Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 31/08/2019 09:25

    Fizeram essa porcaria de código ambiental em que só pode abrir 20% da área, e agora querem proibir de tocar fogo para limpar os 20%. Então o sujeito que é pobre não vai poder queimar e se queimar as empresas estrangeiras querem que o governo gaste bilhões com burocracia para terminar de acabar com os fazendeiros pobres que existem na Amazônia, ou que porventura tenham a esperança de um dia ser fazendeiro e bem de vida. De outra forma, eles dizem...vamos comercializar os produtos de vocês, ganhar bilhões, impedir que vocês se desenvolvam e cresçam, mas em contrapartida daremos a vocês algumas esmolas. Me digam aí, um jovem esperançoso vai para a região amazônica e compra lá 1000 há, não tem estrada, não tem infraestrutura, não tem nada. Chegam as empresas estrangeiras e dizem, você pode derrubar mas não pode queimar. Me digam amigos, o que um sujeito sem dinheiro, e mesmo que tivesse quem colocaria dinheiro em algo inviável? O que um sujeito sem dinheiro vai fazer depois da derrubada com os restos de vegetação? É muito bonitinho ver as máquinas na Alemanha trabalhando onde já derrubaram tudo a muito tempo, venham pra cá prá ver o que é bom para a tosse. Os brasileiros jamais vão aceitar uma Amazonia intocada, onde não se possa fazer nada, não importa o que grandes grupos econômicos façam e digam, nem que políticos brasileiros se vendam a essas corporações. Faça as estradas asfaltadas na Amazonia, presidente Bolsonaro, que o povo se encarrega de fazer o resto.

    4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Até hoje nunca encontrei nenhum jornal uma noticia que esclareça que os brasileiros tem um Codigo Florestal que permite desmatar 20%, as vezes 35%, da Amazonia... Isso resultaria em 125 milhoes de hectares e ate' hoje s'o foram desmatados 40... Por que sera' que ninguem aborda esse assunto???

      2
    • VINICIUS CAETANO MARTIN Curitiba - PR

      Quando eu trabalhei no norte do Paraná, tinha o mesmo preconceito com o fogo, então, um dia enquanto esperava a chuva diminuir, fiquei conversando com o pai de um produtor que tinha colonizado a região da cidade de Conselheiro Mairink e perguntei a ele: Porque naquela época não se evitou queimar tantas florestas que hoje fazem falta. Então recebi uma resposta que me fez mudar meus conceitos: Sr Vinicius, imagina um colono chegando aqui em 1920, pegando seu lote e sem recursos ter que abrir uma clareira para plantar o feijão o arroz e o milho...tinhamos algumas serras de mão, foices e machados e...o fogo. eram as nossas ferramentas. sem o fogo a coivara se tornava impenetravel e naquele tempo não havia trator, se tivesse não adiantava, só o fogo consumia os tocos para a terra aparecer. Isto me fez ver que em cada epoca e em cada região, as pessoas usaram os meios que tinham para sobreviver...por isso admiro tanto o trabalho do Ernest Gotsch da agricultura sintropica...ele esta provando que preservar é saber usar...é interagir com a floresta provocando clareiras quando necessario mas trabalhando junto com a floresta. Nossa inteligencia tem que ser maior que nossos paradigmas, meio ambiente preservado é aquele que conhecemos...quando deixamos para as reservas legais...para os parques...se torna um impecilho a produção...não preservamos por não ser produtivo. Ora mil vezes uma floresta manejada em pé do que uma reserva que é mal quista e indesejada, e até sabotada para diminuir de tamanho. vemos a incoerencia de produtores impedirem os pinheiros novos de crescerem porque sabem que nossa lei burra nunca vai deixar eu usar esta madeira...nem que eu plante...isto é um absurdo.

      0