Fala Produtor - Mensagem

  • Danilo Julio Antonowiski Paranatinga - MT 03/01/2016 12:20

    Engraçado que com tantas perdas já confirmadas nas lavouras de soja no Brasil, essa tragédia não reflete em nada nos preços de soja em Chicago! Ao contrário, os preços estão é caindo em dólar! ! Por que será? ?

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Vou tentar explicar o que sei, da melhor maneira possivel. Todos tem experiencia com o que ocorre com a desvalorização cambial, no Brasil ela tem efeito conhecidos dos produtores rurais, que tem suas mercadorias cotadas em dólar, pois bem, com o aumento dos juros nos EUA, a China será forçada a desvalorizar sua moeda, o motivos são complicados para explicar, mas há uma coisa simples, com a desvalorização cambial chinêsa as importações de soja ficam mais caras, o que em situações de forte crescimento não teriam tanta importância, mas como a China está em crise, os repasses de preços ficam mais dificeis. Então aquilo que é chamado "mercado" já precificou uma possivel queda no consumo dos grãos para o próximo ano, vejam bem, não são os analistas, são os governos ou aquele que manipulam o mercado através de taxas de juros, déficits fiscais, etc... O que estas pessoas estão enxergando lá na frente é uma desvalorização ainda mais forte da moeda chinesa e devido à isso, diminuição no consumo de commodities. Não esqueçam que desvalorizações cambiais provocam inflação e inflação provoca queda de consumo.

      5
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Não acredito que os chineses irão diminuir seu consumo de proteína animal. A curva é ascendente e eles tem muito o que aumentar neste consumo para se equiparar a países como estados unidos e até mesmo Tailândia. Mesmo com soja cotada a US$16,00 o bushel eles continuavam comprando.Não interessa ao chineses desestimular a produção da única fonte de proteina vegetal em larga escala. Não acredito que os chineses irão comer menos. Quem manipula as informações são os que atuam na bolsa, pois precisam de vendas no mercado físico para fazerem vendas de papéis. Sem venda de papel, sem comissão para eles. O governo americano também tem interesse que haja grande movimento na bolsa, pois gera depósitos compulsórios importantes para equilibrar as contas no overnight. Traders não querem preços baixos, pois aumenta muito risco de inadimplência. Preferem ganhar nos juros financiando produtores e na comissão de negociar a soja. Nesta equação tem a Conab que quer segurar preços e dar para o governo discurso de super safra.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Senhores, vocês notaram alguma "coisa" diferente?

      Quando o tripé da economia lulopetista estava bombando, qual o tipo de propaganda que se via nas mídias? As redes de departamentos (Casas Bahia, Ponto Frio, Magazine Luiza, etc) ocupavam quase 100% do espaço publicitário. E hoje?

      As redes de Supermercados estão à frente, porque? Segundo os entendidos, está havendo retração, também, no consumo de gêneros de "primeira" necessidade (COMIDA).

      O lulopetismo vai, como sempre, vai escrevendo a sua história amparado no seu bordão "como nunca existiu na história desse país". O Brasil parolado pelos petistas como o celeiro do mundo, vai "dar a fome" para os seus governados. Lógico que não vai ser uma fome igual as que Stalin e Mao infligiram ao seu povo, mas que vai poder ser chamada de subnutrição, ah! Isso vai.

      Penso, a melhor propaganda para mudar esse estado de coisas é:

      IMPEACHMENT JÁ !!!

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Rensi, os produtores brasileiros não acreditam que quando o governo dos EUA manipula o dólar, os efeitos dessa manipulação se estendem a toda economia mundial, e não somente às commodities. O governo brasileiro por exemplo, teve que desvalorizar nossa moeda para poder pagar a divida, e mesmo assim não sabem se vai dar. Tem 144 bilhões vencendo nesse mês, cadê a grana? Falta demanda, sobra demanda, falta oferta, sobra oferta, falta preço, sobra preço... quando na verdade estamos na "guerra cambial", sim, nisso Guido Mantega estava certo. Assim como é certo que essa mesma desvalorização que beneficia exportadores, massacra os assalariados, é um roubo descarado, e vou continuar afirmando isso, queiram ou não, gostem ou não. E se nós dois conseguimos entender, os outros também conseguem, ainda mais que em passado recente vimos o fechamento de várias granjas de frango e suinos, pelo motivo de que as receitas não cobriam os custos, e o assalariado para de comprar carne. Se um sujeito mal consegue sustentar a familia com seu salário, e vê os preços subirem, vai ter que comer ovo, se puder pagar, não é tão dificil entender isso.

      3