Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 26/02/2019 07:28

    Em alguns comentários vejo a perplexidade de alguns comentaristas diante de ambiguidades e distorções de conteúdos de algumas matérias, muitas vezes reproduzidas, embora seja muito louvável a direção do site em busca de conteúdo próprio, é um grande avanço... Isso certamente custa muito esforço e dinheiro... Quando comecei a comentar as noticias eu fazia de um modo que estivesse falando sobre o assunto, apontando as distorções e dizendo quais eram e por que..., muitas vezes elevei o tom, nem sempre de forma educada ou cordial, e respondi às criticas pessoais, as ofensas que me faziam com ofensas ainda maiores... Na guerra politica, quem cala perde.... Mas o mesmo não se dá com as coisas práticas da vida, isso pode ser respondido com argumentos... Outro dia fui objeto de um julgamento pessoal implacável e mentiroso. Na politica e nas relações de poder isso ocorre com frequencia, o uso de mentiras, as atribuições de caracteristicas e deformações que o outro não possui, e que o verdadeiro possuidor de tais defeitos geralmente é aquele que acusa... Apontar incongruencias é uma coisa bem diferente de acusar de manipulação. E normalmente no Brasil, aqueles que acusam os outros de manipuladores, são eles próprios os que desejam manipular... Funciona assim, depois de feita a acusação vem a promessa de libertação onde, invariavelmente, está escondida a armadilha para verdadeiramente escravizar... Entendo a raiva de muitos no caso do leite, quando apontei que os sindicatos estavam tentando manipular a opinião dos produtores com claro objetivo de fazer politica partidária, quando dizem que a cadeia leiteira vai ser destruida pelo Bolsonaro.... Ninguém atentou para o fato de que o objetivo de tal ação, que não era uma preocupação genuina com os produtores de leite, era atacar pessoalmente a imagem do presidente... O tom foi desrespeitoso com a instituição da presidencia da republica, tom de guerra, de ameaça, de terrorismo, e de maneira alguma procuraram alguma forma de conciliação e negociação... Trata-se apenas de mentiras e desculpas para não procurar uma solução para o problema da baixa renda dos produtores, de controle da produção e arrecadação de impostos, evitando assim reivindicações de queda de impostos e melhores condições de infra estrutura que só o liberalismo economico e livre mercado podem fornecer.

    8
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Prezado Rodrigo. Entendo como normal a reação dos produtores de leite, não vou discutir mais a situação do setor pois isso já foi exaustivamente discutido aqui. Mas no Brasil é necessário sim esmurrarmos a mesa em situações como essa, nem sempre o bom senso é suficiente para que o correto prevaleça. Com esse governo não é diferente. Além do murro na mesa que reverteu a portaria do governo, foi importante para lançar a discussão de como seria essa liberação de mercado considerando o setor agropecuário como um todo, vejo que muitos tiveram que matutar e rever conceitos. Até então o liberalismo econômico estava na posição confortável do campo das ideias, fui em dois eventos do setor agropecuário na pré campanha eleitoral, um inclusive na FAEG, em que todos os produtores aplaudiram de pé economistas palestrantes entusiasmados com os ideais liberais, tudo era lindo e perfumado, menos estado, livre mercado, competitividade, tudo muito fácil de falar. Agora é o choque de realidade, é botar o carro para andar e naturalmente existem imperfeições no terreno que impedem que o liberalismo econômico seja implantado a toque de caixa, a questão do custo da atividade devido a impostos é uma delas. Com relação a impostos estou de acordo, esse ponto deve ser atacado, ele que sustenta esse circulo vicioso que tira a competitividade. Não houve tom desrespeitoso com a presidência, com a dita instituição, foi um alerta e agora a coisa pode ser tratada em mesa de negociação de forma madura, afinal para lançar a portaria não houve negociação, aliás, nos bastidores dizem que houve somente com parte das associações que representam a indústria de leite.

