Fala Produtor - Mensagem

  • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR 02/12/2015 12:56

    Esta pergunta (Como atender as exigências do mercado europeu que demanda anualmente 10 milhões de soja certificada?) é muito fácil de responder: Basta comparar os 10 milhões de toneladas com a produção anual (que gira ao redor de 300 milhões de toneladas) e constatar que, ao meu ver, essa demanda não passa de um "nicho" de mercado. Coisa pequena. Se os que demandam este tipo de soja querem comprar, que paguem um aditivo no preço para que os produtores forneçam o que eles querem comer. Pronto. Agora, o comprador desta merreca vir ditar regras para os produtores de 100 milhões de toneladas me parece uma piada de mau gosto.

    1
    • dejair minotti jaboticabal - SP

      Caro Marcelo,abre a cabeça, alimento é questão de segurança em sociedades ricas e desenvolvidas,não reme contra a correnteza.O comprador manda e quem quer vender atende o cliente, ou você trabalha achando que o cliente é só mais um insumo?.Mandela achava que nunca seria preso,ficou 30 anos detido,amanhã vem a China e exige o mesmo, não é exemplo para ninguém em sustentabilidade,mas exige,e aí?.acredito que já ouviu falar que quando as barreiras comerciais enfraquecem criam-se as técnicas.Veja poderemos dizer para China procure outro,então os concorrentes se preparam para nos substituir, Argentina,Estados Unidos, Paraguai e os cabeças abertas dos produtores nacionais atendem a China, como ficam os produtores que pensam como você?, nem todos estão no Paraná como tu que poderá ir plantar batatas.

      Caro Marcelo tua cabeça é a da maioria dos produtores,este é um caminho sem volta e teu país por muito tempo vai ter que produzir commodities,pois não tem futuro como nação tecnológica.Ajude em vez de ser oposição,lembre de Mandela,foi preso e não,adiantou nada.

      Desculpe de algo,mas você tem que mudar a cabeça ou de ramo.

      7
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      é nicho de mercado sim, mais um devaneio europeu, frescuras de um povo tomado pelo politicamente correto, pelo socialismo, pelo keynesianismo... querem soja "certificada" paguem por ela, o saco da soja normal esta 70 reais? que paguem 140 e terão suas frescuras eco terroristas...

      0
    • Bertholdo Fernando Ullmann Patos de Minas - MG

      A resposta foi mencionada na própria entrevista: falta prêmio ao produtor. Se a demanda é maior que a oferta, o prêmio deveria subir. Se o prêmio não sobe, ou tem essa soja em outros países ou a demanda está superestimada.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Marcelo, concordo com você, pois o entrevistado, o "consultor ambiental", não falou tudo. No entanto deixou claro que as exigências são de ONGs, ou seja, grupos de pressão, e o que desejam essas ONGs? A proibição total do desmatamento no bioma Amazonia. Está lá no site da Abiove. Vai valer a pena deixar de produzir boi, café, cupuaçu, açai, e inúmeros outros produtos de alto valor, em troca de exportar para a Europa, por 5 bilhões de dólares? A troca proposta é entre a oportunidade de enriquecimento dos brasileiros, que podem produzir para si mesmos, e o assistencialismo bancado pelos Europeus. Aproveito Marcelo, para comentar as criticas que voce recebeu do Dejair, e digo que "você tem que abrir a cabeça", não é argumento, é só uma besteira de alguém que se quer superior só por afirmar isso. Não pude deixar de pensar também que esse sujeito é petista, pois só os petistas são arrogantes o suficiente para querer dizer aos outros o que fazer e o que pensar, e pior, dizer que profissão os outros tem que ter. Quanto ao argumento de que os EUA, o Paraguai, a Argentina, vão, nas palavras do próprio entrevistado, obedecer a União Européia, ou seja, os EUA vão deixar de produzir soja para reflorestar, é no minimo um delirio. É isso que esse pessoal faz, delira.

      2
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Mandela nunca pagou ou vai pagar minhas contas. Este papinho de sustentabilidade é mais uma conta nas costas do produtor. Nos impõem inúmeras regras e não pagam por isso. Agricultor sempre foi um cuidador da natureza, caso contrário não estaríamos produzindo cada vez mais em menos áreas. Repito, quem quiser atender este nicho de mercado, ficar de quatro para os compradores europeus e não receber nada por isso, faça o que quiser. Agora, representantes dos agricultores irem até estes compradores europeus, que compram esta miséria, e querem impor suas regras para todos os demais, não funciona. Temos que focar em quem quer comprar, quem precisa comprar. China precisa comprar, não pode ficar fazendo C... doce como os europeus. A minha cabeça é de quem vive de agricultura e tem filho pra tratar. A sua cabeça é de filiado no PV ou na REDE. Prefiro estar num país produtor de comida do que num país produtor de tecnologia. Ninguém come processador Intel ou Iphone 6S. O que nos falta é liderança que não seja vendida. Mas um dia aparece um. Vou continuar no ramo, como minha família está desde 1885, e de pé. Quanto a você , que continue de quatro.

      1
    • dejair minotti jaboticabal - SP

      Como dizia os antigos "Quem é avisado é meio salvado",parece que Santa Catarina também pode produzir batatas.

      3
    • dejair minotti jaboticabal - SP

      O tema é polêmico,quis provocar discussão,para exportar o mel teve que certificar,frutiferas também, cana em processo,amendoim também.

      0