Concordo com o João Alves da Fonseca. Já ouvi de diretor de multinacional que o preço de um determinado defensivo não é formado tomando-se o custo + uma margem de lucro, mas sim quanto o mercado está disposto a pagar. No caso das máquinas, ouvi de outro diretor: "a fábrica vai aumentando os preços aos poucos; se os pedidos continuam, ela aumenta mais. Se os pedidos diminuem, ela pára de elevar os preços"... Outro exemplo: logo após o anúncio de uma linha de crédito diferenciada para aquisição de silos e secadores, uma grande empresa aqui no Brasil elevou seus preços em 25% numa paulada só.
Concordo com o João Alves da Fonseca. Já ouvi de diretor de multinacional que o preço de um determinado defensivo não é formado tomando-se o custo + uma margem de lucro, mas sim quanto o mercado está disposto a pagar. No caso das máquinas, ouvi de outro diretor: "a fábrica vai aumentando os preços aos poucos; se os pedidos continuam, ela aumenta mais. Se os pedidos diminuem, ela pára de elevar os preços"... Outro exemplo: logo após o anúncio de uma linha de crédito diferenciada para aquisição de silos e secadores, uma grande empresa aqui no Brasil elevou seus preços em 25% numa paulada só.