Fala Produtor - Mensagem
-
Telmo Heinen Formosa - GO 10/07/2015 11:22
-
leandro carlos amaral
Itambé - PR
Cooperativismo não seria o mesmo Comunismo,pois com todas isenções fiscais os insumos das cooperativas estão mais caros do que em particulares...e na comercialização os lucros estão exorbitantes ....ex.para vender o agricultor vender o milho 20,40 e para o agricultor comprar o milho se não tiver armazenado 28,00 isso e comunismo...
-
Guilherme Frederico Lamb
Assis - SP
Leandro, você tem razão, esse modelo de cooperativismo aqui adotado é baseado no credo socialista, onde um ajuntamento de pessoas se reune em torno de alguns "iluminados". Quando houve aquela avalanche de falencias nos anos 90 das cooperativas, algumas deram uma evoluida no sistema de gestão, passando a um modelo mais empresarial, onde os gestores eram profissionais de mercado, com embasamento capitalista, mas mesmo assim a evolução é limitada, pois grande parte dos "sócios" não atua adequadamente no funcionamento do negocio, não esta em todas reuniões, também não tem profundo conhecimento em gestão e economia para influenciar o rumo do negocio. Em geral acaba sendo muito similar ao sistema politico Brasileiro hoje, com o PT sendo a diretoria dessa grande "cooperativa" que é o Brasil e o povão os cooperados sem nenhuma voz, muitos idiotas úteis que sustentam esses "poderosos" lá em cima a qualquer custo. É uma questão de modelo, adotar um modelo onde cada cooperado é selecionado com mais rigor, visando haver uma certa uniformidade na capacidade de cada um trabalhar dentro do sistema, mais como o modelo de associativismo Americano, mais como um sócio acionista, que pode vender suas ações quando achar mais viável e sair.
-
Telmo Heinen
Formosa - GO
Caro Leandro Carlos Amaral não transforme efeitos em causas. O principio cooperativista é o unico alternativo ao capitalismo "selvagem" e nunca o comunismo. Eivdentemente a gestão da cooperativa tem que ser feita com administradores profissionais.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Telmo, por falar em principios, quero lembrar que um dos principios do liberalismo economico, também conhecido como sistema capitalista, é a cooperação, mas a cooperação entre individuos para atingir um determinado objetivo. No meu entender o cooperativismo é uma associação entre um agente externo e individuos e o que ocorre no Brasil é que os interesses da cooperativa acabam prevalecendo sobre os interesses dos individuos. Sei de casos de grandes cooperativas que "quebraram" por fornecer financiamentos acima da capacidade de pagamento e sem garantias reais a um ou dois sócios, um tremendo abacaxi. E nada aconteceu com ninguém, ninguém foi responsabilizado, em uma dessas cooperativas foram demitidos nada menos que 3000 funcionários.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Lembro que um bom ataque...tem um ponta direita...um ponta esquerda..e um centroavante...simples e lógico..nem só na direita,,,nem só na esquerda e nem só no meio...
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Dalzir, minha intenção nem foi entrar nos méritos do cooperativismo, ou defender uma posição politica, mas destacar a forma com que lidamos com direito e justiça no Brasil. Conheci pelo caminho, pessoas que se diziam católicos radicais mas que compartilhavam idéias comunistas sem perceber. Destaco aqui, não é o caso do Papa, que deixou os presentes blasfemos recebidos de Evo, aos pés da Virgem Maria, em solo Boliviano. Quanto ás idéias socialistas, eu as abomino, mas se pessoas querem acreditar nelas, paciência, tudo que posso fazer é defender meus pontos de vista. Acontece que o caso que relatei acima não é um ponto de vista, é uma realidade e a nossa realidade hoje, Dalzir, é a de um País que possui uma chefe que chama autoridades pertencentes à instituições que possivelmente irão julgá-la por uma série de crimes, para reuniões secretas. Adianta querer mudar um País, onde representantes de suas instituições trabalham deliberadamente contra o direito e a justiça?
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Falei aqui de outras coisas e não falei de cooperação, que não é cooperativismo, pois a cooperação pode ocorrer entre empresas entre si, e o caso da fabricação de indústrias de etanol é um bom exemplo, embora tenha incentivos do governo, e pode ocorrer entre empresas e governo, onde a única cadeia que se cria é a prisão mesmo. Meu ponto de vista , e que defendo com vigor e energia, é que as cadeias produtivas podem ser criadas voluntariamente apenas pela ação dos individuos envolvidos, sem a mínima necessidade de interferencia ou ação governamental. O Brasil poderia ser muito mais rico do que é, se a maioria não admitisse que politicos, governos, ou associações de caráter coletivo, ficassem se intrometendo na economia do País e das pessoas em particular. O que impede os pobres de progredir e a classe média se fortalecer, são justamente essas ações politicas, em que pessoas sem qualificação nenhuma querem mandar em tudo.
