Fala Produtor - Mensagem

  • Fabí­ola Dorneles Londrina - PR 24/11/2018 12:54

    Eu sou a professora orientadora dessas meninas e de outros alunos que estão estudando a Antropoentomofagia no norte do Paraná, como acontece também em diversas partes do mundo e no Brasil. Não somos pioneiros nesse ramo de pesquisa, que já conta com outros pesquisadores de diversos institutos e universidades em nosso país. Sinto-me na obrigação de responder ao Senhor Sebastião Ferreira Santos e a todas as pessoas que pensam de modo semelhante a ele, mas sem polemizar nem ofender ninguém, apenas elencando alguns pontos equivocados de comentários como esse.

    Leitores, em nenhum momento a proposta do trabalho busca substituir uma dieta carnívora ou vegetariana pelo hábito de consumir insetos. Esse radicalismo, tão atribuído à posição política "de esquerda" acaba sendo mais originário de pessoas como essa que lemos acima. Independentemente da posição política, que não vem ao caso agora, o trabalho é uma ALTERNATIVA proteica e saudável para alimentação humana. Sim, temos a sustentabilidade como um ponto importante a ser discutido, mas respeitamos e somos incentivadores dos diferentes modos de economia, alimentação e modos de pensar. Ninguém aqui está contra a produção agrícola, tão pouco criminalizando os pecuaristas como bandidos. Vamos ler um pouco mais e ter respeito a todos, o que está cada vez menos presente em nosso mundo.

    Nossa pesquisa não é de opinião, se você prefere comer isso ou aquilo. Se não ficou claro, estamos totalmente disponíveis para todos os esclarecimento necessários.

    É a partir dessas opiniões frequentes que eu tenho mais orgulho ainda dos meus alunos, pois além de falarem tão bem, pensarem de forma crítica e saber interpretar o mundo, o estudo os faz pessoas longe da ignorância, tão presente nos dias atuais.

    Por último, Senhor Sebastião, sou uma professora séria e competente sim. Não vou fazer como o senhor, que me julgou sem me conhecer. Se quiser, posso entrar em contato para que você tire suas conclusões.

    10
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Professora, entro no assunto porque, apesar de considerar justa sua indignação, você tomou a iniciativa de responder no mesmo tom. Seu argumento perdeu a validade no parágrafo em que afirma "ensinar" seus alunos a pensar de forma critica..., esse é um mal que você faz, pois foi exatamente o que o nosso comentarista produtor rural fez..., ele pensou de forma critica, e foi devidamente corrigido por outro leitor.., portanto você deveria ter levado isso em consideração... Mais, o argumento de também "ensinar" a interpretar o mundo não tem lógica no contexto da reportagem, que foi o de mostrar o trabalho das meninas..., uma startup tem finalidades lucrativas, não é uma questão de interpretação do mundo, mas de dinheiro, é economia..., e aqui somos, a grande maioria, apoiadores de todo e qualquer tipo de empreendimento, somos a favor do livre mercado e da inovação, portanto incentivadores desse tipo de iniciativa e não seus inimigos que interpretam o mundo de maneira "errada".

      5
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Esse velho matuto já viu essa narrativa em algum lugar: ... "ensinar" seus alunos a pensar de forma critica.... .... Não seria na seara "Escola Sem Partido" ???

      0
    • Fabí­ola Dorneles Londrina - PR

      Olá! Para o sr. Rodrigo e mais todos aqueles que pensarão iguais a ele, convido-os a conhecer a escola chamada IFPR Campus Jacarezinho e ver com os próprios olhos se nossos alunos não são preparados para interpretar o mundo e pensar de modo crítico. Transformar um trabalho acadêmico, de pesquisa, em algo como comunismo, de esquerda, como uma afronta à criação de gado é uma total falta de nexo e, sim, ignorância. Não tem argumento que ganhe da ignorância. Estamos disponíveis e abertos à visitação. Esperamos vocês!

      16
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      A peleia tá bonita... Concordo quando se fala em preparar as pessoas a pensar e agir de modo crítico... pois só desta forma o país e os brasileiros deixarão de engolir e aplaudir as fanfarronice da direita e da esquerda... tipo, 35% da população acham Lula um santo e 60% dos eleitores acham que o borsanada que nunca fez nada e agora vai virar um gestor de ponta... pessoas com espirito critico não engolem as mentiras e nem os mentirosos e nem viram massa de manobra do marketing..

