Fala Produtor - Mensagem

  • Gustavo Capitanio Betella Lucas do Rio Verde - MT 21/01/2016 18:14

    Amigos produtores, a coisa está feia..., 7,5% de descontos de royalties da soja intacta está nos tirando o restinho do lucro que teríamos nesta safra. Que Deus nos ajude e boa sorte a todos nesta colheita. (Deixando bem claro que não sou contra a cobrança de royalties da intacta, só que este valor de ,.5% não é justo.., na verdade, é um absurdo.

    1
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Gustavo e outros que acham o valor estorsivo. Preparem a cabeça ,porque em pouco tempo a opção só será pagar o que a Monsanto quer. Não existe mais em andamento peswuiza que contemple variedades que não seja rr2 ou rr3 pro.

      0
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      E as variedades existentes rr1 que com oa liberaçào da amamectina serem usadas estão definhando ou seja ,foram....

      0
    • Ricardo Menarim Castro - PR

      Também sou produtor rural, plantei uma pequena área de soja "INTACTA", e, assim como todos vocês que fizeram uso de sementes com essa tecnologia nova, o fiz sabendo do custo dos royalties a pagar. Concordo que é uma tecnologia cara (e tenho dúvidas da sua eficiência), mas, não posso aceitar que plantem pensando no possível benefício e depois venham reclamar do valor dos Royalties na hora de vender o grão colhido.

      Precisamos ter bom senso...não quer pagar royalties? então não faça uso de sementes com essa tecnologia!!!! É simples assim!!!!!

      4
    • Ricardo Menarim Castro - PR

      E digo mais, .... a pirataria está com seus dias contados, a cobrança na moega deve ser feita e com rigor.

      4
    • Ricardo Menarim Castro - PR

      Eu comprei semente certificada e paguei os royalties no mesmo momento....deixar para pagar na moega, realmente fica muito mais caro.

      3
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Soja intacta não entrega a produtividade anunciada pela empresa. Aqui na região perdeu para todas, repito, todas a variedades RR1. Fora o fato de a intacta apresentar uma enormidade de vagens com grãos mofados. Não choveu depois que a soja amarelou, e esta porcaria tem grãos mofados. Esperem para ver o que vai acontecer com a soja Intacta mais tardia, que vai pegar chuva depois do dia 27/01. Depois a gente conversa. Pelo menos aqui na região , o plantio de Intacta vai desabar para a próxima safra. A mais produtiva ainda é a velha Nidera 5909 RG.

      0
    • Noedir José Karam Marcondes (Diamantino/MT) Diamantino - MT

      Olá Sr. Gustavo Capitanio, é só não plantar soja intacta... plante soja convencional, faca igual a eu. faz 35 anos que planto soja no MT na região de Diamantino e nuca plantei soja RR, eu não pago Royaltis, eu recebo premio por plantar soja Livre (convencional), vamos prestigiar a Fundação MT para que não acabe as pesquisas do soja Livre.

      0
    • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

      Colocar os royaltes neste absurdo de 7,5% na moega faz parte de uma política das sementeiras prá ninguém salvar sementes para uso próprio(a lei permite) ,ainda ontem estive em um dia de campo com mais de 50 variedades de 9 empresas e só tinha 2 variedades que não era intacta e o custo médio de sementes por hectare beirava os 500 reais... No capitalismo é assim mesmo ,os órgãos de governo, podem, neste caso ajudar liberando o benzoato e sua importação e, ao custo de menos de dez reais por hectare, a peleia fica interessante...Ah ia me esquecendo,proibiram a safrinha com o mesmo chulo terrorismo...Olhos abertos ,gritar e denunciar estes absurdos têm de ser nossos argumentos... Saudações mineiras,uai"

      1
    • João Biermann Tapera - RS

      Eu plantei Intacta ano passado e foi a que teve melhor rendimento, 57 contra 50 da RR1. Esse ano plantei um pouco novamente, visualmente estão parecidas, vamos ver na colheita. Mas os royalties são abusivos mesmo, tanto na moega quanto na semente, vamos ver como será o rendimento desse ano, mas não pretendo abandonar as variedades RR1, mesmo que a Intacta seja mais produtiva.

      0
    • elcio sakai vianópolis - GO

      geralmente as intactas são mais produtivas, por serem variedades mais novas, temos tradição de plantar certas variedades, boa parte com mais de cinco anos de lançamento, um lançamento de uma variedade independente de ser intacta ou não, deve por questões obvias ser de teto produtivo mais altos que as variedade que estão estabelecidas no mercado.

      1