-
Sergio Aquiles Bellotto
Palmital - SP
O cooperativismo brasileiro esta acabado, o que temos são poucas cooperativas de fato, culpa nao só dos dirigentes e governo mas dos socios das cooperativas.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Rodrigo..temos aí em SC uma serie de exemplos que deram certo...Aurora...Cooper Campos...Cravil...Cooperdia...e uma serie de outras cooperativas ligadas a Aurora...mas temos maus exemplos no passado...COTREL...Coopavel..que quebraram por mau gerenciamento e roubalheira...
-
Telmo Heinen
Formosa - GO
Muito bem observado Sergio Aquiles Belotto: Culpa dos sócios e não do sistema.
-
leandro carlos amaral
Itambé - PR
A culpa não e dos sócios(agricultores)mais sim desses DIRIGENTES que muitas vezes vem de BANCOS ,FIRMA PARTICULAERES e tem uma ideologia VAMOS TRABALHAR COM 10 AGRICULTORES GRANDES QUE JA DA UM BOM VOLUME DO QUE TABALHAR COM 100 PEQUENOS esse e o modelo de cooperativismo que temos hoje o PEQUENO so enche linguiça .....agora joga a culpa nos sócios e fácil...mais não se esqueça que e os sócios que pagam o salario da DIRETORIA......
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Vamos lá. Não quis entrar na separação por categoria, entre inocentes e culpados por esse ser um assunto complexo, que só pode ser resolvido com aplicações rigorosas da lei. Mas o Dalzir lembrou de uma cooperativa muito forte e ativa, e que, mesmo sem sequer ter entrado um dia na Aurora, tenho quase certeza de que o sucesso se deve à obediência de um regulamento muito bem elaborado e eficaz e que, principalmente, é obedecido por todos, sob estrita vigilância, esse é o ponto.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Tempos atrás, e não sei se esse assunto é atual, houve uma discussão sobre o crescimento das cooperativas, havendo um certo consenso de que esse crescimento devia ser limitado, pois diziam que as cooperativas cresciam demais e depois quebravam, ou por roubo ou má administração. Parece que até agora cooperativas como a Aurora vieram para quebrar esse paradigma.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
A Aurora tinha lá um visionario tipo Seu Saul da Perdigão...Atilio Fontana da Sadia que fez a empresa acontecer....este emprendedor faleceu alguns anos atras e o substituiu um Eng Agrônomo com experiencia da Acaresc...fomento da Saic...e também da Cooper Central...quando entrei na Acaresc recebi do Mario Lanznaster o jeep no qual trabalhava em 75...ou seja um profissional equilibrado e experiente numa estrutura montada não tem como não prosperar..
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Pesquisei aqui Dalzir, o fundador da Aurora foi o Aury Luiz Bodanese, natural de Barão de Cotegipe RS.
-
Guilherme Frederico Lamb
Assis - SP
Não, a culpa não é somente de dirigentes das cooperativas, esses foram eleitos pelos cooperados. A cooperativa que tinhamos aqui e faliu em 1994 foi assim, um perfeita analogia com o PT e o Brasil, um monte de "dependentes" que elegeram corruptos socialistas para comandar o negocio. Um belo dia a dita safra armazenada ali só existia no papel! Nunca mais entrarei em cooperativa, perdemos muito ali, quase tudo e processo jurídico se arrastou por 20 anos.
-
Guilherme Frederico Lamb
Assis - SP
Não entendi o comentário do senhor Dalzir, a analogia com futebol a meu ver não tem fundamento.
Que país precisa da esquerda Fidel Castro, Stalin, Mussolini, Hitler, Mao Tse tung?!!
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Guilherme..quando falo em ponta direita etc...falo atuação comercial...e não de política ou ideologia...
-
Guilherme Frederico Lamb
Assis - SP
perdão pela má interpretação senhor Dalzir, eu não sou nada fã de futebol, analogias futebolísticas idem.
-
leandro carlos amaral
Itambé - PR
Para enfrentar o dito capitalismo "selvagem" a solução não é o socialismo. É o Cooperativismo! Somente pessoas muito ignóbeis, mentecaptos e energúmenos acreditam que se deve repartir a riqueza antes de produzí-la. Isto é tipico dos que pensam que toda produção é extrativista... Mas como Cardeal Bergoglio? Dias atrás publicou uma Enciclica condenando justamente o maus uso dos recursos do extrativismo! A Revolução Cultural já pegou até o Vaticano. Uma vergonha! Vou dar um argumento simples, arrebatador que todos os leitores deste site devem usar para rechaçar o socialismo. Eles pregam que igualdade entre todos é sinônimo de justiça. Isso se chama de Ideologia. Para tanto é necessário anular a virtude e o mérito, coisa que nenhum ser humano "consciente" aceita... Portanto os adeptos do Evo Morales sujaram as mãos do Papa da igreja católica, como sangue de 150 milhões de pessoas que o comunismo já matou desde o seu inicio!
Diga aos dirigentes católicos da sua paróquia: A solução para enfrentar as mazelas do capitalismo é o cooperativismo.