      20
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Professora Fabiola, infelizmente para voce, sei o que significa pensar criticamente ou o tal pensamento critico..., significa que um numero finito de situações tem infinitas interpretações. Mas isso é falso como nota de 3 reais, não tem viabilidade na prática, na realidade das coisas.... Agora, é inadmissivel que uma professora não consiga interpretar o que escrevi, aqui todos sabemos o sentido, o significado da palavra sustentabilidade e que a doutrina desenvolvida em cima dela é carregada de ideologia. De forma que aquilo que escrevi é o contrário daquilo que voce diz que escrevi. Li acima um comentário de uma aluna sua, ela pensa que pode mudar o mundo,... Nessa idade eu também pensava, só que depois descobrimos que a realidade não pode ser mudada. Por isso afirmei que apoiamos a iniciativa, mas que não se trata de interpretar o mundo e sim desenvolver uma empresa viável economicamente... Nesse quesito a maioria dos produtores rurais do Brasil tem muito a ensinar. Os produtores rurais sabem muito bem utilizar as técnicas desenvolvidas por cientistas, academicos, etc... E acredite, desenvolvem muitas técnicas também... Outra idéia que sua aluna escreveu aqui foi a de que a água está acabando, não está. Todos os produtores rurais querem liberdade para fazer barragens e segurar a água que se perde nas enchentes. Acredite, nós sabemos como manejar a água, toda a agropecuária depende dela, somos os maiores interessados na preservação das nascentes e na conservação dos rios. Quando li a reportagem lembrei de minha avó que tem 93 anos e alguma dificuldade para se alimentar, então pensei,...legal isso pode ajudar a alimentar pessoas idosas ou com alguma enfermidade a ter uma dieta melhor. Infelizmente voce agiu como uma militante de facebook, como são quase a maioria dos professores do Brasil, elitistas, pensam ter o monopólio da moral e da sabedoria, voce não viu nexo ou melhor, que voces relacionam um negócio com ideologia. Nos chama de ignorantes, e isso significa apenas que voces não tem argumentos para rebater aquilo que afirmamos. Voltando ao pensamento critico, os agropecuaristas não são uma classe de ruralistas que possuem um discurso que esconde puramente um interesse financeiro, somos os maiores interessados na preservação do ambiente, sabemos melhor que ninguém o que acontece quando ocorrem desequilibrios no clima. A sobrevivencia da agropecuária depende disso, por isso, reafirmo, os produtores rurais são os maiores interessados na preservação do meio ambiente.

      4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      ANTROPOENTOMOFAGIA... Esse assunto ficou tao polemico que me deu vontade de entrar mesmo que seja O ULTIMO A FALAR E O PRIMEIRO A APANHAR... A semana das artes de 1922 teve como motivo impulsor o MOVIMENTO ANTROPOFAGICO... Peço desculpas antecipadamente mas para mim esse movimento foi uma das maiores cretinices que surgiram no planeta... Vou explicar, tudo girou ao redor de TARSILA DO AMARAL filha mimada de um rico fazendeiro paulista... Tarsila viveu um bom tempo em Paris e o apartamento dela virou ponto de encontro de artistas hoje famosos mas que naqueles tempos filavam a boia da Tarsila por sinal muito boa---Picasso era um deles----Tarsila criada na fazenda lembra que na infancia sem televisao era abito contar antes de dormir estorias da mula sem cabeça e indios canibais----Casada com Oswaldo de Andrade um dia ela quis fazer uma surpresa para Oswaldo para decorar seus livros e pintou o ABAPOURU que seria um pesadelo decorrente das estorias de indios canibais... O quadro fez tanto sucesso e hoje esta' como obra principal do salao presidencial em Brasilia... Em cima deste quadro foi criado o movimento ANTROPOFAGISTA... uma tolice... Pelo menos vejo a especialidade da professora FABIOLA com mais interesse, pois quanto mais insetos comerem menos gastos de inseticidas teremos...

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      O termo "antropoentomofagia" usado pelo Sr. Meloni é sim antigo. Alguém já ouviu sobre a caça das tanajuras (formigas aladas) que depois eram fritas e consumidas como um prato especial. Esse era o costume das pessoas do interior, quando as saúvas promoviam as revoadas de suas içás para a formação de novos formigueiros.

      Agora estamos diante de uma geração dos Millennials que considera tão importante ter um Smartphone quanto ter um plano de saúde. Quanto ao consumo de alimentos, bem o objetivo é que o alimento produzido impacte menos o meio ambiente... Quanto a produção de Smartphones, bem isso não vem ao caso, se a sua produção impacta mais ou menos o meio ambiente, se a mão-de-obra usada para a produção segue as normas da OIT, pois os fins, justificam os meios...

      E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE ... ... "HIPOCRITIZANDO"!!!

      0