Fala Produtor - Mensagem
-
Cesar Sandri Mineiros - GO 19/01/2022 00:09
Comentário referente a notícia: Podridão das vagens e Quebramento das hastes voltam a preocupar produtores de soja em MT e desafiam pesquisa-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Bom dia a todos.
Então, a falta de chuvas (na época certa e as altas temperaturas) estão provocando perdas em algumas regiões.
Mas, será que é só culpa do clima?
Estou já algum tempo fora da lida. Mas, como sou um "profissional do pitaco" ... Vou fazer algumas objeções...
Os materiais genéticos das commodities são propriedades de quem?
Alguém do setor produtivo, sabe de fato "os prós & os contra" de cada linhagem, que os detentores do "material genético" colocaram no mercado?
Essa pergunta vem de encontro com a "LEI DA COMPENSAÇÃO" ... Você ganha de um lado ... MAS... Perde do outro.
Aí vão dizer: Ah! Ninguém vai querer vender uma semente ruim pois, vai "queimar" o nome.
Alguém se lembra das variedades de soja que não deram certo na sua região há 10 ou 5 anos atrás?
Veja, que quando você tem a sua disposição muitas opções... Você dispersa sua atenção ... Ou seja ... ENTRA NO BARCO !!! ... (que pode ter muitos furos mas, você não enxergou)...
Estou dizendo uma coisa que não elimina essas condições severas do clima atualmente. Mas, pode superar parcialmente as perdas.
A indústria "Agricultura" depende diretamente do: SOLO-PLANTA-CLIMA ... Essas variáveis em harmonia determinam o nível de sucesso da atividade.
-
Alcides Antonio Aranda
Alvares Machado - SP
Pessoal estou desistindo do milho tecnologia 3 e 4 vou plantar o 2 ou convencional, observei que quanto mais tecnologia menor a resistência em estresse hídrico e cigarrinha que são os piores problemas hoje, questão de produção máximo que consegui foi de 200 scs alq., mesma produção do milho comum, com um custo bem menor. sempre digo, a melhor variedade e adubo é simplesmente a "chuva". Faço a minha parte mas o mais importante não pertence a mim.
Estou numa aréa de 450mts de altitude, solo 22a23 de argila, Presidente Bernardes, SP.
Faço refúgio.
Alcides Antonio Aranda
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. ALCIDES, vou falar uma coisa (agora) que às vezes não vai ser compreendida.
Começo com uma pergunta:
QUAL É O PRINCIPIO FUNDAMENTAL DA VIDA?
Podem surgir muitas respostas. Mas, a que sintetiza (todas) é:
A PERPETUAÇÃO DA ESPÉCIE !
O pensamento é simples. Se um individuo fraco se reproduz, sua prole vai levar a "fraqueza" e, após várias gerações a espécie pode desaparecer pois, esse é o princípio da "seleção natural". O fim dos fracos é o desaparecimento.
Então, como as plantas agem para que isso não ocorra.
Nós, os humanos enxergamos num espectro de onda que vai do Vermelho ao Violeta. É, uma pequena faixa das ondas que existem na natureza.
Os insetos têm olhos, né. Mas, eles enxergam igual a gente?
Não. Os insetos enxergam numa faixa de onda abaixo do vermelho. Chamada infravermelho.
Então, estou contando esses detalhes para tentar explicar o que ocorre.
A planta que está fraca, emite um sinal (pela cor, visível para os insetos) para que eles venham devorá-la pois, ela está fraca para gerar sua prole. Evitando assim, que sua espécie se degenere.
Pode parecer meio lúdico, mas, os antigos têm a lembrança de quando se plantava milho variedade. Na linha de plantio, quando o milho estava com três a quatro folhas, via-se três, quatro plantas atacadas pela lagarta do cartucho na linha de plantio e, em seguida, na mesma linha, via-se pés de milho sem nenhum ataque. Pois é, aí está a explicação: os insetos enxergam a cor das plantas fracas.
Ah! Um outro detalhe. Isso tem a ver com o metabolismo das plantas.
As que têm teores de carboidratos e aminoácidos elevados são facilmente atacadas por insetos e doenças. Pois esses seres só conseguem metabolizar esses compostos. Quando a planta tem um nível de proteína (considerado normal para a espécie) insetos e doenças ficam longe pois, essa molécula eles não conseguem digerir.
Simples assim !!!
Aí vem a pergunta GERAL !
COMO CHEGAR A ISSO ???
RESPOSTA: ... IMPOSSÍVEL !!!
