Fala Produtor - Mensagem
-
Cesar Sandri Mineiros - GO 21/11/2018 21:22
-
Eduardo Lima Porto
Porto Alegre - RS
Prezado sr Sandri, mui respeitosamente, quero dizer-lhe que as informações mencionadas em seu comentário são improcedentes em relação aos Estados Unidos e estão completamente equivocadas no que se refere a realidade dos países africanos.
É certo que o eixo do fornecimento se deslocará rapidamente para a Africa, mas isso nada tem a ver com subsídios e/ou incentivos financeiros destes Estados para a atração de investimentos.
Os subsídios são impraticáveis mesmo nos países comparativamente mais "ricos" da Africa Subsaariana, como Angola que enfrenta enormes problemas econômicos. Alguns países estão oferecendo vastas áreas agricultáveis para que investidores se instalem e produzam diferentes cultivos, primeiramente voltados para o abastecimento doméstico obedecendo um programa de substituição de importações que visa reduzir o custo dos alimentos. A produção de soja para exportação está em pleno curso em Angola, Moçambique, Zambia e Tanzania. As empresas que lá se encontram são majoritariamente estatais chinesas que estão associadas a grandes projetos de infraestrutura, que vendo implementados no âmbito do programa "One Road, One Belt".
O motivo de lá estarem investindo está relacionado a vantagens logísticas que tornam estas atividades de larga escala mais competitivas. Absolutamente nada que ver com subsídios.
Em vários países dessa região não existe o conceito de propriedade como conhecemos aqui, o Estado confere a titularidade de concessão pelas terras por período determinado (normalmente 25 anos renovável por igual período), sujeito à revogação se não ocorrerem atividades concretas de plantio.
No futuro muito próximo, tal situação deverá acrescentar um volume importante de grãos a oferta mundial, o que deverá afetar os preços internacionais e inviabilizar economicamente a várias regiões distantes dos Portos no Brasil. Estas localidades terão que se reinventar a partir da agregação de valor daquilo que produzem ou simplesmente mudarem a atividade econômica.
Nada mais normal num sistema evolutivo. Errados estarão aqueles que continuarem a clamar por suporte financeiro eterno do Estado quando todas as evidências mostrarem que as suas atividades já não valem mais a pena. Quem quiser insistir contra as leis naturais, pois que faça isso com o seu patrimônio e não onere o resto da sociedade com a manutenção de impostos destinados a cobrir subsídios, ajudas, repactuações de dívidas contraídas sem critério, etc.
Esta é a minha de cidadão.
-
Rafael Antonio Tauffer
Passo Fundo - RS
Quero ver quem vai investir num país que nem direito a propriedade tem.
-
Cesar Sandri
Mineiros - GO
Rafael, vários empresários estão indo pra lá : https://www.agrolink.com.br/noticias/empresarios-brasileiros-vao-a-africa-plantar-soja-e-algodao_112187.html
-
Cesar Sandri
Mineiros - GO
Os EUA não subsidiam os sojicultores? Coisa de 20 dias atrás , ouvi esse dado de U$ 4,00/sc que os americanos recebem do governo, numa palestra dentro da FAMATO por um dos diretores dessa importante entidade.Bom saber , que na próxima reunião vou questiona-los por nos estár passando informações erradas.Vou dizer que um consultor contexta essa informação.Todas as noticias que eu li à respeito no agrolink ,globorural,folha de são paulo, devem de ser fakes?
O subsidio é dado à agricultura porque ela é uma atividade de risco , porque ela representa a segurança alimentar de um país, porque ela sustenta a balança comercial, não deixa aumentar a inflação.E no caso do Brasil , ele representa 3% do custo , é um dos mais baixos do mundo. A maior briga nossa nos últimos anos foi para que os EUA abaixassem os seus . Agora nós vamos além de acabar com o pouco que temos, concorrer com os outros que dão muito.E com todo respeito sr Eduardo, o senhor precisa consultar suas fontes melhor , pra não dizer que os outros estão mentindo.
https://canalrural.uol.com.br/noticias/estudo-mostra-que-subsidios-dos-estados-unidos-sao-mais-prejudiciais-agronegocio-brasileiro-23907/
-
Cesar Sandri
Mineiros - GO
Essa noticia é fresquinha: Pena que aqui não abre o link , mas só pra vcs verem a fonte e irem no google, pelas palavras chaves
-
Cesar Sandri
Mineiros - GO
Noticias de isenção de impostos dos paises africanos para a soja:
-
Eduardo Lima Porto
Porto Alegre - RS
Sr. Sandri, respeito a sua divergência de entendimento.
Cumpre registrar aqui que em nenhum momento afirmei que o Senhor estaria faltando com a verdade propositadamente em relação aos seus comentários.
Não lhe chamei de "louco" e nem de "besta" por discordar da minha opinião.
Contrapor argumentos indicando que algo possa ser "improcedente" ou mesmo "equivocado" está longe de significar uma desqualificação grosseira, muito pelo contrário, é um tratamento educado e que abre o espaço para que a outra parte possa apresentar fundamentos sólidos que referendem as suas opiniões diferentes.
Quando isso acontece de maneira equilibrada, todos evoluímos.
Particularmente, me sinto feliz quando alguém consegue mostrar que estou equivocado em determinado assunto, pois me ajuda a corrigir o rumo e crescer como indivíduo.
Gostaria de esclarecer que não sou Jornalista.
Os artigos que escrevo e compartilho com os leitores do Noticias Agrícolas são fruto da minha visão, conhecimento e experiência profissional.
Costumo ser a "fonte original" do que publico e talvez por isso que venho sendo consultado no Brasil e no exterior há alguns anos.
Quando faço uso de informações, idéias ou conceitos elaborados por terceiros, os autores são rigorosamente citados e isso faz parte de um princípio de absoluto respeito pela produção intelectual alheia.
Não recebo qualquer tipo de pagamento pelos meus artigos de opinião, não atuo em representação de empresas, organizações setoriais ou partidos políticos, razão pela qual me sinto absolutamente livre e despreocupado com eventuais contrariedades.
Estou consciente do que significa estar exposto aos riscos e rigores da crítica e, apesar de não ser a minha intenção, entendo ser o único responsável por qualquer dano ou dissabor que os meus artigos possam vir a causar.
Realmente apreciaria muito ler um artigo da sua autoria.
Estou certo de que o Noticias Agrícolas oportuniza esse espaço para todas as vertentes e linhas de pensamento.
-
Eduardo Lima Porto
Porto Alegre - RS
O mundo inteiro subsidia a agricultura: a Europa 30% de sua agricultura, os EUA o ícone do liberalismo paga todo ano quase U$ 4,00 por saca de soja para os produtores, a Africa está reduzindo os impostos pra agricultura para incentivar a produção de soja, Moçambique está dando terra pra quem quer plantar soja. E pelo que vejo aqui estão aplaudindo o fim dos subsidios no Brasil. Qual a lógica disso? Todos os governos de outros países incentivando a agricultura e nós aqui teremos que se virar sozinhos? Como vamos concorrer em desigualdade?Se acabarem os juros subsidiados , os creditos, o preço mínimo , vai ser mais fácil por exemplo produzir na Africa .Os Chineses estão com fome e tem dinheiro e já estão investindo por lá. Conclusão o eixo de produção está se mudado para fora do Brasil e o governo falando de cortar ainda mais o pouco incentivo que temos (leia a repostagem a baixo). Acordem colegas , esse governo que ai chegou é um desastre!!!