      7
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Prezado Tiago, entendo que voce considere normal o fato da ministra Tereza Cristina, que foi escolhida pela bancada ruralista, afirme que poderia haver problemas na reforma da previdencia caso o governo não voltasse atrás na questão do leite, ou seja, mantendo o velho e ruim "toma lá da cá".... Sabemos que esse tipo de comportamento é perfeitamente normal e aceitável em Brasilia. Acontece que a população votou contra isso. Voce afirma por exemplo, que "dizem", e eu gostaria de ouvir essa afirmação de uma liderança importante do setor que não fosse ligada a sindicatos. Quanto ao teor dessa portaria que voce diz existir, não li o teor, por falta de tempo, mas não há uma única citação da midia a respeito de partes ou que dirá, do teor inteiro. O que se noticiou foi que junto com a queda da taxa antidumping, que supostamente iria quebrar o setor leiteiro, e que numa forçação de barra, seria uma traição do presidente da republica com a classe produtora rural, e veja bem, quiseram que fosse com toda a classe produtora rural, enquanto o homem estava hospitalizado. Então o assunto morreu quando se soube do aumento das taxas de importação de leite. Não funcionou o golpe, que é isso o que foi.

      8
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Rodrigo. Segundo a minha visão, vivenciamos um tempo onde o pragmatismo tem o maior peso nas práticas das ações humanas. ... ... ... ... ... Diz-se que a ciência da programação, veio para facilitar e ajudar o ser humano nas suas atividades diárias, será? ... ... ... ... ... Ferramentas desenvolvidas na área, estão mostrando que o "pragmatismo" de empresas transnacionais estão mais fáceis de serem conquistados pois, a "inocência", para não dizer outra coisa, do usuário é usada com outros interesses. Não devemos esquecermos que desde que o mundo é mundo, os humanos têm essa tendência em adquirir poder. Ocorre que, com as ferramentas que desenvolvemos, esse poder está na escala logarítmica, exponencial e, porque não, na escala quântica. ... ... ... ... ... Veja que há sempre uma tendência das notícias, em nos fazer crer no "efeito borboleta". Embora, sejamos um país que optou na produção e exportação de matérias primas, minerais e agrícolas. Não devemos esquecer que os volumes são os maiores mas, a participação em termos monetários, são "míseros" 2% do mercado mundial. ... ... ... ... ... Tem um outro detalhe, os países detentores da "renda per capita alta", não tem a intenção de ceder um pedaço do bolo maior para os países de "renda per capita média". Veja a "guerra", uns dizem comercial, entre os USA e China. Os chineses têm um projeto chamado "Made in China 2025", onde 70% dos bens e serviços, consumidos pelo seu povo será produzido com tecnologia chinesa. ... ... ... ... ... As plantas (fábricas) das grandes empresas que produzem subprodutos tóxicos, estão todas instaladas em países em desenvolvimento e, para isso pagam royalties às empresas mães. ... ... ... ... ... Esse é o pragmatismo do "efeito colônia" !!!

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Rensi, o google e o you tube, facebook são empresas comerciais que usam algoritmos para direcionar quem está navegando na internet usando seus aplicativos. Todo pai devia ser orientado a quando der de presente um notebook ao filho, olhar primeiro o que esses aplicativos oferecem..., a maior parte é lixo, lixo comercial, lixo industrial como dizia o Renato Russo..., mas há maneiras de logar só o que desejamos. E uma das ferramentas que podemos utilizar é o ADB block, aplicativo que pode ser baixado na internet de graça. Graças aos americanos, diga-se de passagem, não tem um único aplicativo útil na internet que não seja deles e nos dão de graça. Com esse aplicativo todos a publicidade do you tube, sites de noticias, podem ser eliminadas, com exceção dos que pedem o desbloqueio que pode ser feito facilmente clicando em cima do icone que vai aparecer depois de baixado o aplicativo na parte superior das páginas. Vai em desbloquear site e desbloqueia na hora.

      3