Fala Produtor - Mensagem
-
Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR 17/12/2015 08:48
-
PEDRO FIORENZO
Sorriso - MT
Marcelo eu como agricultor , percorro toda a região médio norte, Sorriso-, Sinop, Nova Mutum , LRV, é muito dificil prever as perdas devido as chuvas em pancadas, ao lado de lavouras mortas pela seca temos lavouras em bom estado vegetativo, porém posso dizer que a maioria das lavouras que estão em enchimento de grãos e necessitando de maior volume hidrico estão em pessimas condições, João Batista por favor nos passe a estimativa, do Norte e Centro -oeste, eu posso dizer que estes municipios que falei plantam mais de 2.000.000 de hectares de soja, e teremos uma quebra de 20% , ou seja da média histórica de 50 sc/ha estaremos com 40 sc/ha, ou seja somente no médio norte 20.000.000 de sacas de soja a menos, que dão 1.200.000 toneladas de soja a menos, isto ja esta em quebra do médio norte de MT, agora restam ver todas as outras regiões do MT, centro oeste e norte quanto quebram.
-
Valdomiro Rodante Junior
Porangatu - GO
Aqui no norte de Goias e regiões mais ao centro do estado e no estado do Tocantins a situação é de um deficite hidrico nunca visto antes!!!
-
PEDRO FIORENZO
Sorriso - MT
Caro João Batista, acredito que é hora de estimar as perdas no centro oeste e norte do Brasil. Você, mais do que ninguém, percorreu áreas e falou com muitos agricultores destas regiões. Por favor, nos dê sua estimativa de perdas. Não tenha medo de errar. Sua opinião para nós é confiável. Precisamos de um contraponto para as estimativas falsas de super safra. Outro dia você entrevistou um agricultor que disse que, com clima favorável, o Brasil produziu 96 mi de ton na safra passada. Este ano, sem aumento de área, e com clima adverso, falam em 106 mi de ton (??!!).... De onde vão tirar estes 10 mi de ton? Talvez seja daquele lugar obscuro, que na boa educação e a censura nos impede de revelar. Mas João, peço que, mais uma vez, ajude a agricultura e os agricultores. Sem medo de errar, estime as perdas até o momento.