As sementes são originadas através de uma reprodução sexuada e, cada semente tem uma carga genética diferente.
As sementes de uma única espiga de milho, todas têm posição dos genes aleatórios. As características da variedade e, muitas outras estão "fixadas" mas, ainda existem milhares de posições que os genes trocam de lugar e, com isso é gerado uma planta diferente da outra.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Isso que aventei é, como dizem os entendidos: ...É só a ponta do iceberg ...
Mas, o produtor rural, pode e deve ... olhar com atenção as áreas de plantio de sua propriedade e, MATUTAR ... Tentando "enxergar" como minimizar as perdas.
-
Hilario Bussolaro
Cascavel - PR
Sr Cezar Sandri essa é a grande verdade uma grande corrida desvairada em busca de novas variedades de sementes hoje em dia não sabemos nem falar quantas tem, o agro planta ficou assim temos que acertar a variedade o dia de plantar para que seja um a janela boa de chuva e que não chova na colheita em fim uma loteria, as variedades são tantas hoje que nem sabemos por quanto tempo ficaram em testes no solo e quais as regiões que elas foram testadas, e isso mesmo tem que ver se ela vai bem na nossa região, planto uma área de 900 MTS de altitude e não e fácil acertar uma variedade que produza bem a maioria até hoje não passa dos 155 por alqueire, a cada dia eles lançaram outras variedades e vamos nos para os testes de.campo por conta e risco. Esse ano está muito estranho mesmo a soja está travada a do cedo a do tarde os pés ficaram pequenos e muitos nem parecem lavouras de soja e o porquê disso, não sei, e sim o Paraná vem perdendo muitas lavouras nós últimos anos pra ver mais exato por 7 anos tivemos perdas pequenas, médias e grandes, o ms tbm, um desequilíbrio muito grande, a final agora no plantio da soja já compramos tudo pra plantar a.safrinha ou do trigo e já fazemos as reservas pra nova safra verão só estamos.esquecendo de combinar com o clima o andar da carroça
-
Hilario Bussolaro
Cascavel - PR
Sr. Alcides, antes de plantar se der tempo vai olhar os milhos da nideira, se desse pra postar uma foto dele lado a lado com o dkb 255 vc saberia do que estou falando. Aguentou a seca e está muito bonito, em relação a lagarta então parece milho de pedra, nem um comido delas, Enquanto o pro 3 dkb 255 e 290 parece mais um peneira de que um pé de milho
-
Alcides Antonio Aranda
Alvares Machado - SP
Sr. Hilário vou verificar as variedades da nideira.
-
Alcides Antonio Aranda
Alvares Machado - SP
Sr. Paulo Roberto, safrinha 21 plantei milho pro 3 e pro 2.
O pro 3 plantei primeiro dentro da janela de plantio, tive que fazer 2 aplicações de inseticida para lagarta e 1 aplicação para cigarrinha; pro2 plantei fora da janela, fiz uma para lagarta e nenhuma para cigarrinha e a produção foi praticamente igual.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. ALCIDES ANTONIO ARANDA, sou um velho matuto esalqueano... Sou formado em 1974 e, de lá pra cá ... amassei muito barro por esse Brasil afora.
Em 1999 já meio erado, toquei 30 alq de soja durante 7 anos. Foi nessa época que começou a surgir a "conversa" dos transgênicos.
Mas, enfim ... nesses 7 anos plantando soja convencional e trigo no inverno ... NUNCA USEI UM LITRO DE INSETICIDA E FUNGICIDA NA MINHA ÁREA...
No inicio usei baculovirus e DIPEL para controlar lagartas. O percevejo eu soltava ovos parasitados com o Trisolgus basalis quando a soja estava na fase de canivetinho (Esses ovos eu ganhava da EMBRAPA SOJA DE LONDRINA, vinha pelo correio).
Em 2001 tive contato com o Diogo da BUG Agentes Biológicos ... Hoje Koppert Produtos (comprou a BUG)... Mas, aí eu fiquei mais vagabundo ainda... A planta de milho (não transgênico) quando estava com 2 a 3 folhas eu andava na lavoura jogando as células de ovos parasitados pela vespinha Trichogramma pretiosum que parasita ovos de 150 espécies de lepidópteros (borboletas, mariposas) no milho pega lagarta do cartucho, da espiga ... Na soja, quando começava aparecer as mariposas eu fazia o pedido, dali 5 dias chegava pelo correio uma caixa de isopor com as cartelas. Dali uns 4 a 5 dias elas começavam a nascer, aí eu pegava umas cartelas e saia andando na lavoura e de cada 18 passos jogava uma célula.
