Fala Produtor - Mensagem

  • Rubens Pimenta de Padua Cornélio Procópio - PR 07/07/2016 17:33

    Acredito que houve equivoco no título da matéria, trocaram as unidades de área, alqueire / hectare Produzir 140 sc / ha corresponde a uma produção de 338,8 sc / alq. Esta produtividade não se consegue em lugar nenhum do mundo.

    44
    • Aleksander Horta Campinas - SP

      Ouça a entrevista Sr. Rubens e comprove que é isso mesmo... tem produtor no Brasil produzindo mais de 8 mil kg de soja por hectare, segundo o pesquisador. Ele inclusive dá o nome do produtor... Vale a pena acompanhar as considerações do pesquisador

      7
    • Osvaldo Rodrigues Junior Cornelio Procopio - PR

      Realmente é possível obter estas produções mais a que custo, e a que risco, diante da possibilidade de intempéries e problemas com pragas, doenças e outros problemas que venham a gerar danos à cultura, além disso estatisticamente estas produções não refletem a realidade brasileira de solos pobres e degradados com agricultores respectivamente com os mesmos problemas.

      2
    • Paulo Pedroni Hernandarias

      Sr. Rubens Pimenta, neste final de semana tivemos o evento da Syngenta em Foz onde a Sra. Cecilia Falavigna foi bicampea com 92 sacas por Ha. o Eng. Gassen esta certo.

      4
    • Paulo Roberto Vielmo Nova Esperança do Sul - RS

      Porque será que Dirceu Gassen não vira agricultor, pois com o conhecimento que tem certamente produzirá mais de 200 sacas por hectare? Aliada a sua experiência administrativa na falida Cooplantio, seu sucesso será fora de dúvida.

      7
    • Paulo Roberto Vielmo Nova Esperança do Sul - RS

      Um pesquisador que recomenda plantio cruzado como prática agrícola para aumento de produtividade, sinceramente, não merece respeito. É só simular em uma folha de papel para se constatar a péssima distribuição de sementes e adubos nesta situação. Só os trouxas para acreditarem numa lorota dessas. Agricultores: sigam as recomendações da Embrapa e deixem de dar ouvidos a conferencistas picaretas que vendem o Nirvana.

      3
    • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

      O Gassen é muito bom na velha máxima "façam o que eu digo mas não faça o que eu faço", heheheheh.....

      3
    • dejair minotti jaboticabal - SP

      Todos tem razão mas vão preso do mesmo jeito,não existe pesquisa sem agricultor e nem agricultor sem pesquisa.Pode se ser um ótimo pesquisador sendo um mau produtor, mas não se pode ser um ótimo agricultor sem a pesquisa, não se pode ignorar a tecnologia, cabe ao pesquisador traduzir implicados estudos e modelos matemáticos em praticidade ao produtor pela extensão.Vamos discutir,participar de reuniões de produtores com pesquisadores que todos vamos ganhar e continuaremos segurando a conta corrente deste pobre país.

      0
    • wellington almeida rodrigues Sucupira - TO

      Vamos fazer um acordo aqui, vou plantar para produzir 140 scs por há , se vcs me garantir o seguro total desse investimento, pelo de Deus , para ficar com lorotas, plantem 500 ha e façam uma produtividade desse jeito, para mim ver passo minha área para qualquer um fazer, isso consegue em área pequena, não em grandes áreas, sigam a Embrapa, pelo amor de Deus já tá difícil produzir 50 scs por há, agora mais essa.

      1
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      O Gassem parece que não conhece muita coisa sobre a produtividade da soja....lembro ao Dr que a produtividade da soja dobrou..falo da média nacional..desde os anos 80 até hoje..era nos anos 80 de 25 a 30 sc por ha..e hoje está chegando aos 60...e digo mais era de 25 a 30 por ha em terras com alta fertlidade....ou seja no Paraná..RGS...SC..e SP...hoje é 60 incluso estas áreas mais o cerrado...portanto e média em terras de alta fertilidade quase triplicou...pois em grande parte do Paraná a produtividade média passa dos 70...

      Outra coisa nos anos 70 e 80 quando se falava em produtividade de soja nem sempre se envolvia com área e sim por sc de semente plantada..cansei de ouvir ah produzi 25 por um..30 por um...hora e por ha!!!!se colocar stand baixo a media por saco é altíssima mas por área e baixíssima...principalmente a gauchada a produtividade era medida por sc plantada...

      Agora da para produzir 140..claro que dá....mas isto leva tempo..e passa por variedades produtivas..irrigação...etc...coisa que vamos levar mais de meio século para chegar lá..

      3
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Caro Dalzir, segundo a Embrapa, o potencial genético para a produtividade dos cultivares de soja é de 183 sc/ha. Ocorre que com o desenvolvimento da tecnologia OGM, o escopo foi da resistência a parasitas, deixando ao segundo plano o nível de vigor da semente e os níveis de concentração de nutrientes presentes na semente. É lógico que, além disso, é necessário que o "berço" (terra) onde vai ser depositada essa semente esteja dentro dos parâmetros agronômicos para o bom desenvolvimento da cultura. Não se deve esquecer que o "colchão" que ameniza as intempéries climáticas é o solo com suas características. Um exemplo fácil é que o solo argiloso retém mais água que um solo arenoso e, diante dessa característica sua cultura estará mais protegida de um veranico.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      continuação... Acredito que se deixarmos de priorizar o agente (parasita) e priorizarmos o ambiente (solo, planta), com certeza o produtor vai se libertar dos "pacotes tecnológicos". Acho o maior absurdo aplicar um inseticida/fungicida para "prevenir" a praga, como se a praga não fosse um ser vivo, que tem a sua biologia e, como tal, depende das condições climáticas (temperatura, umidade) propicias para um bom desenvolvimento. Acho que a adoção do MIP, como primeiro passo já é um avanço.

      1