Fala Produtor - Mensagem
-
José Roberto de Menezes Londrina - PR 09/07/2015 16:07
-
José Roberto de Menezes
Londrina - PR
A realidade das regiões produtoras indica falta de feijões de qualidade superior. Os feijões de qualidade estão sendo vendidos 2 a 5 dias antes da colheita.
-
José Roberto de Menezes
Londrina - PR
O mercado de feijão indica situação de anormalidade. Diferencial de preço incompatível com os custos de logística, entre as regiões produtoras e consumidoras. Ausência de correlação de preços nas relações de custos e benefícios dos lotes de qualidade superior. Facilidade para a Importação de feijões de péssima qualidade.
Procedimentos que sinalizam problemas na produção, comercialização e consumo. Assim como o vexame dos 7 a 1 para a Alemanha, não podemos esquecer os prejuízos sociais, econômicos e tecnológicos ocasionados com as importações desastrosas dos resíduos de feijão preto da China (conhecido como feijão detergente). A péssima qualidade do feijão importado reduziu o consumo, descaracterizou a famosa feijoada brasileira e destruiu a cadeia produtiva de feijão preto com grandes prejuízos aos pequenos produtores brasileiros. Situação que se repete com as importações de excedentes de feijão vermelho. Temos que estimular a produção e valorizar a melhoria de qualidade, fator determinante para o aumento de consumo.