Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 28/01/2016 04:17

    RAISON D´ÉTAT !!!

    O termo nasce no Renascimento e significa o uso da força ou meio de exceção a serviço do poder que se busca conservar para garantir a ordem social.

    Consideremos a lição de Norberto Bobbio: "O governo democrático desenvolve sua atividade em público, sob os olhos de todos. E deve desenvolver a sua própria atividade sob os olhos de todos porque todos os cidadãos devem formar uma opinião livre sobre as decisões tomadas em seu nome. De outro modo, qual a razão os levaria periodicamente às urnas e em quais bases poderiam expressar o seu voto de consentimento ou recusa? (?) o poder oculto não transforma a democracia, a perverte. Não a golpeia com maior ou menor gravidade em um de seus órgãos essenciais, mas a assassina".

    Benjamin Constant imaginou o Poder Moderador, cujo papel seria neutro para evitar os golpes, viessem de onde viessem. Por um golpe, na Constituição de 1824 foi usada a ideia de Constant no Brasil colocando-se o Poder Moderador não como neutro, mas como superior aos demais. Daí, uma das raízes absolutistas do Executivo brasileiro, com todas as mazelas do nosso presidencialismo, gigante com pé de barro.

    Embora defensor da forma absoluta de poder, Jean Bodin teve a honestidade intelectual de retomar a tese antiga sobre a tirania que afirma: "tirano é quem usa os bens dos governados como se fossem seus".

    São partes da palestra de Roberto Romano na aula inaugural da Escola Superior da Procuradoria do Estado de São Paulo. Veja que esses conceitos são bem aplicados na gestão petista de governar.

    Ah! Esqueci-me de citar o significado da frase inicial, traduzida do francês para o português:

    RAZÃO DE ESTADO !!!

    2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Muito bom comentário Sr. Rensi, ainda mais em um País onde as opiniões são formadas por noticias falsas e mentiras. Não há equilibrio de forças no Brasil, quase todos os veiculos de comunicação são de esquerda. Todos acreditando que de alguma maneira o Estado os salvará.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Um dos pilares da ordem democrática que surgiu na Inglaterra no século XVI e: O homem público não tem o direito de mentir aos seus governados. Esse "quesito" é comum em vários países democráticos, como Dinamarca, Finlândia, Islândia, Estados Unidos e muitos outros. Veja que se o candidato ao governo nos EUA for denunciado de que tem uma amante, com provas contundentes, ele desiste de sua candidatura, ou seja, uma mentira conjugal não é perdoada aos seus eleitores. Isso é uma cultura, apoiada em conceitos do "senso comum" - a maioria tem esse pensamento.

      0
    • dejair minotti jaboticabal - SP

      Como explicitado no comentário acima "tirano é quem usa os bens dos governados como se fossem seus", então em politica tirano quer dizer ladrões,isto é que são a elite governista deste pais em todas as esferas.Não há homens públicos neste país somente tiranos, roubam o dinheiro da merenda escolar,da saúde e quando precisam se tratar vão com nosso dinheiro em hospitais modelos,todo tirano deveria ser obrigado a se tratar no SUS,aí teríamos resolvido o problema nacionalmente,imaginem o sarney recebendo cuidados no hospital dos aflitos de São Luiz.Quero voltar a figura do tirano lulla molusco da sirva,gostaria de pedir que por misericórdia num ato de sua tirania,que se entregasse,abrisse o jogo de sua elite e mostrasse ao povo quem são seus guerreiros do povo,genoino e irmãos,vacaris,dirceus,sarneys,malufs,barballhos, calheiros,quercias,gomes,arraes etc etc ..................etc.Você é um zumbi hoje,mande tua familia para Cuba,onde nunca serão extraditados e se entregue salve a patria de todos,segundo seu slogan.Lincoln presidente americano dizia"Não é tirando dinheiro do rico que se arruma a vida do pobre", você deveria seguir "Não é tirando o dinheiro de quem trabalha honestamente que a minha elite permanecerá no poder.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E o pior é que a mentira não é somente para tirar alguma vantagem politica ou coisa parecida, a mentira tornou-se oficializada para justificar e acobertar crimes. Criminosos berram mentiras de cima das tribunas, certos de que juizes tão bandidos como eles os absolverão.

      1