Fala Produtor - Mensagem

  • Angelo Miquelão Filho Apucarana - PR 09/12/2015 18:44

    Especulações à parte, pelo jeito em 2016 vamos acertar pela primeira vez com os contratos fechados, pois nos últimos ou desde que me lembro nunca ganhei um centavo com esta prática! Olha a volta que o mundo da soja dá.... vamos ganhar com os contratos... Que coisa, hein! mas eu duvido, duvido muito do que leio e ouço, pois esta gente não dá ponto sem nó, quem tem a chave do galinheiro não pode ter amizade com as raposas, elas são boas de bico, espertas e convincentes! Vejam um exemplo: na colheita do trigo a saca estava em R$ 33.50, e os gerentes das empresas que recebem nossas produções não perdiam tempo, chegavam nas rodinhas de produtores e diziam "olha, quem tiver compromisso, feche o trigo, pois vai sair de mercado até o fim do mês". Muitos, e inclusive este que vos fala, foi lá e mandou bala, vendeu aquela porcaria e mal pagou os custos, arcamos com os custos de diesel, frete e colheita, levamos bucha de novo! E, pasmem, alguns dias depois o trigo foi para R$ 35,00 e logo bateu nos 38,00 reais a saca... Ou seja; 38+1 de ajuste no balcão é igual a 39,00 reais, o que nos deu 6;00 reais a menos por saca, ou 720,00 reais por alqueire que deixamos de ganhar por ir na conversa das raposas. Agora enfiamos o resto do soja no... para pagar as contas que sobraram desta palhaçada que tem sido a triticultura no Brasil. Preço ruim, produção ruim e gente esperta demais no meio, uma receita de prejuízos para nosso furado bolso. Informação é dinheiro, mas depende de onde ela vem e de quem! E vamos indo, vamos esperar para o ano que vem, de novo!

    0
    • diego fernando spies Novo Sarandi - PR

      Hoje teve contrato de soja para entrega em março de 2017 a 73,00 a saca, será que é um bom preço? Nos patamares de hoje seria mas qual será o custo para o ano que vem plantar a safra de verão?

      3
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Isto que o Angelo disse já vi acontecer com soja. Fui testemunha quando anos atrás o gerente de cooperativa aconselhava os sojicultores a não vender a safra, que estava com preço excelente. Até oferecia dinheiro através do banco da cooperativa , um EGF, para segurar a safra. Pouco tempo depois , a soja desabou e o que estava estocado não pagou o empréstimo. O gerente, este foi promovido. Lógico que a ordem veio de cima. Quanto a safra nova de soja, as notícias que chegam do Mato Grosso e do Matopiba são estarrecedoras. Imensas áreas perdidas. Outra agência de risco vai baixa a nota do Brasil. O FED americano vai elevar a taxa de juros. Acho que tanto Chicago quanto o dólar irão subir. Além disso, a safra aqui no sul está longe de estar salva. Imagine se chover em fevereiro metade do que choveu em novembro. As variedades intactas não aguentam uma semana de chuva.

      2
    • Roberto Cadore Cruz Alta - RS

      Sr. Ângelo, pra mim, não dá pra acertar sempre, mas gerente de cooperativa/cerealista/especialista/analista/e PQP...já me levaram para o buraco algumas vezes, até mesmo o mago da soja, que hoje anda meio sumido, errou, pra ele soja só apontava pra cima e tá aí o resultado. Acho que devemos tomar nossas próprias decisões. Pelo menos, se errarmos, será por nossa própria culpa.

      0