Fala Produtor - Mensagem

  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP 09/09/2014 00:00

    De pleno acordo com o alerta do sr. Telmo Heinen, pois por aqui também é assim.... Muitos produtores, além dos componentes de custo fixo e variável, ainda tem amortizações de dividas de safras passadas para cobrir. Enquanto soja e milho estavam com preços bem acima da media, esses custos e amortizações era facilmente diluídos, agora com a queda dos preços esses correm grandes riscos de amargarem grandes prejuízos..

    Mesmo as parcelas de financiamentos (investimentos em maquinas e infraestrutura, mais do que necessárias diga-se de passagem), vai ter maior peso no orçamento da próxima safra. O grande problema continua sendo o custo elevado de produtos e serviços que pagamos, sendo os financiamentos a única forma de conseguirmos investir em melhorias -- porem o custo desses produtos e serviços não deixa de serem astronômicos.

    Enquanto as commodities estavam em alta, conseguíamos diluir esses custo e seguir em frente, amortizando-os, contando com que o futuro fosse amigável até que essas parcelas todos fossem quitadas. Mas pelo visto o ano que vem vai ser pouco amigável de diversas formas:

    - commodities em baixa devido as leis mercadológicas;

    - economia interna em frangalhos devido a anos de populismo e Keynesianismo.

    - Instabilidade jurídica se aviltando.

    E pouquíssima perspectiva de melhora ou mudanças... --

    Comentário referente a notícia: [b]DA REDAÇÃO: Para consultor, produtores de grãos terão rentabilidade para a próxima safra[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=145055

    0