Fala Produtor - Mensagem

  • Almir José Rebelo de Oliveira Tupanciretã - RS 16/04/2012 00:00

    João Batista! Quando faziamos o Plantio Convencional, queimávamos a palha, lavrávamos e gradeávamos o solo. Com as chuvas, a erosão causava prejuízos, abrindo valetas e transportando o solo para os rios, chegando ao absurdo de que, para produzirmos 1 toneladas de alimentos, perdíamos 20 toneladas de solo/hectare/ano pela erosão e isso era o maior desastre ambiental silencioso do mundo. Com o Plantio direto na Palha, acabamos com a erosão, além de vermos a água limpa escorrer da lavoura conforme foto, chegamos ao ponto de transformarmos o Brasil no País que mais adota o Plantio Direto no Mundo com mais de 30 milhões de hectares.

    Mas o mais interessante é que no colchão de palha conforme foto o Plantio Direto Brasileiro também produziu a Minhoca Fimoscolex bartzi conforme foto, descoberta pela Drª Marie Bartz em homenagem a seu pai Herbert Bratz que trouxe o plantio Direto para o Brasil. No momento em que nos preparamos para a Rio+20 este é o maior exemplo brasileiro de sustentabilidade, de economia verde para o mundo. Este Plantio Direto diminuiu em 60% o consumo de combustíveis fósseis, diminuiu o uso de agroquímicos e aumentou a produtividade além de acabar com a erosão. Portanto no dia mundial da Conservação de Solos, o Brasil tem o que comemorar, tem o modelo. O Plantio Direto com a Biotecnologia coloca o Brasil como exemplo de produção de forma sustentável.

    Não existe sustentabilidade sem solo, água e conhecimento. Temos o que comemorar. Parabéns para Nós!!! Almir Rebelo - Clube Amigos da Terra Tupanciretã RS

    0