Fala Produtor - Mensagem
-
Liones Severo Porto Alegre - RS 06/05/2015 06:26
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Soja: se os embarques de maio/junho e julho repetirem o volume embarcado no mês de abril, que é muito provável pelo volume de negócios para destinos, somados os 18,717 mi t já embarcados, o excedente exportável brasileiro de 46 milhões de toneladas, esgotaria prematuramente no mês de agosto, faltando 5 meses para o término esta safra em 31 de janeiro de 2016, tal qual aconteceu com a soja norte-americana. (Fonte: SIMConsult).
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Essa é uma excelente noticia, se houvesse uma malha ferroviária eficiente, funcional e barata, o Brasil poderia, além de receber mais pela soja, vender muito mais milho ao exterior. Seriam necessários não 4 mas 10 ou 20 shiploaders, mas desenvolvimento e crescimento parece não ser o que querem alguns grupos econômicos e politicos que pretendem instalar indústrias subsidiadas longe dos centros consumidores. E Liones, se me permite uma pequena correção, "se maio/junho e julho repetirem o volume embarcado no mês de abril... o excedente exportável... esgotará... devido à grande demanda.... O que evidentemente comprova tua tese de que a demanda mundial por soja vai ser maior que o estimado. Abç.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Por força do hábito escrevi tese, quando o correto é previsão.
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Sr. Rodrigo, obrigado pela contribuição. Por dever de oficio, acompanho o fluxo de vendas para destinos. Faz todo o sentido sua observação sobre a deficiência da logística, porque restaram cerca de 7 mi tons, somente com destino China, para embarcar em navios esperando para atracar nos portos brasileiros, o que sugere que os embarques do mês de maio irão ultrapassar o volume embarcado no mês de abril. isto se o mês de maio não for muito chuvoso nos portos. Os portos já em operação e os que estão sendo construídos no arco norte, aumentará substancialmente a capacidade de embarques de soja e milho brasileiro. abraços
-
Rogerio mendes lopes
Morrinhos - GO
Sr.Liones,o que aconteceria se nós produtores,num ato de inteligencia,combinássemos que iríamos cortar 10% da área de soja 15/16?Como o mercado reagiria?
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Sr. Rogério, com anúncio prévio, os mercados consumidores tentariam se ajustar. Mas sem anúncio (quase impossível não ser detectado), os preços explodiram com a mesma reação que ofereceria uma quebra de 10% de nossa safra, mas ainda seria pontual. Eu, pessoalmente, não recomendo esse tipo de decisão porque algum outro país, provavelmente países sul-americanos, aumentariam suas produções, tentativamente na mesma proporção e, seria difícil para o Brasil reconquistar o espaço perdido. Medidas deliberadas de agressão ao mercado para a tomada de lucro, nunca ficam impunes !!!
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Soja: foram embarcadas 9.079 milhões de toneladas dos portos brasileiros em abril, recorde mensal de todos os tempos (mesmo com a greve dos caminhoneiros e o incêndio do terminal de líquidos de Santos, que reduziu o fluxo de chegada da soja durante 10 dias naquele porto). A cadencia de embarque no porto de Paranaguá aumentou em 33% com 4 novos shiploaders, com capacidade de 2.000 t/hora cada.