Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 08/07/2015 11:02

    A partir de Platão e Aristóteles, sempre houve uma preocupação em encontrar uma forma de governo que não favorecesse tiranias nem absolutismos. No século XVI, no ápice do Iluminismo com John Locke, para se obter uma sociedade mais justa havia a necessidade de uma divisão entre os tipos de poderes. A separação dos três poderes é uma teoria desenvolvida por Charles de Montesquieu em 1748.

    A ideia central da teoria dos três poderes é de que um poder em suas atribuições equilibraria a autonomia e interviria quando necessário no outro, propondo uma harmonia e uma maior organização na esfera governamental de um estado.

    Em síntese, pode-se dizer, a grosso modo, que é um regime onde o poder é limitado e equilibrado pelo poder, ou seja, como o próprio Montesquieu citou em 'O Espírito das Leis': "[...]só o poder freia o poder", o que ele chama de "Sistema de freios e contrapesos".

    NÃO É O QUE ESTAMOS VENDO NESSA "REFORMA POLÍTICA" QUE ESTÁ SENDO VOTADA NO LEGISLATIVO !!!

    ESSES INTRUJÕES NÃO SE EMENDAM !!!

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Pois é Sr. Paulo, a coisa descambou de um jeito que a gente fica pensando, prá que cumprir a lei? Prá que serve STF, TSE, TCU, se tudo pode, se tudo fica por isso mesmo? Respeitar as autoridades prá que? Por que? Se tudo parece um puteiro de granfinos!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      NESTE "LUGAR" DE GRANFINOS, O PARCEIRO PASSIVO É: "O POVO BRASILEIRO"!!!

      0