Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 23/10/2018 01:37

    Vou tentar, com meus escritos, expor um conceito formado em minha mente.

    Segundo vejo, em todos os comentários onde existe jogo de interesses, há sempre um debate entre "mocinhos e bandidos". Mas, porque isso acontece?

    Digo que a razão está nas raízes do Império. Na Constituição Imperial de 1824, o Imperador munido do Poder Moderador, segundo o artigo 101, ele atuava, entre outras coisas: 1)"Nomeando os Senadores" (em caráter vitalício); (?) 6) "Nomeando e demitindo livremente os Ministros de Estado"; 7) "Suspendendo Magistrados, nos casos do art. 15"; 8) "Perdoando e moderando as penas impostas aos réus condenados por sentença"; 9) "Concedendo a anistia em caso urgente, e que assim aconselhem a humanidade e o bem do Estado".

    Você vê alguma semelhança com o sistema atual?

    Quanto ao tratamento que os debatentes usam para definir seus opositores, a palavra corrente é "fascista". Mas, qual é a base do fascismo?

    O fascismo é um sistema de governo totalitário, onde se prega valores nacionalistas e, privilegia as corporações.

    Muitos veneram Getúlio Vargas, mas foi através dele que a população brasileira foi condicionada ao fascismo. De início, até hoje o mantra "O Petróleo é nosso" é usado como uma lei divina. Mas, o que isso significa? Não é um viés nacionalista e, privilegia o Estado?

    Quanto as outras corporações que nos submetem à servidão, pode-se citar as corporações étnicas, raciais, profissionais, políticas e, muitos eteceteras.

    Não se deve esquecer que o Homo sapiens tem uma prioridade: seu bem-estar, muitos procuram obtê-lo com seus méritos, mas muitos se unem para usar métodos fascistas para consegui-lo. Ou seja criam-se corporações que vão defender seus interesses.

    O modelo de Estado provedor que temos no país, é uma larga avenida para que esse "Modus operandi" se perpetue.

    1