Fala Produtor - Mensagem
-
Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 23/09/2015 11:28
-
Virgilio Andrade Moreira
La Paloma
Safra de soja e safrinha de milho só vão aumentar,, um complementa o outro. A saida é material vegetal resistente à ferrugem. Milho safra somente onde há valor agregado como o Paraná por exemplo, ou para os produtores de sementes de soja cadastrados, fazer uns 20 % de milho na safra e plantar depois na mesma área, soja semente safrinha , o que pode ser colhido tranquilamente até final de maio.
-
Angelo Miquelão Filho
Apucarana - PR
Senhor Carlos William Nascimento, quero parabeniza-lo pela coragem e visão sobre um assunto tão importante! A muito tempo eu defendia uma atitude destas, não de se proibir, mas sim uma que partisse dos próprios produtores. Vemos muitos agricultores multiplicando doenças e subtraindo cada vez mais a renda das suas produções. A prática contrária a natureza e as leis de mercado, pois há uma enorme oferta e o achatamento dos preços, e quem ganha são as lojas de insumos que nos inundam de produtos que nem sempre funcionam a gosto. Temos que produzir apenas um pequeno excedente ao consumo, caso contrário não adianta ficar pondo a culpa no governo, quando quem faz a caca toda é agricultor. Obedeçam as regras da oferta e procura e teremos lucros, respeitem a natureza e teremos resultados. Ou então se sujeitem e acostumem-se com as explorações!
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. Carlos, a sociedade cobra resultados. Em 1798 Thomas Malthus, economista e demógrafo britânico publicou "Ensaio sobre a população", onde afirmava que a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética.
As previsões imperfeitas da teoria malthusiana, o aumento da capacidade de produção de alimentos com emprego de novas tecnologias demonstra um outro desequilíbrio. Os novos cultivares têm ganhos em produtividade, mas perdem em resistência aos ataques de doenças e pragas. Procedimentos usados na agricultura há 10, 20 anos atrás, hoje são completamente obsoletos e, a tecnologia nos engole com novas técnicas.
O PARAISO DO AGRICULTOR É UMA UTOPIA !
A maior praga da agricultura é a cobrança de resultados, às vezes com consequências nocivas ao ambiente e ao produtor. Veja o uso dos clorados e outros produtos milagrosos de décadas passadas.
-
Virgilio Andrade Moreira
La Paloma
Gostaria de deixar minha denúncia registrada: A ferrugem do milho está inviabilizando a cultura na região. Os fungicidas não controlam mais como antes. Temos de fazer até tres aplicações de fungicidas caros, com misturas com carboxamidas, para controla-la. As autoridades tem que tomar uma atitude drástica ou não teremos mais milho no Brasil. Como vão alimentar as aves e suínos? O Brasil vai perder bilhões em impostos e o produtor vai falir.
Por favor, proibam a prática do milho safrinha o quanto antes.