Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Nicola Santiago - RS 11/07/2020 15:06

    Caro Rafael, por ser o maquinário o único custo praticamente impossível de se levantar na propriedade, lanço-o como custo (caio fora da depreciação). Uma dica que vamos abordar: na planilha de custos, lanço como previsão um custo de três sacas/há. Quem tiver um custo maior que esse, certamente tem maquinário de sobra..., veremos isso detalhadamente mais à frente. A colheitadeira (que em pouquíssimos casos é viável), sugiro, em caso de dúvidas, terceirizar a colheita. Faço varias reflexões sobre a necessidade ou não de tê-la na propriedade, pois, em grande parte dos caso, só dá trabalho e prejuízos...

    Debateremos isso com logo, logo...

    5
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Sr. Paulo Nicola, no intuito de enriquecer o debate é importante lembrar que cada propriedade tem o seu custo médio específico... Permita-me comentar alguns fatores de produção contidos em sua planilha, em comparação ao nosso caso, e "generalizando" para o CERRADO BRASILEIRO:

      1) SEMENTES: custos por aqui são bem mais elevados...

      2) CUSTOS COM INSETICIDAS PARA LAGARTAS(pela interpretação da planilha, seu cultivo é de SOJA NÃO INTACTA) para nós são no mínimo o DOBRO..(variáveis ano a ano e época de plantio, pela maior ou menor pressão de lagartas...). Lembrando: a adoção da tecnologia INTACTA por aqui é bem elevada.

      3) CUSTOS COM CALCÁRIO: embora o Sr. tenha feito referência à aplicação no ano anterior.., no CERRADO, via de regra, pode-se(ou deve-se) apropriar CALCÁRIO como custo em todos os cultivos, ainda que não se faça aplicação todos os anos, em decorrência do uso mais frequente e em maiores quantidades.

      4) ARRENDAMENTO: Custos também mais elevados para GO e Cerrado em geral, variando de 8 a 18 sacas de soja/hectare.

      5) CUSTOS COM ADUBOS FOLIARES, SEGUROS, JUROS BANCÁRIOS, sua planilha não contempla, mas aqui temos(e são bastante significativos...)

      Comentando sobre colheita, em concordância com o Sr., tomamos a decisão de terceirizar a operação, o que fazemos há 03 safras. No entanto, deve-se se levar em conta o aumento do RISCO, assumido pela terceirização de 100% da colheita. Haverá anos ou situações de se repensar ter pelo menos parte da colheita com maquinário próprio.

      Enfim, no nosso caso em específico, o custo da safra 2020/2021 ficará em torno de 48 sacas/hectare(exclusive DEPRECIAÇÕES), ao preço médio vendido(70% já travado a 85/saca) Com produtividades abaixo de 50 sacas, o prejuízo é certo!!

      O bom é que, historicamente, nossas produtividades médias ficam próximas a 70 sacas/hectare.

      Saudações a todos!!

      1