Fala Produtor - Mensagem

  • José João Gomes Cuiabá - MT 03/07/2016 18:18

    Deveriam refletir melhor quanto a esses posicionamentos sobre a nova lei e modelos de cobrança de royalties de Germoplasma. O Germoplasma pertence a quem desenvolveu a biotecnologia (Intacta), e se quem salva a semente não remunerar o germoplasma das empresas que não tem essa biotecnologia (Brasmax, TMG, Nideira, FT, BR, ...), o produtor que compra semente certificada vai ter que pagar por esses que salvam semente... mas se todos pagarem, essas empresas continuarão pesquisando e introduzindo novas cultivares que ajudaram os produtores a resolverem muitos problemas... por exemplo os que já foram resolvido: cancro da haste, nematóides de cisto, nematóides de cisto múltiplas raças, ferrugem asiática, mancha olho de rã. Quanto o produtor não ganhou com isso???!!!. É só voltar no tempo e ver o quanto se perdeu quando essas doenças surgiram e não se tinha resistência. Isso é questão sustentabilidade na agricultura. Isso não serve só para a soja, serve para outras culturas. Por que será que a pesquisa/melhoramento em feijão, arroz, trigo, não avança para resolver problemas de suas doenças ?

    12
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      João Gomes, quem aqui contestou a propriedade do germoplasma por parte das empresas? Todas essas doenças, pragas de solo, que você cita em seu comentário foram reduzidas através de seleção, não de biotecnologia. Diga-se aqui, a Embrapa já foi uma das melhores empresas do Brasil, incluindo as privadas, de seleção e melhoramento genético, mas isso não é biotecnologia. Biotecnologia é tirar um gene de uma espécie e colocar em outra, os efeitos podem ser muito positivos, mas não podem ser tão caros assim. Assim pagamos caro pelos resultados das pesquisas, não pela pesquisa em si. Esse projeto de lei deve ser derrubado integralmente, e junto deve vir uma enorme cobrança das empresas públicas, principalmente da Embrapa, que consome milhões de reais todos os anos, tem milhares de pesquisadores, e não tem resultados nessa área, deve haver um motivo, talvez o motivo seja as montanhas de dinheiro arrecadados pelas multinacionais. E se a Embrapa não conseguir atingir esse objetivo, deve ser privatizada.

      3
    • José João Gomes Cuiabá - MT

      O que falei, foi a respeito do melhoramento genético, melhoramento no germoplasma, não quiz dizer sobre biotecnologia. Pois temos que cuidar para manter viva as empresas que não tem biotecnologia, empresas essas que citei na mensagem anterior. Se essas empresas quebrarem, vamos ficar na mão de três empresas multinacionais que tem biotecnologia e germoplasma, e isso não será bom para o produtor e nem para o mercado . Foi isso que aconteceu nos EUA, 3 empresa controlam o mercado de semente.

      0