Fala Produtor - Mensagem
-
José Roberto de Menezes Londrina - PR 14/02/2019 11:58
-
Gilberto Rossetto
Brianorte - MT
Mas de que subsidios estamos falando? Para crédito de custeio (que é o juro mais barato) os bancos cobram de 6,5% a 7,5% aa. A inflação está menos que 4% aa. Então está se cobrando juros de 60%... 70% acima da inflação ... ou seja da corrosão da moeda. Isto é subsidio? Por favor, cobrar de um setor que necessariamente precisa de proteção, 60% a mais que a inflação ... em qualquer pais civilizado seria um absurdo. No entanto aqui se taxa de subsidio!!!! O problema é que os juros para o cidadão comum, para empresas, tornou-se um assalto e agora querem implantar essa extorsão nas operações agricolas. Será que não está na hora de perceber que o que está errado são os juros absurdos praticados pelo mercado e não os juros praticados na agricultura. Como as coisas estão daqui a pouco vamos colocar cotas de assalto, ... olha determinado setor foi assaltado 10 vezes, ... mas aquele outro só uma vez, ... então está na hora de aumentar o assalto prá esse que foi assaltado menos. Hora, em qualquer pais europeu, Japão, Eua, ... a inflação é 2% e os juros são iguais ou menores. No Brasil ... não se contentam com 60% acima... e tem gente que acha que ainda tem subsídio.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Esse é o "pobrema" do brazil... ... Os analfabetos funcionais não estão circunscritos somente na área da linguagem. O analfabetismo é uma doença com características metastática, ou seja, ela toma todo o ser. ... ... Daí o interesse em manter o padrão de ensino imutável por décadas e, quando alguém fala que tem que mudar, ouve-se gritos de todos as partes...
-
Guilherme Frederico Lamb
Assis - SP
Muito objetivo e oportuno o seu comentário José Roberto, primeiro não podemos deixar que esse tipo de distorção técnica que você evidenciou possa delinear as medidas que estão sendo tomadas para tentar sanar os problemas que vem se acumulando há anos.
Não faz sentido falar em juros subsidiados de forma generalizada se o juros praticados estão acima da taxa selic. Eu não vou nem mencionar a questão da inflação para ficar mais objetivo e também porque esses números são passiveis de discussão. Então o que importa para definir é a taxa selic, e o juros agrícolas em geral estão acima desse índice, para custeio pelo menos 0,75% para médios e médios/grandes (de acordo com a receita).
Agora o X da questão, qual o custo real, o efetivo que o produtor paga em um custeio agrícola de juros de 7,5%?
O tal subsidio do governo custa caríssimo, se tomarmos como exemplo 100.000 reais, teremos que pagar IOF (0,38%), registro cartorial que o valor varia de acordo com o tipo de cédula, mas no caso das mais baratas, pelo menos 0,3%, nos bancos públicos existe uma taxa de liberação de 0,5% do valor também, sem entrar na parte nebulosa das vendas casadas, temos os seguros compulsórios do penhor de safra em torno de 0,72% e o seguro agrícola, que é uma venda compulsória e casada, apesar de dizerem o contrário, se o produtor não fizer e assinar o termo da instituição que fez de livre espontânea vontade terá muita dificuldade de acessar o recurso, esse no caso em torno de 8% do valor financiado. Isso o prêmio pago integralmente pelo produtor es esperando pela subvenção parcial que talvez seja credita na conta. Durante vários anos não recebi nenhuma subvenção desse seguro que do ponto de vista prático é inútil, o banco dizia que o governo não tinha repassado. Ano passado veio algo em torno de 30% do valor do seguro. Partindo dessa situação, podemos considerar o custeio com subvenção tendo um peso de 5,3% no custo efetivo.
O custo efetivo chega a 15% entre juros, impostos e taxas, sendo que a totalidade dela vai para o estado.
Isso sem contar o seguro de vida que o tomador de credito precisa manter e as nebulosas vendas casadas que se desenrolam antes, durante e depois da tomada de credito.
Não faz nenhum sentido usar o termo subsidiado, pois o juros estão acima da taxa base e se computarmos os custo efetivo então...
-
Juarez Lima
Juros para agronegócio acima da inflação oficial é um assalto de mão desarmada de um lado e armada de outro. Como podemos falar em subsídios se a inflação oficial está abaixo de 4% ao ano???.
-
Gilberto Rossetto
Brianorte - MT
A história demonstra que, no Brasil, os subsídios agrícolas são pesadelos.