Fala Produtor - Mensagem
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 22/07/2018 01:34
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Sr PAULO, eu pessoalmente acho que a industria de defensivos agricolas espalha intencionalmente essas pragas para poder ganhar dinheiro..
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Vivemos em pleno século XXI mas ainda não conseguimos enxergar com clareza a realidade...
Muito se fala em meio ambiente, a preservação do mesmo, controle da poluição. Mas pouco se fala na "poluição biológica".
Sabe-se que as invasões biológicas são a segunda maior causa de extinção de espécies, atrás apenas da destruição de habitats.
Mas, o que seria a "invasão biológica"?
Temos como resposta o assunto que toma espaço em todas as manchetes da mídia. A votação dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, proibindo a caça ao javali.
Espécie nativa da Europa, Ásia e norte da África. Foi introduzida no Brasil a partir da década de 1960, principalmente para o consumo de carne na região sul do país.
Há registros da presença de javalis em quinze unidades da federação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Roraima, Tocantins, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Peixes trazidos de outras bacias hidrográficas, causam diversos problemas no novo habitat.
Um molusco originário da Ásia, chamado de mexilhão-dourado, chegou à América do Sul, provavelmente de forma acidental na água de navios cargueiros. Hoje está presente, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste do Brasil, causando destruição da vegetação aquática, entupimento de canos de dutos de água, esgoto e irrigação e, muitos outros.
Pragas e moléstias que atacam plantas de soja, milho e outras commodities, são em sua maioria, produto de "invasão biológica", pois foram descritas em seu local de origem, distante de dimensões oceânicas do solo brasileiro, mas conseguiram viajar, para aqui se instalarem.
Será que isso é fruto da nossa cordialidade com os "estrangeiros"?