época a comparação do preço era bem inferior com o que hoje está. Também temos que por na balança a situação de guerra. Mas acho improvável com o Bolsonaro no poder pois a maioria apoia. Eu acredito que se houvesse maior controle acionário do governo a petroleira continuará sendo uma empresa estratégica para o país. E ter melhor controle de preços.

      13
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Sr Carlo Meloni, acredito que a mensagem quer dizer que quando a Petrobras for privatizada ela será mais eficiente e lucrativa conseguindo manter os preços sempre mais competitivos e razoáveis… dessa forma os caminhoneiros nunca precisariam fazer greve. Como estatal ela tem o custo mais elevado e menos eficiente, tendo que cobrar um petróleo e serviços mais caros para cobrir os custos da ineficiência administrativa.

      7
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sem falar Sr. Aloisio que o Zortea de propósito ou não, esquece que o governo tem o poder de tributar.

      6
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      O pilantra do FHC "privatizou" e a arrecadação dos estados e governos aumentaram muito. Governos socialistas são picaretas por definição e empresários que apoiam os socialistas são picaretas também.

      10
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Aloisio com certeza privatizando uma empresa os donos aplicarão um choque de eficiência cortando todas as despesas excessivas--- Mas o que faz o preço é o mercado-- Os preços não vem de baixo ( custo) para cima-- Já tentaram reduzir o monopólio autorizando várias distribuidoras ATUANDO em paralelo com a Petrobras mas os resultados foram inúteis e a prova está aí na nossa frente-- O que desejo lhe explicar Sr Aloísio que privatizar muda a condição da empresa só da empresa--- O mercado que define o preço continua uma incógnita---Veja o caso das operadoras de telefonia que deveriam concorrer entre si e na verdade formaram um cartel com o beneplácito da

      ANATEL que na verdade foi inventada por FHC para fiscalizar mas na pratica representa os três macaquinhos cegos/surdos/mudos

      4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Aloisio, privatizar ê só a metade de uma boa intenção---Vamos pegar o caso das rodovias--- Todos batem palmatória para as privatizações--- 60 anos atrás ninguém pagava pedágio--lembro da rodovia Castello Branco até 1974 era de graça--- Os impostos serviam para manter isso--- Privatizaram e inventaram o pedágio jogando o custo das rodovias nas costas do povo, a parte cômica é que o povo aplaude a privatização, ao tirar o governo porque ele é ineficiente o povo acaba assumindo mais despesas e hoje um trabalhado trabalha 5 meses só para pagar imposto

      2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Meloni, é preciso contextualizar isso, FHC entregou as melhores e mais rentáveis praças de pedágio aos Covas. E vc tem razão ao dizer que os impostos que teoricamente serviam para conservar rodovias não foram extintos, eles foram mantidos e o PSDB comunista ainda criou outros impostos sobre o valor da arrecadação dos pedágios. Isso precisa ser dito, mesmo que não levemos em conta a picaretagem de "vender" aos partidários, o que podemos chamar de negócios escusos, quando o chamado "cidadão" paga o pedágio ele está pagando também ao governo e ao estado, por isso Thomas Hobbes tinha razão quando disse em Leviatã... O estado é ladrão, tudo que possui roubou...

      4
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Sr Carlo Meloni, entendo perfeitamente a sua visão. Mas não podemos comparar a demanda viária de 1974 para os dias de hoje. As questões dos impostos estão correlacionados a outros problemas administrativos da administração pública. Para contextualizar isso tudo precisamos identificar vários fatores. Mas a privatização melhorou vários setores, principalmente o da telefonia. No entanto, precisaríamos de horas de debate para destrincharmos toda essa complexidade. Mas a privatização nos traz eficiência e eficácia, isso eu não tenho dúvida.

      6
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sim sr Aloisio a empresa privada funciona melhor, ...Eu lamento que todas as privatizações se transformam em mais despesas para o povo--- O estado está se transformando num elefante difícil de carregar

      3
  • Geovani Salvetti Ubiratã - PR 08/04/2022 12:51

    Vai faltar soja e comida no mundo... ninguém consegue mudar as intemperes climáticas que infelizmente nos últimos tempos tem sido muitas, agravando cada vez mais a produção.

    2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Concordo contigo mas é bom não estufar o peito demais -- As previsões eram de uma safra de 115 milhões de toneladas de soja, entretanto a safra será de 125----Precisamos considerar que a produtividade melhora a cada ano porque o solo está melhorando-- Então eu acho que ainda sobram dois meses para ganhar dinheiro porque em julho entra a safra americana e aí Chicago não vai subir mesmo

      11
  • Volmar Pires 08/04/2022 09:22

    Em que planeta está a pessoa/agência que fez essa reportagem? O Rio Grande amarga a maior seca de sua história? Safra? que safra? Não existe qualquer parâmetro de comparação com anos anteriores. Me desculpem , mas a matéria esta totalmente fora da realidade.

