Fala Produtor - Mensagem

  • Jurandir Alexandre Lamb Cascavel - PR 02/07/2015 19:55

    Posso fugir um pouco do foco das discussões, mas o que quero relatar aqui é uma certa injustiça cometida, ao meu ver, com os produtores de alimentos aqui do velho oeste paranaense (com relação ao preço de commodities, principalmente milho e soja). Quero comparar duas Cooperativas de renome aqui na região, uma de Toledo com Sede em Campo Mourão, e outra em Cascavel com sede ali mesmo. Sobre o preço do milho, principalmente, de dois dias para cá a primeira vem acompanhando as altas de mercado e repassando o valor ao produtor, e a segunda não mexeu nenhum centavo..., ai vem a velha historia da distancia do porto de Paranaguá , no caso, sendo que a primeira está a 25 km mais distante da segunda cooperativa e paga R$ 0,70 por sc a mais , sendo que os custos aumentaram significativamente...., a diferença em todos os casos considerando uma produtividade media de 110 scs/hect, praticamente livra o custo de OLEO DIESEL da colheita .... e para refletir, e essa diferença ocorre todo ano e sempre so com briga que se iguala os preços

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Jurandir, neste Brazil existem COOPERATIVAS E... "cooperativas". Notou a diferença como se "escreve"!

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      as cooperativas do PR em geral evoluíram para um modelo mais capitalista, nos anos 90 muitas cooperativas agrícolas quebraram, por adotarem o modelo socialista de cooperativismo. A nossa cooperativa aqui quebrou assim, como o Brasil hoje, um populista prometendo mundos e fundos a um secto de "inocentes úteis", se elegeu presidente, apinhou seus companheiros nos cargos, depois elegeu um "laranja"/poste e nisso o dinheiro da cooperativa sumiu, junto com parte da produção dos cooperados ali armazenada. Tem gente pagando a conta até hoje.

      Eu não acredito em cooperativismo nos moldes do Brasil, onde qualquer um se torno "sócio", onde inaptos colocam em risco a gestão e cota alheia. O modelo de cooperativa baseado nessa linha socialista, mesmo que evoluída a gestão empresarial, nunca sera como uma propriedade privada, sempre terá alguns vícios inerentes ao modelo adotado.

      0