Fala Produtor - Mensagem

  • Sergio Aquiles Bellotto Palmital - SP 23/07/2016 03:33

    No crédito oficial o juro é baixo, mas o Banco do Brasil vem embutidos um pacote (ourocap, seguros, aplicaçoes financeiras, taxas de cartorio) que acaba encarecendo em muito a taxa do tal juro do credito oficial (que, ainda assim, é baixo perante o mercado), além da burocracia ao se fazer o financiamento. Quem acaba subsidiando em parte o tal juro barato é o proprio produtor rural, ao comprar os produtos do banco (muitas vezes é obrigado a compra-los, pois nao tem opcão, ou fica fora do sistema)..., até entendo que o banco precise vender seus produtos mas em epoca de crise qualquer real que se tire da compra de insumos torna o juro mais caro.

    1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Sérgio, a nossa cultura é de que o Estado é "bonzinho", pois sempre que há um problema na sociedade, lá vem ele intervindo para resolver o problema. Numa hora é na saúde, segurança, comunicação, energia elétrica, infra estrutura e, por aí vai, nós ficamos à margem olhando essa "extrema capacidade do Estado" e, ignoramos como "as coisas" são feitas de fato. Ultimamente está nos sendo mostrado, através da Operação Lava Jato alguma coisa "por debaixo dos pano" da administração pública. Qual será o seu grau de indignação quando for mostrado "as coisas por debaixo dos pano" aí da sua cidade. Tente fazer um comparativo da realidade entre as empresas particulares que não têm negócios com a prefeitura da sua cidade com as que estão "bombando" em ganhos de licitações com a prefeitura. Só estou citando um dos casos, onde "por debaixo dos pano" correm grande percentual do PIB brasileiro. No caso o Banco do Brasil sempre foi um "banco oficial" na gora de receber os recursos governamentais para repassa-los a iniciativa privada, só que as taxas de juros que ele paga para o "governo" são bem menores daquela que nos cobra, desde que o Mundo é Mundo !!! Imagine num montante de R$ 200 bilhões uma diferença na taxa de juros de 0,05% qual o montante de reais que se arrecada. Ah! não se esqueça que o BB está há vários anos concorrendo com o Itau e Bradesco para ver quem apresenta o maior lucro anual, se não me engano em 2014 o seu lucro foi acima dos R$ 12 bilhões no ano, que dá 1 bi por mês.

      1
    • beto palotina - PR

      Sou da opiniao ta ruim sai fora troca d banco ou nao pega emprestado dele

      9
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Beto, o agricultor brasileiro vive uma realidade de "mercado concorrência perfeita" como um bem. No caso ele (produtor rural) é um bem, visto pelo banco, que se encaixa na definição de "concorrência perfeita", ou seja, são milhares de tomadores de empréstimo que não têm influência sobre o preço de mercado (normas impostas pelos bancos). Não devemos esquecer que são poucos os bancos que atuam no mercado com essa modalidade de financiamento. Enfim, não vai ser "mordido" pela onça pintada, mas sofre uma "mordida" da onça parda. Vai mudar a cor da onça, mas que vai ser "mordido"... Ah! ISSO VAI !!!

      1
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Imagino que a Grande Maioria dos Produtores Rurais , ainda dependem do Setor Financeiro Estatais ou Privados , sem dúvida seria bom que não tivéssemos que depender destes , mas tenho acompanhado a evolução do Setor Rural pelo menos em nossa Região oeste do Paraná e a Grande Maioria dos investimentos em Máquinas , Pivôs, e os Condôminos de Silos que aliás revolucionaram atividade de Palotina todos foram com Financiamento que no Futuro e no Presente foi o que tem Agregado valor da Produção. O que precisamos é de união e discutir Políticas de Juros p investimentos e Fomento com juros Justos , mesmo porque é o Agro em todas as. Suas atividades é que vem dando sustentação para as contas públicas deste País.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Edmilson para se produzir riqueza há dois elementos "CAPITAL& TRABALHO". O Capital é tranquilo que não está em poder do setor agrícola, então só resta o outro elemento à disposição do setor agrícola;;; "TRABALHO"!!!

      1
    • beto palotina - PR

      Concordo com sr. Seu paulo agora onde entrariam orgaos como a CNA en defeza dos agricultores comtra esas mordidas maia so serve pra cobra contribuicao mais nada

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Beto, só para complementar quando o senhor escreve: ... so serve pra cobra contribuicao mais nada... O senhor está certo (em parte), pois é uma contribuição SINDICAL... &... exemplos de sindicatos que protegem somente a sua elite de apaniguados no Brasil é que não falta. O senhor já ouviu falar do sistema "S" (SENAR, SENAI, SESI, SEBRAE, SENAC). Já tentaram abrir uma sindicância sobre o rio de dinheiro que irrigam essas autarquias, mas foi barrado na Câmara dos deputados. Acho que o rombo deve ser maior que a Petrobrás. Veja o caso da dona Kátia Abreu que presidia a CNA que tem ingerência direta no SENAR... é muito dinheiro.

      0
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Sr.Paulo tenho trabalhado muito , mas de vez enquando tenho que ir buscar uma Grana emprestado p dazer a máquina andar , e aí vem as mordidas infelizmente. Mas tenho sido bem atendido. Quanto a CNA e suas contribuições, este é um trabalho que devemos cobrar dosParlamentares para que mudem a lei que permite estás cobranças ou que afirma de como está é calculada seja mudada. Devemos começar a alimentar está idéia ,logo teremos eleições p Deputados , Governadores e Presidente, está é a hora .

      0
    • alexsandro peixoto leopoldino Canarana - MT

      Crédito... emprestar dinheiro, risco de inadimplência, utilizar parimonio para ''calçar" o cliente. É moçada, virar exportador??!!?!?!?!?!!? Qt custaria a um produtor de 500 ha se tornar exportador??????? FORMAÇAO DE PREÇO A PRAZO,,,, nao tem como ser diferente do citado..... Somos uma classe descapitalizada....... Quem paga os registros de CPR, quando é feita pelos bancos, tambem somos nós produtores....Revendas, com raras excessoes fecham as portas com menos de 7 anos, isso é estatistica.... Como nao transferir o risco???????????? Estou comentando na forma de BRAIN STORE.

      .

      1
    • alexsandro peixoto leopoldino Canarana - MT

      Alguem se habilitaria a ser uma factoring nesse ramo de forma diferente do que esta sendo feito??????????????????

      0
    • alexsandro peixoto leopoldino Canarana - MT

      pq trading e revendas sao mesmo factoring's,, o que mais se comercializa hj é grana..... transformada em produtos

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      o problema do Brasil é custo burocrático e tributário basicamente, o que tira competitividade e autonomia do produtor Brasileiro é isso. O que ameniza esse problema é escala de produção que permite diluir melhor certos custos.

      0