Fala Produtor - Mensagem

  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG 05/01/2016 09:24

    Sobre a China, quando aquele imenso País/Continente anuncia crescimento de 6,5% de seu PIB no ano, os economistas e comentaristas econômicos nunca comentam que isto está se dando sobre a manutenção de uma base de crescimento de duas décadas em dois dígitos -- ou seja, o aumento de consumo nestes 6,5% significa o mesmo que aumento de 100% da economia sobre 10 anos atrás (fora a base consolidada de consumo). Portanto eu não consigo enxergar motivos pra pânico, como vem sendo divulgado... Saudações mineiras, uai!

    2
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Excelente observação. 6,5% agora é como se fosse 20% 10 anos atrás. Falácia dos agentes de mercado para derrubar preços. E ainda tem gente que acredita e fica repetindo isso como se fosse verdade. Usemos nosso cérebro para questionar. Estamos no modo passivo de pensamento. Não é porque está escrito que é verdade.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Já falei uma vez aqui e vou repetir, para os agentes de mercado tanto faz o preço estar subindo ou caindo, não faz diferença nenhuma, pois pode-se ganhar na alta e na baixa. Quanto aos números divulgados pelo governo comunista Chines, não confiaria cegamente, ainda mais que são compradores, estou entre os que não acreditam nos números do crescimento Chines, a única certeza que tenho é a de que levaram bem mais soja do Brasil este ano, por bem menos dólares.

      8
    • claudio dos santos mattos São Miguel do Iguaçu - PR

      Meu amigo Rodrigo talves nao tenha um conhecimento de mercado tão apurado qto o seu mas te pergunto se houver uma quebra na america do sul e depois na produçao norte americana sera que os preços continuarão nesses patamares.

      0
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Ninguem vende soja se achar que o preço vai subir. O emocional conta muito. Sem venda no físico, não tem venda no papel. Não acredito que tanto faz para cima ou para baixo. Minha humilde opinião.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Marcelo, é verdade que é dificil vender quando a soja está subindo, e comentei agora a pouco com o Cláudio, ele me perguntou se a seca no Brasil, somado a algum problema na próxima safra americana pode fazer com que os preços subam, e a resposta é sim, mas só aposta alto quem tem cacife, ou café no bule, mas que no momento não são critérios de oferta e demanda quem estão determinando os preços. Os motivos estão no comentário que fiz em reposta ao Claudio. Sobre ganhar na queda, se te interessar de uma olhada nesse link que estou postando aqui: http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/mercados/download/Opcoes-Futuro-Milho.pdf

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Aqui a pergunta do Claudio: Meu amigo rodrigo talves nao tenha um conhecimento de mercado tao apurado qto eu mas te pergunto se houver uma quebra na produçao da america e depois na produçao americana sera que os preços continuarao nesses patamares .

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Aqui a resposta: Claudio, essa é uma pergunta dificil de ser respondida, o Aleksander Horta fez uma entrevista com um profissional da Agrinvest que tem uma opinião mais ou menos parecida com a minha. Acho interessante ouvir várias opiniões, para depois formar uma própria, pois custos variam de produtor para produtor, e neste momento o melhor é vender de acordo com os custos, estipular uma margem e se for atingida não ficar esperando que o preço suba mais. Agora voltando mais à pergunta, à alguns dias comentei aqui que era possivel que o preço fosse à 12,5, pois achava que os EUA não aumentariam os juros, e nesse ponto quanto mais forte o dólar, menor o valor das commodities, bem o FED aumentou os juros e o preço caiu, depois voltou a esboçar uma tendência de alta, que é quando o preço sobe e depois cai ou pouco, volta a subir, cai um pouco... e assim sucessivamente. Até que noticias ruins começaram a chegar da China, falando da economia Chinesa, noticias péssimas, como a queda espetacular da bolsa logo no inicio do ano, soja para baixo de novo. É isso, não dá para especular com oferta e demanda, pois os fatores que estão determinando preços são outros e variados. Para um exemplo, vamos pegar o real, as especulações são de que não cai abaixo de 4, com mercado futuro indicando dólar à 4,2 em julho e 4,40 em dezembro, então se esse cenário se concretizar o preço em Chicago pode até cair um pouco que o preço em reais vai ser compensado pela desvalorização. O problema com essa visão é que ninguém sabe o que vai acontecer com a politica, já passou de vergonhoso o que o PT e Dilma estão fazendo, junto com parte do legislativo, com parte do judiciário, para manter privilégios, salários e principalmente o poder, e minha opinião é a de que os produtores não podem pensar no curto prazo. Então se ela ficar, o cenário do dólar é esse que falei acima, com o dólar podendo subir até a lua. Se sair, ninguém sabe quem entra e aí que está a dificuldade, pode ser alguém que queira trazer a economia para os trilhos de maneira gradual, valorizando o real aos poucos, como pode ser alguém que queira "dar uma paulada" e trazer de imediato o dólar para 3 reais ou menos. Além disso, outra indefinição é a Argentina, pois não sabemos ao certo onde irá parar o câmbio deles, e o que farão com os estoques, se venderão logo ou parceladamente. Tudo isso pesa. No mais faço análises de preço somente no curtissimo prazo, e minhas opiniões não servem como base para avaliar venda ou não. O que tenho para dizer enfim, e que já disse acima, é que é um ano dificil para se especular, sendo que o ambiente é tal que, é muito mais fácil perder na especulação que ganhar. Por isso digo, avalie o preço no médio prazo, estabeleça uma margem de lucro e se ela for atingida, não durma de toca. Espero ter ajudado, no momento é o que tenho a dizer.

      3
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      O nome completo do Claudio é, Claudio dos Santos Mattos, de São Miguel do Iguaçu PR.

      3
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Sobre o preço da soja...so vai subir com choque da oferta..o consumo normal...safras normais..os preços nao sobem...

      0