Fala Produtor - Mensagem

  • LUIZ DELFANTE ITABERAI - GO 19/10/2020 14:01

    O Governo não entendeu ainda que o problema no milho e soja é 10 vezes pior que o do arroz. Se o pais produz 105 mi de tons de milho (consome quase 70 e exporta quase 35), é obvio que em momentos de dólar alto, a conta nao vai fechar... Pra essa equação ser mais equilibrada, a trading tinha que ter tarifa em uma parte da exportação..., por exemplo, se originou 10 mi de tons, exporta 8 mi sem impostos, os outros 2 mi tem que vender no mercado interno, se nao vender, paga tributo sobre as 10 mi e o mesmo serviria para a soja... É muito desequilibrado isso aí... uma industria de Goias, por exemplo se quiser comprar grãos no MT paga ICM, sendo assim, a forma como está prejudica muito a indústria e favorece muito a trading e pode causar desequilibrios lá na frente.

    22
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      A desvalorização excessiva do real foi uma grande lambança feita pelo BC. Os desequilibrios de que voce fala já estão acontecendo conforme relatado na entrevista feita pelo Aleksander Horta.

      18
    • leandro carlos amaral Itambé - PR

      Quando o milho não tava cobrindo custo de producao, não tinha nenhum comprador de milho dando ideia pra ajuda o produtor, agora aguenta... lembrando que nessa época ano passado a soja estava quase toda plantada..., esse ano está começando..

      2
    • LUIZ DELFANTE ITABERAI - GO

      Certamente nao. A ultima grande queda do mercado foi 2017 e mal começou a colher o governo fez leilao de pepro... E vamos recordar mais um pouco, a ultima grande alta do mercado foi na seca de 2016 e nao houve nenhuma ação do governo tbm, enfim so houve na queda de 2017 e isso é um fato, basta consultar.

      A realidade nao é essa sobre consumidores reclamarem, pois ha consumidores muito bem posicionados que fazem excelente trabalho de gestão de risco, estoques, hedge e originação futura e nao sentem tantos esses efeitos.

      Uma coisa é fato, precisa ser equilibrado pra nao trazer sintomas ruins a longo prazo.

      Se é equilibrado um consumidor que produz carnes ração etc e gera empregos tributos (icm, iss entre outros) e uma trading comprar o msm grão "de graça", realmente o país nao precisa de política alguma, muito menos de garantia de abastecimento pra população .

      A questão nao é a industria chorar ou se ferrar, mas sim q vai pesar mto no bolso da população. Olha qto subiu oleo de soja nesse período... veja os prêmios de exportação de farelo para o ano que vem. Enfim, o papo nao é indústria aguentar e sim o brasileiro pagar conta altissima por lambança de juros e política cambial.

      O produtor corre riscos, a industria gera mto emprego e tributos, resumindo, todos tem que ganhar, mas principalmente o consumidor.

      11
    • GERALDO JOSE DO AMARAL GENTILE Ibaiti, Parana, Brasil - PR

      Essa idéia é a mesma tolice praticada na Argentina com as "retenciones" -- com a ingênua visão de que se a Argentina produz muitos alimentos existiria um "direito natural" da população em ter alimentos baratos. Resultado: Estagnação na produção de alimentos, apropriação de 65% da renda do produtor pelo Estado, aumento de custos e aumento dos preços dos alimentos... estas medidas artificiais são pura tolice, pois o Estado não consegue controlar preços. Abraços.

      3