Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 17/10/2018 01:40

    Após uma longa ausência (?!) do ilustre escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, reproduzo parte de um dos seus melhores textos através da fala de seu principal personagem, o Zecamunista, de saudosa memória... O texto ridiculariza a estratificação social do governo da época. (O artigo foi escrito em 10/11/2013, mas parece que foi hoje...): Leiam: .

    "O raciocínio é simples, disse o Zeca. Eu li que, para o governo, a classe média, começando pela baixa classe média, vai de 291 a 441 reais de renda familiar. Aí eu dou dois reais a cada família nessas condições. Quem está com 290 sai da pobreza e entra logo na classe média. Quem está com 441 pega os dois reais, passa para 443 e entra na classe média média. E quem está com 641, que é o limite da classe média média, pega os dois reais e entra na classe média alta. Acho que ainda preciso acertar uns ajustes na passagem da pobreza para a média baixa, mas, quando em boas mãos, as estatísticas fazem qualquer coisa, está aí o governo mesmo, que não me deixa mentir. Itaparica, o município com a maior porcentagem da população na classe média! Curva-te, São Paulo! Ajoelha-te, Rio! Aprende, Europa! O brasileiro é um ingrato e o nordestino um injustiçado, do contrário eu entraria para a História como o homem que revolucionou a mobilidade social, o primeiro a aparecer com uma novidade nessa área, desde Lenine.

    Você me desculpe, mas em que que isto muda alguma coisa?

    Você é um cego político. É o que dá se vender ao jornalismo capitalista. Isto é o mapa da vitória nas urnas, melhor que isto só no tempo em que o coronel seu avô pagava cem mil réis por um saveiro cheio de eleitores. Pense no programa de tevê do partido que adotar minha ideia: "Você hoje não é mais pobre, é classe média. E, agora que já se instalou nela, não vai querer sair, vai? Filie-se e vote no Nosso Partido, o NOP! Somente o NOP garante dois reais por família, para você permanecer ou subir mais na classe média! É o nosso compromisso! Votou, ganhou! Na escada para o topo, conte com o NOP!"

    Claro que essa maluquice não ia dar certo. Ia ser preciso um partido muito cínico, um Congresso muito irresponsável e um povo muito avacalhado.

    Justamente ? disse ele".

    A integra do artigo encontra-se ... http://avaranda.blogspot.com/2013/11/a-nova-classe-media-joao-ubaldo-ribeiro.html

    0