DETALHE: VOLTAVA PRA CASA E DEIXAVA A NATUREZA TRABALHAR PRA MIM...
NOS ANOS QUE SOLTEI O TRICHOGRAMMA ... NUNCA TIVE PROBLEMAS DE DESFOLHAS QUE PREJUDICASSEM A PRODUÇÃO...
ACESSE O SITE DA KOPPERT E CONVERSE COM ELES
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Tem outras empresas que criam esse parasitoide (vespinha) ... Hoje o custo por hectare deve estar por volta de R$ 30,00/ha ... Eu soltava uma única vez durante o ciclo da lavoura pois, não usava controle químico para outras pragas e doenças.
Ah! O trigo que eu plantava era o BRS-208 que tinha resistência as manchas foliares.... Eu até brincava com os meus vizinhos ... FALAVA QUE MEU TRIGO ERA INOXIDÁVEL ...
Não sei se hoje, depois desse tempo se ainda apresenta as características de resistência. Mas, é só conversar com o pessoal que eles informam.
E se ele AINDA estiver resistente eles não vão fazer muita questão de vender a semente pois, aí não vão ganhar dinheiro vendendo os fungicidas .... kkkkkk
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
A vantagem da vespinha é que mata o ovo, ou seja não vai ter lagarta. Alguma ou outra planta vai aparecer cortada mas, o índice de controle é muito bom...
Veja na internet sobre Trichogramma pretiosum ... Tem muita coisa. Inclusive essa empresa KOPPERT é uma multinacional que atua em vários países só com controle biológico.
-
Alcides Antonio Aranda
Alvares Machado - SP
Sr. Paulo Roberto, uso produtos da kopert, boveril, metaril e outros, gosto de usar produtos biológicos.
Vou ver se começo a usar as vespinhas.
Obrigado pela dica.
-
Hilario Bussolaro
Cascavel - PR
Sr. Alcides a variedade de milho que plantei é a Na 73 vip3, e perto dela o dkb 255 pro3, o dkb serviu de refúgio virou peneira. Quando eu colher te passo os resultados da máquina porque o que importa é esse, na hora em que a máquina entra é que sabemos se é bom mesmo.
-
Alcides Antonio Aranda
Alvares Machado - SP
Sr Hilário estou numa região muito quente e pouca chuva e um solo arenoso, vou ver uma nidera recomendada pra nossa região.
Manda os resultados sim.
Obrigado.
-
Hilario Bussolaro
Cascavel - PR
Que região o Sr tá Alcides
-
Alcides Antonio Aranda
Alvares Machado - SP
Presidente Bernardes SP, perto de Presidente Prudente
-
Hilario Bussolaro
Cascavel - PR
Sr Alcides, faz um teste tbm com o Pioneer 30s31 eu plantei em bandeirantes MS esse híbrido e gostei muito. Na área de 12 de argila passou uma seca grande e foi bem, estão lançando um híbrido chamado aguamax e um material que transpira pouco a noite isso dá uma boa condição de aguentar faltas de chuva
-
Alcides Antonio Aranda
Alvares Machado - SP
Já anotei os nomes.
É vamos ter que ir a procura de variedades de soja e milho resistente a falta de chuva.
Obrigado.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Faça várias ---- Peneire a melhor e vá em frente com o seu produto
-
Alcides Antonio Aranda
Alvares Machado - SP
Vamos ter de fazer isso.
Na Argentina e Paraguai tem o chaco, semiárido e ouvi falar que estão desenvolvendo variedades resistentes para a região, ...quem sabe é uma luz para nós, produtores.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Não sei onde leram que não está acontecendo o que o Estudo da Embrapa previa em 2008 para a cultura da soja :
Aumento da temperatura , já subiu 1oC de lá pra cá a temperatura média no Brasil , vcs estão vendo recordes atrás de recordes de temperaturas .
Perdas de safra : previa- se 4 bi de U$ de perdas da soja até 2020 no BR, só no PR esse ano perderam se 20 bilhões .
Isso não é pra deixar ninguém mal , mas pra encarar a realidade : o PR vem de anos seguidos de perda , , vcs vão continuar na mesma toada ?
É preciso enfrentar a realidade e buscar soluções pra mitigar o problema.
Mas se acham que estou errado , quando acharem a causa do problema , me avisem .
Espero não ser censurado pelo NA , pq esse debate é de suma importância pra todo o Brasil .