Fala Produtor - Mensagem
-
Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR 24/02/2016 13:00
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. Carlos, são essas mentes sociopatas desses meliantes petistas que orientam suas ações. O pior é que têm a conivência da elite empresarial do país, muitos já foram decifrados pela Operação Lava Jato e, foram parar na cadeia, pois é lá o lugar de bandido. Infelizmente a classe política está blindada por leis legiferadas em causa própria e, os processos são mais "complexos".
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Recentemente estive lendo sobre o modelo Toyota de melhoria contínua (kaizen). Mais do que um método, é uma filosofia que envolve as pessoas para melhorar continuamente os processos, levando a ganhos constantes em eficiência e produtividade e que alavancou a referida empresa ao topo do ranking das maiores montadoras de automóveis do mundo. Faz parte do DNA e da cultura daquela empresa e basicamente consiste no envolvimento e na integração de todos os níveis hierárquicos, desde a alta administração até o chão de fábrica, na busca pela melhoria contínua e pela produção enxuta, sem perdas ou desperdícios. É um estado de constante insatisfação com a situação atual, a consciência de que mesmo que os resultados já sejam ótimos, nada é tão bom que não possa ser melhorado.
Ao que parece, o nosso governo está adotando um processo inverso, que poderíamos chamar de "piora" contínua. Consiste basicamente na total falta de planejamento, na criação de mais burocracia inútil, no isolamento da alta administração, preocupada só com a manutenção do poder e alheia ao que acontece no mundo real, na punição dos setores mais produtivos através de pesadas tributações, no compadrio e protecionismo de alguns setores da indústria, perpetuando ineficiências e vícios e na ingerência desastrada em setores estratégicos da economia como o da energia. Nos serviços públicos, salvo raras e honrosas exceções, a ineficiência, a mediocridade, a corrupção e a falta de compromisso dos dirigentes e funcionários são o padrão. A única coisa em que estão alcançando a excelência é na roubalheira. Nesse quesito se tornaram especialistas e estão entre os melhores do mundo.
Se fosse uma empresa, claro que estaria falida, mas países não vão à falência, só ficam mais pobres, o que infelizmente já está acontecendo. Quanto ao futuro, não quero ser pessimista, mas enquanto esse governo estiver no poder, lembre-se que nada é tão ruim que não possa ser piorado.