    0
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Permita-me discordar, Sr. Giovani Salvetti...

      A ausência de comida para uma parte considerável de seres humanos no planeta decorre de inúmeros fatores, exceto por falta de oferta.

      Para que ocorra falta efetiva de alimentos há que acontecer frustrações muito elevadas na produção ao redor do mundo...

      Por fim, apenas um lembrete: para cada tonelada de comida que sai dos campos, perto de 600 kg chegam efetivamente aos nossos estômagos, ou seja, perdem-se mais de 400 kg entre o campo e nossas barrigas ..

      4
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Pode não faltar Sr. Cacio, mas os preços vai nas alturas... acho que é isso que ele quis dizer... Quebras de safras, preços elevados, vendam o mínimo, bem isso , disse por tabela, assim entendi Eu...

      0
  • Raquel Vilela Miranda Trieste 07/04/2022 13:54

    Li, reli, li mais um vez, outra vez e não entendi a conta

    3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Trata-se de tradução mal feita por isso gera confusão --- A única coisa clara é que a guerra gerará uma redução 1,4 milhões de saca de café

      1
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Ser. Carlo, no consumo ou na produção Mundial???

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Pois é depois que escrevi percebi que faltava a palavra

      DEMANDA

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Quer dizer o assunto desse artigo é uma previsão, isto é, um chute do jornalista--na verdade o mercado é uma incógnita porque se todo mundo tivesse conhecimento do futuro todo ia ficar rico inclusive na loteca

      1
  • carlo meloni sao paulo - SP 07/04/2022 13:00

    Parece que a soja do Paraná vai chegar ao redor de 11 milhões de toneladas e o Brasil 125

    2
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      E Sr Meloni o Paraná e demais estados que foram afetados além da baixa produção tbm serão afetados pelos atravessadores e cooperativas que de cooperativas não tem mais nada. Além de preços iguais a muitas empresas particulares em insumos e quando recebem os grãos estão descontando 1 por cento a fundo de capital na hora da venda, ou seja , os agricultores sempre pagando a conta, estimativas de safra recordes que por muito tempo não se concretiza e depois que quase tudo colhido e entregue a eles, no geral, começa a queda dos preços, afinal já estão abastecidos. Mas esse é o jogo do quem pode mais chora menos, até quando o agricultor vai ficar nas mãos deles , fica a pergunta

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Cada um ao seu jeito precisa sair fora do atravessador

      1
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Já comentei aqui em passado distante, Sr. Hilário Bussolaro, que cooperativa, via de regra, existe para privilégio de alguns, enquanto que a grande maioria banca os privilegiados ..

      Em resumo, não cumpre o papel que deveria cumprir...

      2
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Sr Cacio, sem dúvidas elas tem esse propósito de privilégios, mas a única forma de mudar é se unindo e cobrando ou até mesmo um abandono das mesmas. O que adianta pegar as migalhas depois que paga tudo o que eles cobram, e depois que estão cheios ainda manipulam os preços para dar margem a compras mais em conta e sempre assim só os diretores que tem informações e privilégio que tiram proveito disso. O que tento falar é até quando vamos assistir isso e não fazer nada pra mudar, presidentes de cooperativas que ficaram milionários, e o que é pior todos comentam isso será que ninguém sabe alguma falcatrua para derrubar esse povo, até parece que o povo gosta disso só pra comentar depois

      2
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Sr Hilario..., a meu ver a reflexão e a tomada de decisão são muito simples: QUEM ESTÁ DE FORA... CONTINUA DE FORA! QUEM ESTÁ DENTRO... SAI!!

      Ou não é bem assim!?

      1
  • Klaus Porsch Riqueza 07/04/2022 10:24

    Interessante ver todos esses "modelos climáticos" furados em várias páginas, dizendo que no outono vai chover abaixo da média no Sul, sabendo que aqui no oeste de SC já choveu 350 mm no último mês e está chovendo forte há dias, agora e com previsão para a próxima semana inteira.

    0
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Paraná, Idem..

      0
  • Elvio Zanini Sinop - MT 07/04/2022 09:12

    Qual é a D E M O C R A C I A ? DA RUSSIA ; COMETENDO TANTAS MORTES PRÌNCIPALMENTE DE INOCENTES E IDOSOS NA GUERRA DA UCRÃNIA // ??? Realmente deveremos estar no Fim dos T E M P O S /////

    3