Fala Produtor - Mensagem

  • milton liebert Nova Santa Rosa - PR 13/07/2016 23:05

    O êxodo rural só acontece porque não existe uma política agrícola que dê garantias de renda e lucro para o agricultor. Quando se colhe bem. não se tem preço... Quando se colhe mal, existe preço, mas nunca se consegue lucro... Como vamos segurar um jovem no campo, se ele nunca vê o resultado de seu trabalho, nunca vê a cor do dinheiro... O jovem do campo vê o colega dele na cidade comprando moto, carro, roupa nova, tênis novo, etc. pois afinal esse jovem urbano consegue, ao fim do mês, receber um salário no mínimo razoável: já o jovem do campo, sem garantias de lucro, sente-se inseguro e acaba por abandonar a atividade rural. Deveria ser o contrário, o jovem do campo trazer o colega dele p/ o campo, e não o contrário, inclusive tirando o emprego do jovem da cidade... Queridos Brasileiros... para acabar com o êxito rural só existe uma única solução: 1º) Ter um preço mínimo acima do custo de produção (além, no mínimo, mais 30% de lucro de tudo que se produz na zona rural). 2º) O Governo brasileiro, ou a empresa compradora destes produtos, fazerem contratos antecipados, garantindo a compra destes produtos produzidos na zona rural (com a garantia da 1º proposta); e 3º) Criar-se um Seguro por intempéries ou qualquer fenômeno que venha a acontecer durante o cultivo da produção (e caso o produtor rural não venha a colher a produção comprometida no contrato, que o produtor não seja penalizado por não poder cumprir esse contrato). Com estas três propostas colocadas em prática, não precisaremos, e não deveremos, vender nossas terras p/ os ESTRANGEIROS..., assim, dessa forma, nós, AGRICULTORES BRASILEIROS, vamos produzir alimentos para o mundo em ABUNDANCIA.

    10
    • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG

      Sr. Milton respeito muito seu posicionamento, mas com preços e lucros garantidos todos vão querer ser agricultores, e onde o Estado se mete nada funciona. O que precisamos é de livre mercado e números verdadeiros. Ex: a falta de milho vivenciada se deu porque o governo dizia que os estoques internos eram de 18/20 milhões de toneladas, assim as exportações eram a única saída para o produtor, no entanto, quando elas aconteceram num volume um pouco maior descobriu-se que os propalados estoques não existiam. Se o mercado soubesse de antemão que os estoques eram apertados os preços teriam reagido impedindo as exportações, ou seja, o mercado se auto-regularia.

      6
    • Rudemar Tofolo francisco beltrão - PR

      verdade. Outra coisa, o dia em que o mercado final tiver vinculado ao produtor, cujo preço aumentado (%) para o consumidor final obrigatoriamente deverá se verificar em favor do produtor, certamente este mercado entra nos eixos.

      1
    • wellington almeida rodrigues Sucupira - TO

      Milton esse é meu caso, tenho um filho de 20 anos, e ele não quer saber de agricultura de jeito nenhum, nasci em Goiás, estou no estado de Tocantins a 3 safras, e até agora não consegui mostrar para ele, minha esposa e minha filha de 11 anos, que agricultura tem jeito de ter uma boa renda, no caso um bom salário para todos, moro na fazenda , temos somente um funcionário com carteira assinada , eu e meu filho plantamos 500 há de soja no município de Sucupira TO, faço a seguinte pergunta: será que onde estou errando? ... vou responder a todos do fala produtor do NA, plantamos com tecnologia avançada, usamos boas máquinas, bons corretivos e adubos, mas o principal não temos, tudo isso que o senhor mesmo falou, NÃO TEMOS GARANTIA DE PREÇOS MÍNIMOS, NÃO TEMOS SEGURO QUE GARANTA A RENDA, NÃO RECEBEMOS PRÊMIOS DO GOVERNO FEDERAL, e muito muito mais coisas, se for relacionar aqui fico o dia todo, até esses dias vinha chegando a lenha no senhor Temer e no Maggi, mas tive observando e chegeui na seguinte conclusão, o problema de todos os produtores do Brasil e somente um CONGRESSO NACIONAL, é aquele bando de mercenários, que tem uma fome infinita por dinheiro fácil, uma ambição sem fim por dinheiro público, presta bem atenção, eu e o Rodrigo e outros produtores do nosso grupo, falamos a mesma coisa, mas preste bem atenção, cortou os ministérios, a oposição bateu em cima, teve que voltar, cortou verbas , teve que voltar, vou ficar observando essas condutas desses malandros do congresso, para depois espor minha opinião, vamos lá, provou se que a maioria desses políticos estão envolvidos com escândalos de corrupção, até agora ninguém foi preso , aí pergunto PORQUÊ? LULA, DILMA , PALOCCI, E MUITOS , PORQUE? será que eles mandam no País e nós não estarmos sabendo, será que compraram

