Fala Produtor - Mensagem

  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP 25/05/2020 17:55

    Se me permitem um aparte, sintetizando a explicação:

    Na verdade não houve aumento de produtividade e sim proteção ou redução de perda de potencial produtivo em função de ataque de pragas.

    Defensivo não aufere ganho de produtividade.

    O resultado positivo se da em função do aumento da eficiência operacional o que proporciona melhor timing de aplicação, somente nas condições edafoclimáticas ideias (nas horas ideias do dia que são limitadas por fatores temperatura x umidade relativa do ar).

    No sistema convencional na maioria dos casos o produtor é forçado a aplicar o dia todo em função da capacidade de campo instalada, onde em geral entre as 11:00 horas da manhã até as 15:30 se tem uma perda considerável de eficiência dos defensivos em função das altas temperaturas e baixa umidade relativa o que permite que as pragas se instalem nessas areas com maior facilidade limitando o teto produtivo nessas partes do talhão.

    No sistema convencional para se atingir o mesmo resultado seria necessário em um exemplo como esse triplicar a capacidade de pulverização via troca/aquisição de mais maquinas e ou maquinas maiores, o que leva a um aumento de custos com mão de obra e maquinas.

    Dessa forma consegue se aproveitar melhor a estrutura instalada com mais eficiência (redução de custo) e ganho de produtividade (aumento de lucro).

    O ganho final são os 2,5 sacos por há mais a redução de custo operacional, com um pequeno aumento parcial de custo de adjuvante por há (troca do óleo convencional pelo novo produto).

    1
    • Rodolfo Crespo Rivera Santa Cruz de la Sierra

      Me alegro mucho que por fin una gran empresa en Brasil descubre los grandes beneficios del Baixo volume. Aqui en Bolivia hace mas de 20 años que trabajamos con esta tecnica y con clima muy complicado. Tengo mi pagina en Facebook Dr Sprayer y me ofrezco a colaborarles en todo lo que necesiten. Abencoes.

      0
    • JEFFERSON JEAN SANTI HERNANDARIAS

      Excelente comentário, Guilherme. Realmente com o melhor timing de aplicação e com o uso da tecnologia presente no IOP, se conseguiu melhores resultados de produtividade na soja no grupo Maracaí, ou seja, perdemos menos do potencial instalado do cultivo, pois, como muito bem abordado, os agroquímicos não incrementam a produtividade... Também possuímos vários trabalhos de pesquisa onde podemos demonstrar, através de comparativos, os melhores resultados do IOP x adjuvantes/óleos disponíveis no mercado.

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Perfeitamente Jefferson, são ótimas ferramentas que geram eficiência operacional..., aumenta a capacidade do parque de maquinas instalado de fazer essa cobertura nos momentos ideias, o que, em outras situações, força o produtor a usar todo período disponível mesmo nas condições ambientais menos adequadas. Sendo que tambem nem sempre é possível economicamente aumentar o parque de maquinas para corrigir essa falha, em função da necessidade recursos para isso.

      0
    • Rodolfo Crespo Rivera Santa Cruz de la Sierra

      Los defensivos no incrementan productividad, pero protegen para no perder productividad... y, el bajo volumen, tiene mejor control de plagas y protegen mas el potencial de productividad. Al bajar el volumen de agua se incrementa mucho el potencial de los defensivos y por eso hay mejor control de plagas, y por eso hay mas producción. Por eso el bajo volumen genera suceso.

      0