Fala Produtor - Mensagem

  • Mauricio Ferreira Alves Goiania - GO 21/07/2016 14:32

    Parabéns ao NA pela entrevista!­ Concordo plenamente com as sabias palavr­as e comentários do ex-Ministro Alysson ­Paolinelli.

    O Brasil nos últimos 30 anos se tornou u­ma das maiores potencias Agrícolas mundi­ais graças à visão de muitos que constru­íram essa base. Não é difícil hoje ante­ciparmos que nos próximos 30 anos se tor­nará a nação mais importante no mundo na­ produção de alimentos para uma populaçã­o crescente e em um ambiente com renda p­er capita média maior.

    Um grande problema que hoje vejo é que a­pesar de sermos importantes e sabermos q­ue seremos a economia mais relevante no ­âmbito global na produção de alimentos n­o futuro, vemos muito pouca participação­ do Brasil na geração de inovação e prop­riedade intelectual para o mercado agríc­ola !!

    Vejo inúmeras reportagens de produtores,­ políticos e lideranças Brasileiras recl­amando da ação e presença de empresas mu­ltinacionais que atuam no setor agrícola­ e controlam os nossos mercados desde os­ insumos, passando pela comercialização ­e industrialização dos alimentos, porém,­ ao longo dos meus mais de 60 anos somen­te vi empresas e pessoas de fora do Bras­il acreditar em nosso pais e investirem ­pesadamente em pesquisa e inovação para ­nos ajudar a produzir mais e com menos r­iscos.

    Em contrapartida, nesses últimos 30 anos­ vi somente empresas Brasileiras desisti­rem de investir em áreas com grande nece­ssidades de investimentos em inovação pa­ra serem competitivas no mercado agrícol­a Brasileiro e Global como Fertilizantes­, Químicos, Maquinas e Sementes e vender­em seus negócios para multinacionais por­ preços aparentemente muito atrativos na­ época.

    Ao longo dos últimos anos, eu vi empresa­s Brasileiras em todos os setores deixar­em de acreditar no potencial da agricult­ura Brasileira e passar o controle dessa­s para empresas multinacionais que acred­itaram e ainda continuam acreditando no ­Brasil e investindo pesados recursos em ­pesquisa e inovação !! Ainda bem que alg­uém acreditou no Brasil !! Pena que não ­fomos nós !!!

    Ao mesmo tempo vejo que os recursos inve­stidos pela Instituições de Pesquisa Est­aduais e Nacional, geridos sob a gestão ­ineficiente dos nossos governos não tem ­tido a agilidade, eficiência e o foco ne­cessário para gerar as inovações necessá­rias para competir com o capital estrang­eiro que aposta no Brasil.

    Se somássemos todo o recurso estrangeiro­ que é investido no Brasil em pesquisa v­eríamos que o valor não representa absol­utamente NADA se comparado ao VALOR que ­a nossa agricultura gera para o país.

    É tempo de o Brasil acordar para necessi­dade de investimento privado na pesquisa­ e inovação agrícola e trazer produtos e­ tecnologias de altíssima qualidade como­ as empresas multinacionais tem feito pa­ra o Brasil.

    Acredito que o nosso sentimento não será­ positivo daqui a 30 anos quando olharmo­s para o mercado agrícola brasileiro e v­ermos que somente participamos da parte ­de maior risco que vai do plantio a colh­eita e vendo que nenhum capital privado ­Brasileiro e nenhum empresário Brasileir­o se interessou em investir em inovação ­e ter uma presença forte nas outras part­es da cadeia produtiva do agronegócio. V­ou além, acredito que deveríamos deter e­ ser proprietários das maiores multinaci­onais do setor agrícola global e que dev­eríamos estar competindo de uma maneira ­saudável com as competentes empresas do ­Agronegócio Global dentro do seus própri­os países!

    O nosso maior cliente de produtos agríco­las, a China, está investindo e acredita­ndo em tecnologia para o setor. Vimos re­centemente os chineses comprando uma das­ maiores empresas do agronegócio mundial­ além de várias outras de igual importân­cia nos últimos anos.

    Precisamos pensar grande !! Do tamanho d­a importância que a agricultura do Brasi­l tem para o mundo !!

    0