      0
    • milton liebert Nova Santa Rosa - PR

      Sr. Geraldo Emanuel Prizon! Quando eu li o seu comentário, me veio logo a seguinte impressão! Que o Sr. provavelmente não é AGRICULTOR. A respeito que o Sr. se refere que todos queriam ser Agricultores. Não é porque, se a Agricultura Brasileira um dia for um bom negócio, todos vão querer ser Agricultores. É mesma coisa quando o PEDREIRO, MARCENEIRO, EMPREITEIRO, MÉDICO, ADVOGADO, POLÍTICO emfim, qualquer profissão que dê uma boa remuneração financeira, que todos vão querer imigrar p/ essa profissão. É preciso gostar e entender da PROFISSÃO que queira exercer. Na questão onde o Sr. fala, que onde o estado se mete nada funciona; Só no GOVERNO do PT que não funcionou. Nos outros GOVERNOS, foi adquirido pelo preço mínimo, os produtos do AGRICULTOR, PARA QUE ELE NÃO FICASSE NO PREJUÍZO, e pudesse pagar suas contas. Na falta de milho que o Sr. citou, quero acrescentar, uma delas; Porque o GOVERNO DO PT NÃO COMPROU MILHO P/ ESTOCAR NOS ARMAZÉNS DA CONABI, para quando faltasse Milho, pudesse soltar os estoques da CONABI. Segundo, porque QUASE todos os ARMAZÉNS foram SUCATEADOS sem condições de ARMAZENAMENTO. Outra falha; Porque não tem ARMAZÉNS suficientes p/ armazenar toda produção NECESSÁRIA P/ CONSUMO INTERNO BRASILEIRO. Por ex: No Centro Oeste do Brasil, ficam MONTANHAS E MONTANHAS DE MILHO ao Céu aberto, porque não tem onde ARMAZENAR. Esse é também um dos motivos p/ ser exportado. porque quando vem a PRÓXIMA SAFRA, os Armazéns precisam estar vazios p/ receber a próxima safra. Quando o Sr. fala em auto-regularizar preço, seria quando o GOVERNO BRASILEIRO LIBERAR OS ESTOQUES DA CONABI.

      2
    • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG

      Sr. Milton, boa tarde! Não sei o que o leva a concluir que eu "provavelmente não seja um agricultor". Talvez seja porque o Sr. é novo neste fórum. Faço-lhe um repto de nos visitar em Coromandel-MG (terra boa e de povo hospitaleiro), já que há muito deixamos o querido Estado do Paraná. O fato de discordar de suas posições não deveria gerar desconfiança, quiça eu seja um dos mais legítimos agricultores que ocupam este espaço. Assim como o Sr. também quero ver meus filhos prosseguir na atividade agrícola, mas não quero depender do Estado pra isso acontecer. O Estado muito ajuda quando não atrapalha... O atual momento em que vivemos é prova bastante disso. Nada, absolutamente nada da certo se dependermos do estado. O agricultor brasileiro é trabalhador e sua inteligência é a melhor saída para viabilizar sua atividade. Do Estado só espero uma coisa: que Ele seja Mínimo e transparente, pois a iniciativa privada é muito melhor gestora.

      1