Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 12/03/2019 16:10

    Infelizmente o problema com a qualidade da semente de milho não ocorre somente em Querância, No Mato Grosso. Aqui no Paraná são inúmeros relatos de agricultores com o mesmo problema. Quando compramos ou reservamos nossa semente de milho , lá pelo mês de setembro e outubro, nos prometem o céu, mas na hora de entregar começa o golpe. São sementes de safras antigas, tipo 2017, sementes com peneira de tamanho impossível de achar um disco que sirva. Tem produtor que disse que as sementeiras ficaram sócias das fábricas de plantadeiras á vácuo. Brincadeira á parte, o problema é sério. Eu mesmo senti na pele, quando fui retirar minha semente. Na hora da compra, a cooperativa prometeu semente nova, mas na entrega não havia. Disseram que a sementeira não tinha nada de semente nova e que se eu quisesse, teria que pegar aquela mesma. Me garantiram que estava boa de vigor e germinação. Perguntei se haviam feito teste, mas disseram que não. Então como sabem se está boa ou não? Cometi a burrice de retirar e plantei. Pra começar. existia uma variedade muito grande no tamanho das sementes. Pelo menos 10% delas não eram do mesmo tamanho das outras. Como escolher um disco decente. Feito o plantio, notei que algumas plantas ficavam para trás , com tamanho reduzido e baixo vigor. Pelo menos 10% das plantas estavam assim. Vocês já conseguem imaginar o prejuízo. As plantas mais fracas serão sombreadas pelas maiores e terei perda de produtividade. Todos os agricultores com que conversei e compraram da mesma semente relataram a mesma coisa. Tem um comentário na praça que esta empresa pegou sementes velhas e misturou com algumas mais novas, para não ficar no prejuízo. Se é verdade eu não sei, mas a presença de sementes de tamanho diferente me deixou desconfiado. Ao que parece, as sementeiras estão entregando lotes com germinação próxima do limite, que é de 80%, e com vigor fraco. A cooperativa que comprei a semente me informou que não fazem o teste de germinação e vigor nas sementes de milho como fazem na soja. Fica aqui meu apelo para que na próxima safra, este testa seja exigido das sementeiras, com validade máxima de 3 meses. Poderia até virar lei.

    Já pagamos uma fortuna pela semente, e recebemos uma porcaria . Depois reclamam que o agricultor queira produzir sua própria semente.

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Nada impede que o senhor publique a marca da semente---Fizeram isso porque sabem que tem gente que prefere nao brigar e engole o sapo facil----Publique, bote a boca no trombone, mostre as fotos na disparidade das plantas-----Gente, precisamos lutar todos contra as sementeiras irresponsaveis ...

      0