Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 16/12/2015 11:54

    Às vezes me pergunto: Qual é a verdadeira percepção da realidade?

    Essa pergunta surge pelo fato das soluções imediatistas dos humanos, que se autodenominam Homo sapiens. Vou exemplificar somente um caso especifico.

    Na agricultura, no caso da cultura da soja, como em outras, trabalhamos com seres vivos, as plantas. As sementes são colocadas na terra para germinar. Ali sofre a influência de milhares de outros seres vivos, a microfauna do solo, que segundo a lei da natureza "Os bons vencem os maus", cria-se uma condição favorável para a germinação da semente. Segundo os entendidos num centímetro cúbico de solo natural, sem a interferência do homem, encontram-se 2.300.000 micro-organismos do solo e, após a aplicação de herbicidas essa população decai para algo de 800.000. Será que isso é benéfico?

    Agora vamos enfocar a nutrição da planta. Nós os simples mortais somos bombardeados com informações que o NPK são a base para a alimentação da planta. Essa doutrina foi espalhada pelos quatro cantos da terra, esquecem-se os entendidos que os solos possuem gêneses distintas, uns são provenientes de materiais de deposição- fundo de oceanos, outros de erupções vulcânicas e, as condições climáticas mudam substancialmente as presenças dos nutrientes. Ah! Esqueci-me do assunto, quando se fala em simples minerais, esquecem-se das reações químicas que esses minerais vão sofrer, em função dos ácidos orgânicos produzidos pelos micro-organismos do solo, para serem disponibilizados na forma propicia ao vegetal, ou seja, porque não se privilegia a vida? O agricultor não é um "cultivador de vida"? Sim, porque as plantas são seres vivos!

    O País é um campeão em produção rural porque as condições climáticas são favoráveis à vida !!

    VAMOS USÁ-LA CONSCIENTEMENTE !!!

    0