Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 08/11/2020 07:24

    Segundo o professor Sentelhas, para as previsões de curto prazo, na falta de computadores que façam os cálculos que não são poucos, eles precisam "simplificar" os modelos, ou seja diminuir os cálculos para poderem finalizar os cálculos e emitir as previsões.

    Com o advento do computador quântico essa dificuldade será vencida mas, a inexorável complexidade da natureza... Ah! Essa vai continuar a existir.

    QUEM VIVER VERÁ !!!

    1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Segundo um dos maiores cientistas da atualidade e, autor do livro "Criação Imperfeita", onde através de uma linguagem simples consegue transmitir ao leitor que o mito "A Natureza é Perfeita" não passa de um mito!!! ... Essa "bola" que chamamos Terra é apenas um entre TRILHÕES de planetas do Universo... (O autor, Marcelo Gleiser, ao contrário de muitos cientistas, acredita em DEUS ...)

      0
    • Antonio Carlos Ribeiro Nogueira Jacarezinho - PR

      A questão está justamente no fato das previsões serem feitas através de "modelos". Acontece que os modelos, ao contrário das inferências criadas a partir de Princípios Gerais, devem ser confirmadas à posteriori, pois os modelos, normalmente confeccionados com ferramentas estatísticas, nem sempre se confirmam (dependem de variáveis como tamanho das amostras, tempo envolvido, etc).

      Para se ter uma idéia, a Ciência Mecânica Racional (Newtoniana), tem em seu arcabouço, cinco Princípios Gerais: Conservação da Masa, Conservação da Quantidade de Movimento Linear, Conservação da Quantidade de Movimento Angular, Conservação da Energia e Princípio do Aumento da Entropia. Além de Leis Constitutivas (sendo a Lei da Viscosidade de Newton uma delas). E ainda assim, quando se pesquisa em Mecânica dos Fluidos Computacional, devido à dimensão de malhas para se captar os vórtices menores e a necessidade de uma capacidade computcional muito grande, se faz uso de "modelos" para poder modelar escoamentos turbulentos. O que acarreta sempre a necessidade de se confirmar os resultados com estudos prévios experimentais.

      Assim, as Ciências Sociais e Econômicas fazem uso em larga escala de "modelos", via de regra, com a ajuda de ferramentas estatísticas, sem uma validação a posteriori.

      No caso da Ciência Economia, penso que se pode considerá-la uma Ciênca pouco Robusta, justamente por ter apenas um Princípio Geral, a Lei da Oferta e da Procura.

      0