Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 13/06/2015 11:15

    Sr. João Olivi, dentre as poucas leituras que pratico, uma me levou a fazer um paralelismo com a recente história política brasileira. Acredito que tenha surgido o maior sofista como nunca dantes na história deste país, proveniente de Guaranhuns.

    O eminente filósofo grego Sócrates primava pelo diálogo, já este sofista nacional recorre a estratégia do confronto onde usa todas as armas falasiosas (dossiês, boatos, fantasias, para não falar na mentira (enfim como não sou sofista tenho dificuldade de enumerá-las) para assassinar as reputações de seus adversários, que ele, de inicio, já os enxergava como inimigos.

    Já que Sócrates foi citado, mais uma particularidade: Dizem que a mãe de Sócrates era parteira, e o próprio Sócrates costumava comparar a atividade que exercia (filósofo) com a de uma parteira. Não é a parteira que dá luz ao bebê, mas somente ajuda. Ela só fica por perto para ajudar durante o parto. Sócrates achava, portanto, que sua tarefa era ajudar as pessoas a "parir" uma opinião própria, mais acertada, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro e não pode ser obtido "espremendo-se" os outros. Só o conhecimento que vem de dentro é capaz de revelar o verdadeiro "discernimento".

    Contrariamente aos sofistas, ele acreditava que a capacidade de distinguir entre o certo e o errado estavam na razão e não na sociedade.

    Para ele quem sabe o que é bom acaba fazendo o bem. O conhecimento do que é certo leva ao agir correto. E só quem faz o que é certo pode se transformar em um homem de verdade.

    Quando a pessoa não tem NADA dentro, a possibilidade de revelar o seu verdadeiro discernimento é NULA, então ...

    FORA DILMA !!! FORA LULA !!!

    0