Fala Produtor - Mensagem
-
leandro carlos amaral Itambé - PR 11/11/2015 19:57
-
Marcelo Luiz
Campina da Lagoa - PR
Leandro, na época que se plantava o Coodetec 202 e a soja também morria, eu usei trichoderma e gostei. Menos plantas morreram em comparação com as áreas sem trichoderma. Um amigo usou agora, na soja DM 6563, que está morrendo de rodo, e também ficou muito bom. As sojas intactas são as grandes prejudicadas. Uma porcaria mesmo. Tem gente que só não vai replantar porque não tem semente pra comprar.
-
leandro carlos amaral
Itambé - PR
Marcelo,aqui em ITAMBE todas as variedades estão morrendo,para o próximo plantio estou pensando em adaptar a plantadeira para pulverizar o trichoderma no sulco do plantio..
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Leandro, deixa eu te contar uma estória. Existe nos EUA, uma empresa de sementes chamada Stine. Eles testam centenas de milhares de novas linhagens todos os anos, e a única coisa que avaliam é a produção. Não se importam com sistema radicular, susceptibilidade á doenças, peso de mil grãos. Na filosofia deles, se foi produtiva é porque todos os outros aspectos foram bem. Os testes são realizados em solos sem compactação e bem corrigidos. Veja só agora. A Stine é dona da Dom Mario. Muito provavelmente a variedade 6563 foi criada nos EUA, nos moldes dos testes que mencionei acima. Agora, coloque uma variedade com problemas de sistema radicular, susceptível a fitoftora, num solo com 80% de argila e com problemas de compactação devido ao plantio direto? Pode ter certeza que muitas outras variedades que estão morrendo, principalmente as Intactas são desenvolvidas por esta empresa. Na minha área, já comecei a subsolar um pedaço a cada ano. Os resultados são excelentes. Nestes locais a soja está com o dobro do tamanho, plantada no mesmo dia. Precisamos repensar o plantio direto, pois nossa máquinas são grandes, não usamos pneus radiais, plantamos e colhemos com alta umidade, não escarificamos, nosso solo tem 80% de argila, etc... Depende de nós, pois a pesquisa está mais preocupada em proibir a safrinha. Sugira para sua cooperativa montar um laboratório para multiplicar trichoderma. Não fica caro.
-
Marcelo Luiz
Campina da Lagoa - PR
Algum produtor tem informação sobre o TRICHODERMA que controle o fungo de solo para evita a morte da soja recem nascida???...