Fala Produtor - Mensagem

  • Antonio de Pádua Coutinho Ferreira Monte Carmelo - MG 13/05/2009 00:00

    João Batista, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou nesta terça-feira, 12/5, informações relativas a safra colombiana de café para o período 2008/2009, onde consta que segundo relatos de agências internacionais, o governo colombiano lançou um novo programa aos cafeicultores, o qual tem a mesma operacionalidade de uma linha de crédito para a compra de fertilizantes, sem qualquer ônus aos produtores. Segundo o Usda, a idéia é compensar o aumento dos custos de produção. Podemos observar que lá não tem crise na cafeicultura porque eles tem um governo que está sempre ao lado do cafeicultor, com ações que impulsionam a atividade para frente. Eles tem até a presidencia da OIC (Organização Internacional do Café), cargo ocupado pelo colombiano, Sr. Néstor Osório, tem também atualmente um premio de cerca de 80 centavos de dólar por libra peso sobre os preços de exercício da bolsa de Nova Iorque. E a cafeicultura no Brasil, o maior produtor mundial? sempre em crise, produtores endividados, preços ridículos pagos ao produtor, governo totalmente omisso com o setor e por aí vai...

    O nosso governo ao invés de ações concretas, fica somente nas promessas, assistindo ao caos que vive a cafeicultura brasileira. O Sr. Bertoni em reunião com os exportadores, entre outras coisas, diz que é contra o Pepro, que o governo não quer interromper o fluxo de comercialização do café e que seu chefe de gabinete e eventual substituto é o Sr. Robério Silva, que já foi representante dos exportadores na extinta Febec (Federação Brasileira dos Exportadores de Café), ou seja, “fazendo média”, dizendo o que os exportadores queriam ouvir.

    Acho que está passando da hora dos cafeicultores se mobilizarem em Brasília em mais uma tentativa para acordar o nosso adormecido governo, pois ações concretas e imediatas se fazem necessárias para a sobrevivência da cafeicultura brasileira. Temos que continuar vivos e vamos em frente.

    0