Fala Produtor - Mensagem

  • Liones Severo Porto Alegre - RS 11/02/2016 18:43

    Muito bom ("Soja: Mercado em Chicago fecha com mais de 10 pontos de alta e puxa preços nos portos do BR")..., só que ninguém disse que aquele cancelamento de 395 mil toneladas de soja não tinha nada a ver com a China, como todos falaram. Foi um cancelamento de registros de vendas no USDA que tinha sido feito para destinos desconhecidos. Se informaram errado, tem que corrigir..., ou não ?

    1
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Tem muito analista e consultor por aí que vive de soltar "factóides". Ficam divulgando asneiras e mentiras como se fossem verdades. Disseminam o medo entre os produtores, na intenção de forçar vendas. Sempre a mesma ladainha: venda, venda, vai cair, vai cair, super safra, altos estoques, China vai parar de comer, etc... Ontem estava lendo no site do Liones, qual o tamanho do rebanho suíno da China. 700.000.000 de cabeças. Sem contar o alojamento de aves, que é maior que o Brasil, peixes, gado e outros animais. Lembrem-se que a China somente produz 12 mi de toneladas de soja, que é usada quase na totalidade para consumo humano . Imaginem a quantidade de pessoas que comem naquele país? Quantos nascimentos? Qual o tamanho do desejo das pessoas em comer mais e melhor? Nos anos de expansão de consumo aqui no Brasil tivemos uma idéia do que isso significa. Aprendi nas aulas de economia da faculdade, que a primeira coisa que a pessoa aumenta o consumo quando tem renda extra é comida. COMIDA. Depois vem o ventilador e a reforma da casa. Comida também é a última coisa que a pessoa corta numa época de crise. Prova disso é que ainda não temos uma massa de cidadãos enfurecidos nas ruas, como vemos na Venezuela.

      Então, aos arautos da sobra de comida, antes de repetir a ladainha de super tudo, respeitem nossa inteligência. Não tem trouxa na agricultura. Nós lemos jornais, temos internet. Sabemos que não tem mais comida sobrando, e cada vez vai faltar mais. A única maneira de sobrar comida é se os países emergentes resolverem mudar sua dieta alimentar e reduzir o consumo de carne.

      3