Fala Produtor - Mensagem
-
LEANDRO M GRANELLA GETÚLIO VARGAS - RS 30/12/2025 08:33
Comentário referente a notícia: Tradings de soja vão abandonar Moratória da Soja-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Sr. Leandro Granella, creio que é, como eu, Agricultor...
Permita-me alguns contrapontos..
1. Se erraram(Mundo Rico, Europa, USA, etc.,) no passado, não significa que também precisamos errar, correto?
2. Não tenho certeza se "TODOS NÓS", BRASILEIROS, somos igualmente preocupados com a exploração dos recursos naturais, muitos não ligam a mínima para os desequilíbrios, a exemplo de europeus, americanos. Portando não podemos generalizar com tanta segurança que SOMOS, TODOS, EXEMPLOS PARA O MUNDO.
3. Ambientes tropicais são, de acordo com a CIENCIA, extremamente sensíveis às interferências de ordem HUMANA.., por isso, de novo, não podemos nos dar ao luxo de "copiar" nossos pares. Exemplo claro disso, foi a importação da "técnica" de PREPARO CONVENCIONAL DO SOLO ATRAVES DO REVOLVIMENTO(aração e gradagem). E foi graças a alguns sonhadores que vieram de países temperados que o PLANTIO DIRETO se consolidou no Brasil.
4. Por fim, não é nada prudente/sensato "copiar e colar", sob pena da Humanidade pagar caro pelos malfeitos... Parece que não e exagerado afirmar: ESTAMOS A CAMINHO DA EXAUSTAO!
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
Belas Palavras, mas a realidade, é que estamos a caminho da indústria da multa, e dos impostos, na prática não se pode explorar os recursos naturais. As propriedades, são monitoradas via satélite, agora o fiscal, nem precisa ir até lá, para te autuar, e se a propriedade pegar fogo, corre-se o risco de ser desapropriado. A exagerada regulamentação dos agroquímicos, trabalhista, e meio ambiente então, é uma " Maravilha " fora os juros, crédito, preço de comodite, Logistica, Marco Temporal, MST, falsa narrativas de trabalho escravo, e outros riscos.
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Sr. Adilson Miranda, o senhor menciona outros assuntos de extrema relevância que, em sua maioria bem arrazoados..
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Permita-me uma pequena "correção": não estamos a "caminho da indústria da multa"..
Ela está sendo exercida com toda força, essa é a realidade.
São um amontoado de distorções...
E nisso o senhor tem toda razão
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
De qualquer forma, o que descrevi na mensagem primeira, primando pelo bom senso não pode ser considerado apenas como "belas palavras"...
Temos que pensar na sustentabilidade produtiva, nossos futuros netos e bisnetos precisarão dos mesmos recursos(finitos) para viver..
Não podemos empurrar os problemas(que são inumeráveis) para debaixo do tapete!
Reflitamos....
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
Estive refletindo no assunto, e cheguei à conclusão que, encontrar um meio ambiente degradado, não é problema grave. Ruim vai ser ter que: Pagar a dívida pública deste governo, não ter saude, educação, aposentadoria, e ter que ir morar na comunidade, dominada pelo crime organizado. O Professor MOLION, velho metereologista e cientista competente, deu várias entrevistas na Internet, afirmando que a ação humana, não tem o poder de fazer mudanças climáticas, as mudanças que ocorrem, é fruto da própria natureza, ou seja, é Deus quem faz. A única coisa boa da moratória da soja, é que as Tradings, vão comprar mais soja, nos Estados do Sul, onde possuo a propriedade que herdei do meu pai
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Respeito muito sua posição, Sr Adilson Miranda..
Muito simplista. É querer simplificar o complexo. Transferir para Deus, o Excelso Criador, o que é responsabilidade nossa, Humanidade! Impossível!!
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Me admiro o pessoal do Greenpeace não ir aos EUA , coibir o desmatamento 100% inclusive a área das margens dos Rios.... aqui sob o mais severo Código Florestal do Planeta somos exemplos para o mundo. Quem criou a emergência climática foram os países que já desmataram tudo !!